segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Os Tolos E Os Sábios

Uma vez, havia uma árvore gigante na floresta. Muitos pássaros moravam nesta árvore. O pássaro mais velho era muito sábio. Por isso, era o chefe dos outros pássaros.
Um dia, o pássaro chefe viu dois galhos se esfregando. O pó da madeira estava a cair no chão. O pássaro chefe percebeu que uma fumaça estava a sair dos galhos. Ele pensou:
— Está a começar um incêndio que pode queimar toda a floresta!
Então, chamou todos os pássaros que moravam na árvore gigante para uma reunião. E disse:
— Meus amigos, a árvore onde estamos morando está a começar a pegar fogo. Este fogo pode destruir toda a floresta. Ficar aqui é perigoso. Vamos embora desta floresta!
Os pássaros mais inteligentes concordaram com ele e voaram para outra floresta. Mas os pássaros que não eram inteligentes disseram:
— O pássaro chefe tem muito medo! Ele imagina que existem jacarés até mesmo numa gota d'água! Por que devemos deixar as nossas casas confortáveis, que sempre foram seguras? Vamos deixar os pássaros medrosos irem embora. Nós seremos corajosos e ficaremos na nossa árvore!
Passado pouco tempo, os galhos que estavam se esfregando fizeram faíscas que caíram nas folhas secas no chão. As faíscas transformaram-se em chamas de fogo que cresceram e cresceram. Então, a árvore gigante pegou fogo!
Os pássaros mais inteligentes, que tinham fugido para outra floresta, estavam seguros. Mas os pássaros tolos, que ficaram na árvore gigante, acabaram perdendo a sua casa.

Sem comentários: