domingo, 6 de dezembro de 2009

Vantagem da Cortiça do Ponto de Vista Ambiental


Preferência pelo natural cria oportunidades para as rolhas tradicionais de cortiça.

Com a concorrência a acentuar-se, a indústria corticeira procurou estratégias para recuperar quota de mercado. A Amorim respondeu com «investimentos fortes na área I&D» e Paulo Bessa garante que, actualmente, a rolha de cortiça tem uma qualidade «consistente» e «não tem qualquer comparação desfavorável em relação aos vedantes alternativos».

Além disso, acrescenta, «a cortiça oferece vantagens do ponto de vista ambiental que são cada vez mais apreciadas pelos consumidores. Estamos confiantes que daí virão oportunidades».

O principal problema que se colocava, explica, era a questão dos aromas desagradáveis associados à contaminação por TCA, um composto responsável pelo gosto a mofo no vinho.

«Isso foi resolvido com um conjunto de medidas preventivas e curativas», adianta Paulo Bessa.

A corticeira Amorim decidiu, por exemplo, eliminar a cortiça que cresce em contacto com a terra da floresta dando origem a possíveis bolores, introduziu novos sistemas de cozedura e circulação de água de todas as pranchas de cortiça e investiu em sistemas de descontaminação de compostos e em tecnologia de cromatografia gasosa para detectar níveis de TCA.

A inovação passou também pelo lançamento de novos produtos como a rolha técnica conhecida como '1+1' constituída por um corpo de cortiça com discos de cortiça colados ou a rolha de microgranulados, mais competitivas em termos de preço do que as rolhas naturais.

«Pelo posicionamento que temos, em termos de produtos e de procedimentos, há um conjunto enorme de oportunidades a nível dos consumidores que procuram produtos naturais e tecnicamente eficazes, seja no vinho, na construção ou noutros segmentos que a cortiça tem vindo a explorar».

O responsável destaca a «forte mensagem ambiental da cortiça» e a sua associação à viabilidade de um ecossistema que cumpre missões importantes no sequestro de carbono, na preservação da biodiversidade e no combate à desertificação.

O «interesse crescente» dos mercados pela protecção do ambiente impulsionou também a gestão sustentável da cortiça e a adesão à certificação

Fonte: SOL


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