domingo, 17 de abril de 2011

O Risco Filandês Parece Afastado (act.)

A coligação de extrema-direita, que fez campanha contra a ajuda financeira da União Europeia a Portugal, arrasou nas eleições legislativas de ontem na Finlândia, conseguindo uma votação colada à dos dois principais partidos do país.

Quando estavam contabilizados 95% dos votos, a vitória cabia aos conservadores do Partido da Coligação Nacional, com 19,9%.
Os social-democratas, com 19,2%.
"Verdadeiros Finlandeses" (nome do movimento de extrema-direita), com 19,1%.

Não é de esperar, no entanto, que esta estrondosa subida da extrema-direita venha a comprometer a ajuda financeira externa a Portugal, já que "os maiores partidos não têm motivos para convidar a extrema-direita para uma coligação se não quiserem fazê-lo", como afirmou, à agência AP, o professor de Ciência Política Olavi Borg . !!!!!!!!!!

Fonte:Económico

Última hora : A Coligação Nacional (partido conservador), força política liderada pelo ministro das Finanças cessante finlandês, Jyrki Katainen, venceu as eleições com 20,4 por cento dos votos, garantindo 44 dos 200 lugares no parlamento finlandês. Perdeu seis em relação às últimas eleições, em 2007.

No segundo lugar com 19,1 por cento dos votos, muito perto da Coligação Nacional, surgem duas formações políticas, o Partido do Centro da primeira-ministra cessante e o Partido Social Democrata, que asseguram assim 42 lugares, menos 3 que em 2007.

O terceiro lugar atingido pela extrema-direita torna estas eleições históricas. Os “Verdadeiros Finlandeses” obtiveram oito vezes mais votos do que nas eleições de 2007 (Público)

Sem comentários: