sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ensino O Que Vai Mudar ...


... Para Já

O Estudo Acompanhado e a Área de Projecto vão ser suprimidos no 3º ciclo, já a partir do próximo ano lectivo, anunciou hoje o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.

As disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática serão reforçadas, cada uma, com 45 minutos suplementares.
No 2º ciclo também desaparece a Área de Projecto e será ajustada a carga horária de Estudo Acompanhado. Segundo Nuno Crato, as medidas adoptadas em relação a estas duas disciplinas não curriculares libertam tempo, possibilitando assim reforçar a aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática nos dois ciclos finais do ensino básico.
A próxima etapa, sem efeito no ano lectivo que se inicia em Setembro, será a revisão dos programas destas disciplinas.Os alunos do 6º ano vão passar a realizar provas finais a Matemática e Língua Portuguesa já no próximo ano lectivo.


266 escolas com menos de 21 alunos vão encerrar imediatamente, continuando no futuro a reavaliação sobre todo o processo de reorganização da rede escolar.
As unidades a encerrar foram identificadas em colaboração com as autarquias e situam-se em locais onde estão concluídos os centros escolares, segundo o ministro.
Nuno Crato afirmou que estão suspensas novas agregações de escolas, exceto "aquelas onde há acordo das respetivas autarquias. O processo voltará a ser reavaliado. a reorganização da rede escolar não significará dispensar as centenas de professores. “O princípio geral é que os professores serão reintegrados nos centros educativos mas não posso garantir que isso se vá passar em todos os casos”.

Sem comentários: