domingo, 14 de agosto de 2011

Entre a Alavancagem e a Desalavancagem ...


... Um Mundo Vazio

O economista Keneth Rogoff, diz que a crise que vivemos é de alavancagem e por isso as receitas conhecidas não servem para nada. O facto é que até agora parece que tudo se encaminha para que tenha alguma razão.

Miguel Gaspar, hoje no Público explicita, o que ele quer dizer: é que estamos nesta situação porque a quantidade de dinheiro que existe na realidade é muito menor do que a quantidade de dinheiro virtual que alimenta a especulação financeira. " Alavancagem" serve para falar do dinheiro que não existe. Por não existir é plausível que seja essa a razão da ausência da palavra nos dicionários de língua portuguesa.

Neste mundo demasiado alavancado, as cenas de Londres são interpretadas por MG como imagem da face desalavancada do mundo. Por trás da fúria dos mercados, dos medos de uma nova depressão, do sentimento de que ninguém está propriamente a governar um mundo em crise que está portanto entregue a si próprio, há um mundo que a pouco e pouco como que vai parando. Os motins de Londres foram uma espécie de réplica local desse mundo que caminha para o caos, uma metáfora da queda e das consequências da queda.
Um mundo vazio, alienado, onde se destrói por um LCD ou roupa de marca.[ Enquanto mais abaixo no Corno de África todos os dias crianças, jovens e adultos morrerem de fome]

Este mundo existe mesmo e não vem no dicionário.

Sem comentários: