sábado, 11 de julho de 2009

Somos Por Natureza Optimistas


Apesar das calamidades, das recessões económicas, das guerras, da fome e de uma epidemia de gripe que assola o mundo, um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade do Kansas (EUA) e pelo Instituto Gallup indica que os humanos são optimistas por natureza.

O estudo, apresentado durante a reunião anual da Associação de Ciências Psicológicas dos Estados Unidos, realizada em São Francisco, mostra que o optimismo é universal e sem fronteiras.

Os dados foram colectados em mais de 140 países, oferecendo uma amostra representativa de 95% da população mundial. A amostra entrevistada incluiu mais de 150.000 adultos.

Nada menos do que 89% dos indivíduos ao redor do mundo esperam que os próximos cinco anos serão tão bons ou melhores do que a sua vida actual, e 95% dos indivíduos esperam que suas vidas nos próximos cinco anos serão tão boas ou melhores que suas vidas eram cinco anos atrás.

"Esses resultados fornecem evidências convincentes de que o optimismo é um fenómeno universal," afirma Matthew Gallagher, psicólogo que coordenou o estudo.

Em nível de países, o optimismo é mais elevado na Irlanda, no Brasil, na Dinamarca e na Nova Zelândia. Os menores níveis de optimismo foram observados no Zimbábue, no Egipto, no Haiti e na Bulgária.

Factores demográficos, como idade e renda familiar, mostram ter uma influência modesta sobre os níveis individuais de optimismo.


Sem comentários: