quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sr. Contente Diga À Gente Com Vai Este País ...

Pois é, o país está perto de um descalabro orçamental, melhor dizendo contenção orçamental, como podem compreender o dinheiro não chega para tudo, é preciso analisar  o que é prioritário como o TGV e o Aeroporto, a paixão pela educação seguirá em momento oportuno, assim como apoios a crianças com necessidades especiais ou segurança nas escolas, que como sabem é uma prioridade do Governo

Pois, pois, mas a realidade é esta não só em Vendas Novas como de um modo geral por todo o país:

Quando terminou o ano lectivo 2009/2010, o Governo determinou o encerramento de todas as escolas do 1º ciclo do ensino básico com menos de 21 alunos.

Não contente com essa medida de castração de igualdade de oportunidades no acesso à educação e à qualidade da mesma, a abertura do ano lectivo 2010/2011 foi profundamente marcada por mais uma medida economicista e irresponsável por parte do Governo PS ao abrir as escolas com um enorme défice de pessoal não docente, sobrecarregando os horários dos professores e obrigando à constituição de turmas com um n.º de crianças muito superior ao legalmente permitido.
No caso concreto de Vendas Novas, o Agrupamento Vertical de escolas viu-se confrontado com uma redução de 42 pessoas relativamente ao ano anterior, cuja contratação não foi autorizada pela DREA, Chegando-se à situação de a Escola Secundária ter um n.º de auxiliares superior aos de todo o Agrupamento.

Neste quadro como podem as turmas funcionar sem auxiliares que acompanhem e/ou recebam as crianças desde que entram na escola até o professor chegar? Quem acorre no recreio ou num acidente que, eventualmente, venham a ter? Quem assume esta responsabilidade? A DREA? O ME?

Também as crianças com Necessidades Educativas Especiais estão neste momento, na maior parte das escolas, sem o apoio específico de que necessitam e que a escola tem de lhes facultar.
No geral esta situação tem tido repercussões muito graves, nomeadamente ao nível da segurança das crianças que durante os recreios e no período entre o término das aulas e o almoço ficam aos seus próprios cuidados.( Jornal O Setubalense)

Sem comentários: