segunda-feira, 14 de junho de 2010

Poupança Nos Meios De Socorro ?


O MS volta atrás e a ARSLVT anunciou hoje que as urgências pediátricas do Hospital Garcia de Orta, Centro Hospitalar Barreiro-Montijo e Centro Hospitalar de Setúbal vão continuar a ser asseguradas 24 horas por dia.

Mas, surge outro problema grave, a crise chegou ao Instituto Nacional de Emergência Médica...

Desactivar meios de socorro e reduzir para zero as horas extras são duas medidas, intimamente ligadas. É que o INEM, actualmente, funciona à custa de horas extras. Metade do trabalho dos enfermeiros, por exemplo, é feito nesse regime. O INEM só tem ao seu serviço 106 enfermeiros, mas devia ter 300. Faltam portanto 194 enfermeiros. E.... (ler)

Os helicópteros sediados no Porto e em Lisboa deverão ser cancelados a partir do mês de Julho, o actual contrato termina este mês.

Poupar na emergência médica e desactivar meios de socorro, só seria aceitável num caso extremo de agravamento financeiro e depois de esgotados outros modos de poupança. Não é o caso, pois, por exemplo entre muitos outros podemos lembrar como o despesismo continua nos gabinetes dos governantes.

3 comentários:

Marreta disse...

É um caso aberrante. Esta é uma área onde não podem existir cortes a este nível. Trata-se de um serviço essencial público de saúde. Mas, analisando bem, esta até é uma medida que acaba por não surpreender, se atendermos ao calibre de outras medidas anteriores tomadas por este (des)governo.

Saudações do Marreta.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
mfm disse...

Marreta:Saúde e Educação foram duas das áreas em que o Governo falhou redundantemente.Desconstruir o que existia e o que mudou só veio piorar a situação. Na saúde fechou Hospitais e Centros de Saúde, que iria substituir por meios alternativos e agora corta os tais alternativos - mentiras e mais mentiras.( o comentário anterior era meu, foi retirado porque continha uma incorrecção)