quarta-feira, 22 de julho de 2009

Feira de Santiago - Setúbal

É a mais conhecida da cidade, decorre no último sábado durante duas semanas em Julho.

ONTEM

Suas origens remontam ao ano de 1581, quando nas Cortes de Tomar os procuradores solicitaram a Filipe II de Espanha a criação de uma feira. Em alvará de 9 de Julho, o monarca instituiu uma feira franca anual, a ter começo a 25 Julho, dia de Santiago, patrono da feira.
Antes da criação desta, os produtos eram trazidos por feirantes nas suas carroças e vendidos em barracas que se armavam onde e como lhes apetecia. No início, a feira era descoordenada, o que levou a Câmara Municipal a determinar que era preciso ter ordem de licença. Durante vários séculos, realizou-se defronte da fachada do Convento de Jesus.
Entre os produtos que mais apareciam, estavam incluídos os cereais, queijos, doces de laranja, peixe seco, sal, verga. Mais tarde juntam-se loiças, barro, vidro, chapéus. Com o teatro ambulante e o circo, surgem os divertimentos e com o desenvolvimento da cidade, o aparecimento de unidades industriais, a feira-exposição ganha mais papel.
Depois, a Feira de Santiago passou a inaugura-se anualmente no sábado mais próximo do dia de Santiago. Constava de pavilhões onde se realizavam actividades económicas, artesanato, quinquilharia, loiças e restaurante. Durante esta feira realizava-se a Festa Brava.

Fonte: Setúbal Cultural

HOJE

Ainda se mantém o espírito e as actividades tradicionais, mas a mudança para lugar inadequado retirou muito do seu brilho e trouxe grande descontentamento à população.

Também já se murmura sobre quem paga o orçamento previsto para a Feira, além do descontentamento dos setubalenses que desejam a sua Feira na Avenida e Parque José Afonso, outra vítima dos tais cérebros inteligentes, que têm bastante espaço para a Feira, apesar daquele monstro arquitectónico onde se desperdiçou dinheiro inutilmente.(Setubalense)

AMANHÃ

O resultado das eleições autárquicas só nos dirá algo, se os eventuais gestores governarem mais para engrandecer a imagem da cidade e menos para projectos sem qualidade que só servem para degradar e destruir o que ela tem de histórico, bonito e merecedor de apoio financeiro, como, por exemplo, apoio a uma cultura que não seja apenas concedida àquela apostada no “popularuncho”, às vezes da pior qualidade.

Vamos, entretanto, esperar que um dia a Feira de Santiago volte ao convívio do povo na avenida Tody.(Setubalense)




Sem comentários: