quarta-feira, 16 de junho de 2010

Pode Realmente Ajudar-se A Si Mesmo?


Uma pesquisa realizada na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, revelou que as pessoas que se questionam se conseguirão executar uma tarefa geralmente saem-se melhor do que aqueles que dizem a si mesmos que se vão sair bem.

Os resultados desafiam paradigmas tradicionais adoptados desde as mensagens de serviço público até a literatura de auto-ajuda, que buscam motivar as pessoas rumo a comportamentos mais produtivos e mais saudáveis.

"A ideia popular é que a auto-afirmação reforça a capacidade das pessoas em cumprir seus objectivos," comenta Albarracin. "Parece, no entanto, que, quando se trata de realizar um comportamento específico, fazer perguntas é uma maneira mais promissora de alcançar seus objectivos."

Pensando um pouco, acho que o PM tem andado a ler muitos livros de auto-ajuda, mais, deve segui-los à letra - confiança total em si próprio, pensamento positivo mesmo perante evidências negativas, enfim, acreditar que a mentira é verdade. Hoje são evidentes os resultados desastrosos, pelo menos à volta de 50%. Com esta investigação, pode ser que comece a seguir as últimas descobertas e que comece por se questionar primeiro e só depois tentar alcançar os seus objectivos. Claro, que agora é tarde para remediar o que está feito, mas, quem sabe talvez seja importante para a sua vida futura,de preferência bem longe das governanças.

Sem comentários: