domingo, 12 de setembro de 2010

Lótus A Flor


No antigo Egipto, a flor e lótus é mencionada no mito da criação do mundo ( cf. Ogdóade); ela nasceu do lodo original, e o divino criador do mundo surgiu 'como um belo jovem' do seu cálice. As suas flores, que abrem-se com o nascer do Sol e fecham-se à noite, foram associadas ao deus Sol e ao desdobramento da luz do lodo da era original mítica. Muitas pinturas parietais nas tumbas tebanas mostram as lagoas de lótus. Papiro e lótus juntos simbolizam a união das partes do reino.

A flor de lótus hindu é o mais importante símbolo para a espiritualidade e a arte dessa área cultural. A sua deusa, Padma, é de origem pré-ariana, e é associada ao campo conceptual da água e da fecundidade.

No âmbito budista, atribui-se ao lótus um significado ainda mais importante. Gautama Buda possui 'olhos de lótus, pés de lótus e coxas de lótus'. A flor de lótus também é o grande símbolo do conhecimento, que do círculo das reencarnações conduz ao 'nirvana'. A fórmula da oração tibetana ' Om mani padme hum' é traduzida por ' Om, jóia do lótus, amén'.

Sem comentários: