sábado, 20 de março de 2010

Recuperar Os Olivais que Foram Abandonados ...


Desde os anos de 1990, muitos dos olivais portugueses foram abandonados ou ficaram parados no tempo, perdendo produtividade. A situação tem vindo a degradar-se e assim chegámos a um ponto em que a produção nacional deixou de ser suficiente para o consumo interno, pondo em risco o futuro do azeite português.
Nos últimos anos Portugal tem produzido 30 milhões de litros de azeite por ano, para um consumo que ronda os 60 milhões.
Outra característica do sector nacional é o facto de a maior parte dos planos de plantações estar nas mãos de grupos espanhóis.O país vizinho produz 50% do azeite mundial do mundo inteiro. Nós produzimos 2%, uma percentagem reduzida, quando já tivemos um destaque significativo a nível mundial, produzindo três a quatro vezes mais. A Oliveira da Serra não 'cruzou os braços' e decidiu investir no aumento dos olivais, começou em 2007 com poucas oliveiras hoje são mais de três milhões. Com este projecto o mercado nacional tem condições para daqui a cerca de três anos ser auto-suficiente. É preciso investir e inovar no que temos de melhor, o que resta das herdades e das quintas tem de ser rentabilizado e aproveitado .

Fonte: Luís Campo,S.R., SOL

Sem comentários: