quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Anfíbios E Mitos

Época Pré-Bíblica

Acredita-se que o Xamanismo, que remonta à Idade da Pedra, deu origem a todas as religiões. O Xamã era o líder, desempenhava o papel de mediador entre o seu povo e o mundo espiritual. Os sapos eram importantes para o Xamã não só pelo seu valor simbólico como pelo seu uso em bebidas alucinogénicas.

Nas culturas asiáticas antigas e nas civilizações pré-colombianas das Américas, o sapo era considerado como uma divindade, a grande Mãe Terra, a origem e o fim de toda a vida.

A economia dos antigos egípcios era centrada no Rio Nilo, onde as rãs eram abundantes. A deusa egípcia da fertilidade e do nascimento, Heqet, é geralmente retratada com uma cabeça de rã. Quando as águas do Nilo recuavam, ouviam-se inúmeras rãs a coaxar na lama, o tipo de evento que pode ter influenciado muitos mitos. 

De acordo com outro mito da criação egípcia, as oito criaturas originais eram sapos e cobras que carregavam o ovo cósmico. Lâmpadas e amuletos com forma de rã eram colocados nos túmulos egípcios para afastar os demónios do submundo.

Já nas escrituras da religião persa (zoroastrianismo) referem-se àcomo uma das primeiras criaturas a emergir das águas escuras e profundas, como parte de uma praga criada pelo demónio Ahriman.

Fonte: Naturlink

Sem comentários: