sexta-feira, 25 de março de 2011

Um Novo Caminho Para Tratamento De Lesões Da Medula Espinal

Segundo cientistas canadenses, a medula espinal processa informações exatamente como algumas partes do cérebro.

Os cientistas mapearam as funções e o processamento de informações da medula espinal, o que pode representar um novo caminho para o tratamento das lesões da medula, que hoje condenam os pacientes à paralisia.


As mudanças no nível de actividade da medula espinal foram captadas por ressonância magnética quando os pesquisadores compararam o funcionamento da medula em pessoas que estavam alerta e em pessoas que estavam distraídas por uma tarefa.
"O efeito da atenção é uma das razões pela qual, quando alguém está a praticar um desporto e se magoa, muitas vezes não toma consciência da lesão até que o jogo acabe e o foco da sua atenção mude.
"Nós já sabíamos que o nível de atenção de uma pessoa afecta o processamento da informação no cérebro, mas esta descoberta revela que o nível de atenção tem de ser devidamente controlado nas pesquisas que visam mapear com precisão as funções da medula espinhal," diz o Dr. Stroman.
A pesquisa também se aplica a outras condições, incluindo esclerose múltipla, fibromialgia, ou condições congénitas, nas quais a função da medula espinhal é afectada.
DS

Sem comentários: