domingo, 21 de fevereiro de 2010

Desvendada a Razão de uma Estrela se transformar em Supernova


Os astrónomos, que há muito tempo usam as supernova como terminais cósmicos para os ajudar a medir a expansão do universo, têm agora uma resposta para o que provoca estas explosões estelares, segundo una estudo ontem publicado na Nature.
As supernova, corpos celestes que surgem após a explosão das estrelas em fim de vida, “são objectos cruciais para a compreensão do universo”, explica o principal autor do estudo, Marat Gilfanov, do Instituto Astrofísico Max Planck, Alemanha. Agora descobriram por que é que uma estrela se transforma numa supernova: basicamente, esta nasce da fusão de duas estrelas anãs brancas (o nome dado aos restos em colapso de uma velha estrela). As estrelas tornam-se instáveis quando excedem o seu limite de peso o que causa a sua explosão.
Antes desta descoberta pensava-se que as supernova se formavam quando uma anã branca se tornava instável – normalmente por se acréscimo com a matéria de uma estrela vizinha (acreção).

Fonte: i online

2 comentários:

Unknown disse...

de facto o universo é imenso e ao mesmo tempo medonho e belo.
Tal como a Natureza.
Aqui a chuva foi mais a sul e a norte, onde vivo, não aconteceu nada.

mfm disse...

manjedoura:

É bom saber que está tudo bem consigo.Nós aqui no Continente sentimos muito com o que se passou na Madeira e estamos solidários convosco.