terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Homem vs Mulher Reacção ao Perigo

Acção/Sentimentos

Quando se trata de estímulos emocionais, os homens prestam mais atenção aos aspectos sensoriais em termos do seu impacto sobre as acções imediatas, enquanto as mulheres dão mais atenção aos sentimentos gerados por esses estímulos emocionais.

A conclusão é de um estudo coordenado pelo Dr. Andrzej Urbanik, da Universidade de Krakow, na Polônia, que utilizou imagens geradas por ressonância magnética funcional para estudar a activação cerebral produzida pelas emoções.

Lutar ou fugir

"A activação cerebral observada nas mulheres pode indicar um forte envolvimento do circuito neural, que é associado com a identificação de estímulos emocionais," explica o Dr. Urbanik. "A activação mais pronunciada do córtex insular nos homens pode ser relacionado com os componentes automáticos, como a elevação do ritmo cardíaco ou o aumento da sudorese, que acompanham a observação de material emocional."

O sistema nervoso autónomo controla as funções involuntárias, incluindo a respiração, os batimentos cardíacos e a digestão, e ajuda a ajustar determinadas funções na resposta ao stresse e a outros estímulos do ambiente. Ele é responsável pela resposta do tipo "lutar ou fugir" frente a situações ameaçadoras.

"Nos homens, as imagens negativas foram mais poderosas na activação do seu sistema automático," diz o pesquisador. "Isto pode sinalizar que, quando confrontados com situações perigosas, os homens terão uma probabilidade maior de entrar em acção do que as mulheres."

Devoradores de emoções

Ao observar imagens positivas, as mulheres apresentaram uma activação maior e mais forte no giro temporal superior direito, envolvido no processamento auditivo e na memória. Os homens apresentaram uma activação mais forte nos lobos occipitais bilaterais, que são associados com o processamento visual.

"As imagens positivas são devoradas pelos sistemas visual e motivador dos homens," diz o Dr. Urbanik.

Ele acredita que essas diferenças indicam que as mulheres são capazes de analisar estímulos positivos em um contexto social mais amplo e associar as imagens positivas com uma memória em particular.

Fonte: DS


Sem comentários: