sábado, 3 de julho de 2010

Esquizofrenia E Criatividade - Os Mesmos Canais


Cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, descobriram que os cérebros de pessoas saudáveis e altamente criativas são semelhantes aos cérebros de pacientes com esquizofrenia em alguns aspectos essenciais. Nos dois casos, há uma grande semelhança no funcionamento do sistema de dopamina. Os resultados foram publicados na revista científica Public Library of Science (PLoS).

Quanto mais criativa é uma pessoa, menos receptores D2 há no seu tálamo - ou seja, menos moléculas de dopamina ligam-se aos neurónios nessa área do cérebro.

"Pacientes esquizofrénicos também têm baixa densidade de D2 nesta parte do cérebro," explica o Dr. Fredrik Ullén, coautor do estudo.

Esta semelhança impressionante oferece uma explicação única para a conexão existente entre as diferentes ideias que uma pessoa criativa usa para resolver um problema, e as associações mentais incomuns ou bizarras que os pacientes com esquizofrenia fazem.

O tálamo funciona como uma espécie de filtro do cérebro, "peneirando" um sinal antes que ele possa chega ao córtex cerebral, a sede dos processos ligados ao pensamento racional.

"Menos receptores D2 no tálamo provavelmente significa um menor grau de filtragem dos sinais e, assim, um maior fluxo de informações a partir do tálamo," diz o Dr. Ullén. Em outras palavras: "Pensar fora dos padrões pode ser mais fácil para quem tem padrões menos rígidos."

Sem comentários: