terça-feira, 10 de novembro de 2009

A Ocultação da Diminuição das Reservas de Petróleo


As reservas mundiais de petróleo são drasticamente menores que o indicado pela Agência Internacional de Energia e os Estados Unidos estão a exercer pressões no sentido de ocultar dados preoupantes, revela esta terça-feira o The Guardian.

De acordo com o diário britânico The Guardian, que faz manchete esta terça-feira com a denúncia de uma fonte da Agência Internacional de Energia, os Estados Unidos da América têm pressionado o observatório no sentido de ocultar dados preocupantes que indicam que o mundo assiste já ao pico máximo da produção de petróleo, o que não era esperado antes de 2030.

Segundo a fonte anónima, a produção mundial de ouro negro deverá começar a entrar em declínio já nos próximos anos e as previsões divulgadas pela AIE não são realistas. A agência divulga esta terça-feira um novo relatório que deverá manter as estimativas de 2008, que indicam um aumento da produção nas próximas décadas.

O analista afirma que as descobertas de novos poços estão a ser propositadamente sobreavaliadas a pedido dos Estados Unidos, de modo a evitar uma onda de pânico nos mercados financeiros e o fim do acesso do Ocidente às reservas de vários países produtores.

Não se percebe porque é que o mundo tende a adiar e esconder o que todos nós sabemos - o petróleo vai esgotar-se, só não sabemos quando porque muito poucos têm acesso aos verdadeiros dados.

São precisas energias alternativas que sejam renováveis. Começa a ser necessário actuar com uma certa rapidez .


Sem comentários: