quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Pedido do Arguido Carlos Guerra Processo Freeport Indeferido

A directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) decidiu esta quinta-feira não afastar os dois procuradores titulares do processo Freeport, indeferindo o pedido do arguido Carlos Guerra.

Numa resposta enviada à Agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) divulgou que a procuradora-geral adjunta Cândida Almeida «indeferiu o pedido de recusa dos procuradores titulares do inquérito», Paes Faria e Vítor Magalhães, apresentado por Carlos Guerra.

O arquitecto Carlos Guerra apresentou um pedido de afastamento dos dois magistrados encarregados da investigação do caso por considerar que não estão a cumprir o dever de isenção e de imparcialidade.

Depois de ter sido constituído arguido, Carlos Guerra pediu para deixar a gestão da Autoridade de Gestão do Plano de Desenvolvimento Rural (Proder).

Na altura em que o projecto do outlet de Alcochete foi aprovado, Carlos Guerra era presidente do Instituto da Conservação da Natureza (ICN).

Além de Carlos Guerra, são arguidos no caso Freeport José Dias Inocêncio (antigo presidente da Câmara de Alcochete), José Manuel Marques (antigo assessor da autarquia), Charles Smith e Manuel Pedro (da empresa Smith & Pedro) e Eduardo Capinha Lopes (responsável pelo projecto de arquitectura).

A investigação do caso Freeport envolve suspeitas de corrupção e de tráfico de influências no licenciamento daquele espaço comercial, quando o primeiro-ministro, José Sócrates, era ministro do Ambiente.

Fonte: tvi


Sem comentários: