segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Previsões Económicas Não Nos Deixam Esperança


A Comissão Europeia prevê que Portugal cresça 1,3% este ano e volte a entrar em recessão em 2011, com uma contracção de 1%.
As Previsões Económicas do Outono, publicadas hoje em Bruxelas, indicam que em 2011 todas as economias europeias, com a excepção da portuguesa e da grega, já terão saído de uma situação de recessão.
Bruxelas prevê que depois de a economia portuguesa ter crescido no primeiro trimestre do corrente ano 1,1% e no segundo e terceiro 0,3% terá uma contracção no quarto trimestre de 1,4%, assim como de 0,2% nos dois primeiros trimestres de 2011. ( DE)

Entretanto, Nouriel Roubini afirma que a Europa e, em especial, sobre os países mais críticos, como Portugal. A partir do seu escritório em Nova Iorque, o economista que antecipou a última crise e que, por, isso, ficou conhecido como "Dr. Doom", falou com o Diário Económico sobre o que está a ameaçar as economias europeias - e o que devem fazer para se salvar. No caso português, avisa, o primeiro passo devia ser "pedir ainda hoje ajuda internacional".

Pois é, as notícias não são nada boas e parece que não temos como fugir ao FMI.

Sem comentários: