sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A Resposta ás Irregularidades É Sempre Por Reação


Um total de 16,7 milhões de euros foram atribuídos irregularmente a beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), uma prestação destinada a combater situações de grave carência económica. Os dados foram hoje divulgados pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

Segundo o ministério, foi este o montante apurado em situações irregulares detectado na atribuição do RSI no último ano e meio. Em comunicado, o gabinete do ministro Vieira da Silva diz que, daquele valor, 11,2 milhões de euros correspondem a montantes irregularmente atribuídos em 2008.

Em Portugal havia, em Junho, 385 mil pessoas apoiadas por esta prestação, cujo montante varia em função dos rendimentos declarados. Cerca de 40 por cento eram menores de 18 anos.

O comunicado do ministério surge no dia em que o Correio da Manhã noticia que as fraudes no RSI ascendem aos 118 milhões de euros – valor apurado com base num cálculo que extrapola o universo das famílias fiscalizadas para o total das famílias que recebem o RSI.



Sem comentários: