segunda-feira, 17 de maio de 2010

A Propósito Da Playboy/Professora


“A cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e é por natureza e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade [...] Agora é evidente que o homem, muito mais que a abelha ou outro animal gregário, é um animal social. Como costumamos dizer, a natureza não faz nada sem um propósito, e o homem é o único entre os animais que tem o dom da fala. A fala tem a finalidade de indicar o conveniente e o nocivo, e portanto também o justo e o injusto; a característica especifica do homem em comparação com os outros animais é que somente ele tem o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto e de outras qualidades morais, e é a comunidade de seres com tal sentimento que constitui a família e a cidade.” Aristóteles (Política, I, 1253b, 15)

As sociedades regem-se por princípios e regras de convivência que diferem de país para país ou de região para região. Cada vez mais nesta era tecnológica e globalizante temos a possibilidade de escolher a sociedade na qual nos queremos inserir. As regras sociais não são estanques, vão-se adaptando às necessidades, ao pensamento do homem, à ciência ou ao clima. Todos temos individualmente o direito de querer mostrar o corpo publicamente, no entanto é preciso lembrar que vivemos numa sociedade em que há regras e deveres para com os outros. Não podemos é desrespeitar a sensibilidade de uma maioria para impor o desejo de uma minoria.
Uma professora resolveu pousar para a Playboy, individualmente é livre de o fazer. Diferente é ser uma educadora e portanto transmissora de regras sociais, como por exemplo não ir de bikini para a escola (como ainda a semana passada combinavam os alunos de uma escola estatal) e depois expor-se publicamente. Podem dizer que não tem nada a ver uma coisa com a outra, mas,é claro que tem. Os pais como os professores são referências para os jovens e portanto exemplos a seguir. Não sei se os alunos que queriam ir de bikini para a escola se fosse na aula desta professora alguém os conseguiria travar .

Sem comentários: