terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cortiça Na Catedral

A equipa de arquitectos responsável pela conclusão da Sagrada Família, idealizada por Gaudí, escolheu pavimentos de cortiça da Amorim Revestimentos, do grupo Amorim, para o chão do monumento da cidade espanhola de Barcelona.

Jordi Bonet i Armengol, arquiteto que lidera atualmente os trabalhos, justificou a escolha referindo que a cortiça se enquadrava na filosofia de Gaudí, que sempre defendeu materiais naturais. "Sempre considerei a cortiça um excelente material, tanto que a utilizei em diversas obras minhas", disse.
Na escolha do pavimento, pesaram critérios estéticos, a capacidade de absorção acústica e o conforto. Na apologia do material escolhido, o arquiteto sublinhou que a cortiça "não apodrece, é asséptica, confortável ao caminhar, apresenta níveis de conforto térmico superiores ao mármore, o que evita a necessidade de instalar aquecimento artificial. Além disso, com um projeto desta dimensão, a acústica é importantíssima".(Expresso)

Porque não se utiliza mais a cortiça na pavimentação em Portugal? Porque não se tona este material mais atractivo de modo a despertar mais o interesse dos decoradores? - Temos de valorizar mais o que é nosso e tentar importar menos.

Sem comentários: