quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A Corrupção Horas Contadas De Uma Vida Toda Material

Mais de 80 por cento dos portugueses considera que a corrupção está pior em Portugal desde 2007. Também 80 por cento acreditam que os mais suspeitos são os partidos políticos, logo seguidos pelo Parlamento, com 60 por cento, e polícia com 59 por cento.

A luta contra a corrupção também não está bem vista aos olhos dos cidadãos nacionais: 75% classificam como ineficaz o combate por parte do Governo, segundo informa o Diário de Notícias.


Por outro lado, são cada vez mais os portugueses (sete em cada dez) que consideram ineficaz a luta contra a corrupção por parte do Governo, passando de 64% em 2007 para 75% em 2010. Segundo a Transparency International, o aumento do sentimento da existência de corrupção e a ineficácia do seu combate reforçam a tendência de declínio de Portugal no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) verificada nos últimos anos.

É expressivo o número de condenados em Portugal por crimes de colarinho branco.
Segundo o jornal Público, o na última década foram aplicadas 50 penas de prisão efectiva aos 549 condenados por crimes de corrupção nos tribunais de primeira instância. Os dados do Ministério da Justiça, que se reportam a 2000-2009, não permitem perceber se os arguidos chegaram a cumprir alguma pena, já que normalmente recorrem para os tribunais superiores que, por vezes, alteram a decisão. Mas permitem concluir que a grande maioria das condenações é de pena suspensa.


Não: plantai batatas, ó geração de vapor e de pó de pedra, macadamizai estradas, fazeis caminhos de ferro, construí passarolas de Ícaro, para andar a qual mais depressa, estas horas contadas de uma vida toda material, maçuda e grossa como tendes feito esta que Deus nos deu tão diferente do que a que hoje vivemos.  Andai, ganha-pães, andai; reduzi tudo a cifras, todas as considerações deste mundo a equações de interesse corporal, comprai, vendei, agiotai. No fim de tudo isto, o que lucrou a espécie humana?

Almeida Garrett

1 comentário:

Anónimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel