terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Evolução Dos Alunos Com Pior Desempenho E As Asinhas A Dar... A Dar

Hoje parecia um passarinho com
as asas a dar a dar ... de auto-satisfação
“Portugal é um dos seis países que no PISA 2009 melhorou o seu desempenho na leitura”, refere o relatório, acrescentando que isso deve-se à evolução dos alunos com piores desempenhos, enquanto os que tinham melhores resultados mantiveram-nos.
Assim, em 2000, os alunos de 15 anos portugueses ficavam-se pelos 470 pontos (numa escala de 1 a 698) na leitura. Nove anos depois, Portugal subiu 19 pontos. colocando Portugal ao lado da Suécia, Irlanda, França ou Reino Unido e dentro da média da OCDE.
A Matemática e a Ciências também se verifica uma melhoria de 21 e 19 pontos, respectivamente. Portugal sobe de 466 pontos, em 2003, na avaliação à literacia matemática, para 487 A Ciências, os alunos portugueses saltam de 474 para 493 pontos. Mais uma vez, os lugares no topo repetem-se.

É manifesta a melhoria a partir de 2000 - já era tempo. Devemos ter em consideração que muitos destes alunos hoje com 15 anos já beneficiaram da frequência do pré-escolar, esta é uma geração em que os pais, de um modo geral, já possuem pelo menos a escolaridade obrigatória o que permite maior conhecimento e estímulo para a educação dos filhos, importante também é a maior competência e formação dos professores que em épocas passadas devido à massificação dos alunos o ME se socorreu de professores sem habilitação própria.

Porém o primeiro-ministro, como sempre, se há uma notícia boa aparece a recolher os louros e claro não podia faltar o auto-elogio - Estas mudanças devem-se sobretudo às políticas levadas a cabo na anterior legislatura, pela ministra Maria de Lurdes Rodrigues, declara o primeiro-ministro numa entrevista ao PÚBLICO. - Sócrates, hoje, parecia um passarinho a dar às asas  de contentamento. Mas, embora a notícia seja boa, o que nós precisávamos mesmo é que nos explicasse a verdadeira situação do país o que vai fazer de verdade para sairmos desta situação e o que podemos esperar no futuro próximo.

Sem comentários: