quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Antimatéria No CERN

A equipa internacional que trabalha na experiência ALPHA, que publica os seus resultados na revista científica "Nature", relata ter conseguido aprisionar 38 átomos de anti-hidrogénio durante pouco mais de um décimo de segundo — o que é muito pouco, mas ainda assim suficiente para poder ser estudado. Já para alguém pensar em criar uma bomba tanto a quantidade como o tempo de sobrevivência dos átomos de antimatéria é completamente insuficiente, sublinha um comunicado da Universidade da Califórnia em Berkeley, de onde é um dos investigadores da equipa.

A antimatéria é o retrato invertido da matéria: são idênticas, mas têm cargas eléctricas opostas, pelo que se aniquilam quando se encontram. Terão sido criadas em partes iguais no Big Bang mas, misteriosamente, a antimatéria desapareceu. "Por razões que ninguém compreende ainda, a natureza eliminou a antimatéria. Por isso é muito compensador, e até algo assustador, olhar para a experiência e verificar que contém átomos estáveis de antimatéria", disse Jeffrey Hangst, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, porta-voz da colaboração ALPHA, a equipa que trabalha nesta grande máquina do acelerador de partículas do CERN.

Para tentar compreender o que se passou com ela é preciso, antes de mais, ter alguns átomos com os quais fazer experiências — e é essa porta que se abre com as técnicas agora desenvolvidas. Os cientistas querem fazer medições, para determinar se pequenas diferenças nas propriedades da matéria e da anti-matéria poderão explicar por que é que a antimatéria desapareceu

Sem comentários: