sexta-feira, 16 de abril de 2010

Aumento Da Actividade Do Vulcão Eyjafjallajokull


Se o vulcão Eyjafjallajokull se mantiver assim tão activo, o efeito das cinzas nos céus da Europa podem manter-se por mais de seis meses. É a previsão que especialistas em vulcanologia ouvidos pela agência Reuters fazem.

Se isso acontecer, já se prevêem prejuízos em larga escala para as companhias aéreas de todo o mundo. O caos no tráfego aéreo europeu é já considerado o pior, desde o 11 de Setembro, com vários países a encerrarem por completo o seu espaço aéreo.

A nuvem de cinza e vapor expelida pelo vulcão ao tornar-se muito densa, pode provocar abaixamento de temperatura por obstrução à passagem dos raios solares.

Vulcanólogos islandeses alertam para a possibilidade de um vulcão vizinho, o Katla, adormecido há quase 100 anos, poder entrar em actividade: um costuma despertar o outro.
A Islândia, vive numa luta constante entre o gelo e o fogo. Além da nuvem de cinzas, o país com a segunda maior actividade vulcânica do Mundo – a seguir ao Havai -, enfrenta o problema das inundações provocadas pelo degelo do glaciar onde se encontra localizado

Sem comentários: