segunda-feira, 16 de março de 2009

Os Rebentos



Um agricultor plantou feijões . Pediu aos seus empregados que olhassem pela horta com esmero , mas estes eram uns grandes preguiçosos , e como não prestaram atenção ao seu amo , os rebentos cresciam com lentidão exasperante . Ao comprová-lo , o proprietário indignou-se e não se lembrou de outra coisa senão de começar a puxar os rebentos para ver se cresciam . Fê-lo durante horas e , depois , exausto , regressou à sua casa .
-Porque está tão cansado , meu pai ? - perguntou-lhe o filho .
-Estive a ajudar os rebentos a crescer - respondeu o dono da horta .
Ao ouvir aquelas palavras , o filho temeu o pior . Ao amanhecer do dia seguinte dirigiu-se à horta e , como esperava , só encontrou plantas mortas .

Os antigos taoístas salientavam-no : o Sol nasce , o Sol põe-se ; a uma estação segue outra estação e ao corpo segue a sombra . Ninguém pode empurrar o rio . Põe as condições oportunas para alcançar o resultado e espera , sem impaciência nem obsessões . A Lua não precisa de ser ajudada para reflectir espontaneamente nas águas do lago , nem os rebentos requerem auxílio para florescer . Quando nos intrometemos sem dever fazê-lo , podemos estar a quebrar o curso natural dos acontecimentos e a dejajudar em vez de ajudar .

Contos Espirituais Do Oriente


Sem comentários: