segunda-feira, 27 de junho de 2011

Contra Os Cheques-ensino

O que aconteceria se todos os alunos de uma localidade, munidos do respectivo vale entregue pelo Estado, pretendessem frequentar a melhor escola que têm  ao seu dispor, como ficaria a tão aclamada "liberdade de escolha"?


Não é preciso imaginar, basta constatar o que se passa no início de cada ano escolar com as matriculas dos alunos nas melhores escolas públicas. A afluência é muita, as regras estabelecidas dão prioridade aos alunos residentes na área de localização da escola, depois, aos que têm irmãos nessa escola, e por último às competências do aluno. E, é preciso muito rigor na comprovação da residência porque há casos em que a informação não corresponde à real, só para tentar ficar na escola que pretendem.
E, sim, já foram feitas outras experiências que se revelaram um desastre. Por exemplo seleccionarem as matrículas de acordo com as competências dos alunos. Foi a maior confusão, e 'choveram' protestos - Porquê? Porque alunos muito novos eram colocados em escolas distantes, irmãos em escolas diferentes, o que dificultada muito a gestão de tempo dos pais, enfim um pandemónio. 

Não agravem mais a situação em que o ensino se encontra. É preciso primeiro pensar, e bem, nas consequências de cada alteração.É preciso melhorar, e muito, mas, de uma forma lógica e não demagógica. Persistam na ideia do cheque-ensino e...  preparem-se para uma imensa balburdia.
Nas escolas particulares o sucesso muitas vezes obtido pelos alunos deve-se : primeiro - à selecção que é feita à entrada, segundo - porque devido à menor dimensão, são muito mais fácil de gerir, terceiro - a maioria dos alunos provém de famílias com formação média alta ou superior e empenham-se muito na formação dos seus jovens e claro que pagam, e, bem pago. Podem ter a certeza que os melhores professores estão nas escolas públicas. O que acontece é que têm obrigatoriamente de aplicar as directivas emanadas de Ministros da Educação incompetentes e que uniformizam todas as escolas pela mesma bitola quando sabemos que as populações escolares diferem muito de escola para escola.

Sem comentários: