terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Vida Marinha Nas Profundidades Do Ártico E Antártico É Mais Rica Do Que Se Previa



HICAGO, EUA (AFP) — A vida marinha oculta nas profundidades dos mares ártico e antártico é muito mais rica do que haviam estimado previamente os cientistas, segundo resultados de um estudo divulgado no fórum de Chicago (Illinois, norte dos Estados Unidos).

Um resultado surpreedente mostrou que 235 espécies são compartilhadas por ambos os mares, mesmo que estejam, literalmente, a um mundo de distância, de acordo com o novo Censo da Vida Marinha.

Esta rica fauna marinha compartilhada representou outra surpresa dadas as difíceis condições de vida e os 11.000 Km que separam os polos opostos da Terra.

As espécies compartilhadas incluem baleias cinzentas, vermes, pássaros e crustáceos, de acordo com o estudo divulgado domingo.

"Os mares polares, longe de serem desertos biológicos, estão cheios de uma admirável quantidade e variedade de vida", disse Ian Pointer, chefe do comitê diretor do censo científico.

O censo havia identificado até agora 7.500 espécies marinas na Antártida e 5.500 no Ártico, com dados de mais de um milhão de localizações.

Estima-se que a fauna marinha mundial compreenda de 230.000 a 240.000 espécies.

O censo começou em 2000 e os resultados finais deverão ser publicados em outubro de 2010.

Sem comentários: