terça-feira, 27 de abril de 2010

Pela Segunda Vez Em Dois Meses Baixa O Rating


Esta é a segunda vez em dois meses que agências de Rating baixam o nível português.
A dívida pública chegará aos 95 por cento em 2013.

O rating (notação) de longo termo foi revisto em baixa, de A para A-, ao passo que o rating a curto prazo desceu de A-1 para A-2.

De acordo com a Standard & Poor’s (S&P), esta revisão em baixa justifica-se com “as fraquezas estruturais económicas e fiscais” que, na opinião da agência, deixam a República portuguesa “numa posição frágil para lidar com a deterioração significativa das suas finanças públicas e as perspectivas de crescimento económicos ténues no médio prazo”.

Negativa mantém-se também o outlook (perspectiva), o que indicia que o rating possa vir a baixar mais num curto prazo (geralmente entre seis meses e dois anos). Segundo a S&P, uma nova descida é possível se o esforço de consolidação fiscal ficar abaixo das expectativas ou se aumentarem as preocupações sobre a liquidez do Estado.(ler aqui)

Se o Governo não tem soluções, então por uma vez, que tenha a hombridade de pedir ajuda e cooperação aos outros partidos, às sumidades do país e a todos que possam com o seu saber ajudar a sair desta situação. Alguém tem de fazer alguma coisa. A ultima palavra é sua Sr. Presidente Da República Portuguesa.

Sem comentários: