sábado, 16 de outubro de 2010

Tristes E Quedos ...

Sim, o que muitos imploram é a continuação do Governo que conduziu o país ao estado caótico que estamos a viver - sem mais - não imploram a consensos, não propões soluções, não chamam a atenção para a mudança de direcção deste G. minoritário. Porque confiam nas suas capacidades? Pela competência que tem demonstrado? Porque não são capazes de propor uma alternativa? Porque há interesses escondidos? Por táctica política? Por oportunismo ? Por falta de coragem para assumir responsabilidades? Ou porque é o nosso fado e portanto devemos continuar a assistir ao descalabro tristes e quedos ?

Rui Moreira , no JN  lamenta que os três anteriores presidentes da República apareceram juntos a fazer coro no mesmo sentido, ou sem sentido, apelando à viabilização do OGE numa cerimónia banal e tristonha, em que faltou o decoro e a razão.

Era preciso que algum desses senhores, que não estão à beira de eleições e que têm responsabilidades pelo estado a que se chegou, tivesse a coragem de explicar que o país está nas lonas, que todos vamos ter de fazer sacrifícios por muitos anos, que não há condições para se fazerem obras desnecessárias.

Era imperioso que um deles tivesse denunciado as corporações e explicado que é preciso estudar mais e trabalhar mais, porque o que resta do país é de nós todos.

Era essencial que um deles tivesse dito que a política furtiva se esgotou, e é manta curta para esconder as nossas debilidades.

Era exigível que um deles tivesse explicado que o aumento de impostos é uma quimioterapia que apenas adia o descalabro, e que só merece ser viabilizado se, simultâneamente, se fizerem as reformas indispensáveis e urgentes.

Era normal, e teria ajudado o Governo e a Oposição, se algum deles tivesse confessado que o Estado social, como hoje o entendemos, já entrou em colapso.

Lamentavelmente, são estes os tristes senadores da terceira República.

Sem comentários: