sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A Árvore


Enraizada na terra, mas com os seus ramos apontados para o céu, ela é, como o próprio homem, uma imagem da 'essência dos dois mundos' e da criatura medianeira entre o cima e o abaixo.

Em muitas culturas antigas não são apenas veneradas determinadas árvores ou um bosque inteiro, como morada de seres sobrenaturais (deuses, espíritos elementares), mas muitas vezes encontramos a ideia da árvore como eixo do mundo, em torno da qual o cosmo está disposto.

Na iconografia cristã a árvore é o símbolo da vida querida por Deus e o curso do seu ciclo anual alude ao ciclo da vida, morte e ressurreição, enquanto a árvore infrutífera ou morta indica o pecador.

A simbologia da árvore e a sua veneração conservam um resto da antiga religião natural, na qual as árvores não são simplesmente fornecedoras de madeira, mas sim entes animados e habitados por ninfas, com as quais o homem tinha uma relação sentimental.

Árvores com imagens de santos colocadas no seu tronco('devoções dos bosques' na Áustria) também se referem a isso, assim como a árvore de Natal, difundida actualmente em quase todo o mundo, e que evoca em pleno inverno, o verde e o renascimento como símbolo consolador.


Sem comentários: