sábado, 23 de abril de 2011

A Política Do Ódio Não Leva A Lado Nenhum

O ódio é um sentimento negativo que nada cria e tudo esteriliza: - e, quem a ele se abandona, bem depressa vê consumidas na inércia as forças e as faculdades que a Natureza lhe dera para a acção. O ódio, quando impotente, não tendo outro objecto directo e nem outra esperança senão o seu próprio desenvolvimento - é uma forma da ociosidade. É uma ociosidade sinistra, lívida, que se encolhe a um canto, na treva. (...) Mas que esse sentimento seja secundário  na vasta obra que temos diante de nós, agora que acordámos .

Eça de Queirós


As cenas de ódio acabam sempre mal.
A cena do ódio que Sócrates estimulou teve o seu ponto alto esta semana com o afastamento do ministro das Finanças das listas.


O ministro das Finanças sempre apadrinhou as divagações de PM - errou. Percebeu tarde de mais no atoleiro em que tinham metido o país. Embora tarde, teve um lampejo de realidade. Mas, como o outro avisou - quem se mete com o PS leva, (ou seja quem se mete com Sócrates leva) - quando tomou a sua decisão já sabia o que o esperava - de qualquer modo,deve ter sido um alivio - libertou-se.E ainda tenho esperança que também nós nos consigamos libertar.

Sem comentários: