domingo, 14 de junho de 2009

Filho de Reza Pahlavi Faz Apelo à Desobediência Civil

Reza Pahlavi, filho do último Xá do Irão, herdeiro do trono imperial de Teerão, derrubado em 1979 pela revolução islâmica, pediu hoje à comunidade internacional para apoiar um "cenário de desobediência civil" no país.

"Sempre defendi num cenário de desobediência civil, mas isso só poderá ocorrer com apoio da comunidade internacional", declarou Pahlavi, que vive exilado nos Estados Unidos.

"Já é tempo de os meus compatriotas serem apoiados mundialmente no seu combate pela liberdade, direitos humanos e democracia", acrescentou o filho de Reza Pahlevi.

Pahlavi considerou que a reeleição de Mahmud Ahmadinejad para a presidência já era esperada, porque o regime no poder controla tudo e nenhum outro candidato teria hipótese de ganhar.

"O problema é que enquanto este regime estiver instalado não haverá progresso nem liberdade para os iranianos", afirmou.

Interrogado sobre a hipótese de um ataque israelita contra as instalações nucleares iranianas, o filho do último xá do Irão considerou que isso "só beneficiaria" o actual regime.

Na sequência da eleição presidencial em que Hamud Ahmadinejad foi reconduzido, o regime de Teerão deteve pelo menos uma centena de seguidores do candidato da oposição reformista, Mir Husein Musavi, e decretou o encerramento do escritório da cadeia de televisão árabe Al-Arabiya em Teerão.

As autoridades iranianas não forneceram qualquer explicação para proibir de retaliação pela cobertura jornalística das recentes eleições, em que a Al-Arabiya também deu voz aos opositores de Ahmadinejad.

(Expresso)

Sem comentários: