quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O Homem Ignorante


Os conhecimentos são coisas emprestadas por outros, a sabedoria cresce por si. A sabedoria é interior, os conhecimentos são exteriores.

Os conhecimentos vêm do exterior, apegam-se à sua superfície, dão-lhe um grande orgulho e mantêm-no fechado, afastado da compreensão.

A compreensão não pode ser estudada; ninguém a pode ensinar. Você tem de ser uma luz para si próprio. Tem de procurar e investigar dentro do se próprio ser, porque aquilo que busca já lá está, no seu âmago.

Se mergulhar bem fundo, encontrá-lo-à. Terá de aprender a mergulhar em si próprio - não nas escrituras, mas na sua própria existência.

Osho

"O homem ignorante é como um boi; cresce em tamanho mas não em sabedoria."

1 comentário:

Anónimo disse...

fala irmão eu sou aqui do Parazão gostei do pensamento mas queria acrescentar o homem não e ignorante mas a sociedade em que vive o torna um e como uma roda da ignorancia ela roda pro lado contrario óu seja se tem uma educação e um pais violento com grande subdesenvolvimento e com pessoas analfabetas em um pais toltalmente capitalista isso resulta estrema irracionalidade e pessoas que agem como animais fazendo a propria justiça e o verdadeiro caos social.

"pessima educação + capitalismo e tesmo o caos e o fim do mundo"