quinta-feira, 26 de março de 2009

A Luz Símbolo Universal



Símbolo universal da divindade , do elemento espiritual que , depois do caos originário da escuridão , atravessou o Todo e mostrou às trevas os seus limites . Luz e trevas são o sistema dualístico mais importante das forças polares , onde a luz vem simbolizada também pelo mais potente difusor da luz , o Sol . A escuridão nem sempre é experimentada como princípio hostil ,mas por vezes como princípio originário complementar (cf. yin-yang) . É célebre o hino à luz do Sol do "rei dos hereges" egípcio , Akenaton (cf. Sol) :"Belo tu apareces no lugar de luz do céu , Sol vivente , que primeiro vieste à vida ! Tu brilhaste no lugar de luz do Oriente e preencheste todas as terras com tua beleza ... "A simbologia luz-espírito é especialmente relevante na visão do mundo do maniqueísmo e da gnose .   
Na sabedoria maçónica a luz ocupa um amplo espaço ."O maçon é um que procura a luz ; tal ensinamento é dado ao novo adepto , numa nova Loja é levada a luz , durante os trabalhos rituais 
A simbologia contida no culto da luz exprime-se também na veneração do Oriente , que faz deste o lugar mais sagrado do templo dos mistérios ..."(E.Lennhoff , O.Posner,1932.Bibl9).

2 comentários:

śaanti disse...

o sol é a maior força de energia visivel aos olho, logo representação a representação do divino, a energia...

mfm disse...

Visivel só pode ser com os olhos.
Como grande força de energia simboliza o divino ..é este o sentido não é ?