quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Sincronicidade Não É Coincidência

Em termos simples, sincronicidade é a experiência em que ocorrerem dois (ou mais) eventos que coincidem de uma maneira que seja significativa para a pessoa (ou pessoas) que vivenciaram essa "coincidência significativa", onde esse significado sugere um padrão subjacente.

A sincronicidade não é coincidência, pois não implica somente na aleatoriedade das circunstâncias, mas sim num padrão subjacente ou dinâmico que é expresso através de eventos ou relações significativos. Foi este princípio, que Jung sentiu abrangido pelos seus conceitos de Arquétipo  e Inconsciente colectivo, justamente o que uniu o médico psiquiatra Jung ao físico Wolfgang Pauli, dando início às pesquisas interdisciplinares em  Física e Psicologia.


A sincronicidade manifesta-se às vezes atemporalmente e/ou em eventos energéticos acausais, e em ambos os casos são violados princípios associados ao paradigma científico vigente. Segundo Rocha Filho  (2007), inclusive o insight pode ser um fenómeno sincronístico, assim como muitas descobertas científicas que, de acordo com dados históricos, ocorreram quase simultâneamente em diferentes lugares do mundo, sem que os cientistas tivessem qualquer contacto. Acredita-se que a sincronicidade é reveladora e necessita de uma compreensão, e essa compreensão poderia surgir espontâneamente, sem nenhum raciocínio lógico. A esse tipo de compreensão instantânea Jung dava o nome de "insight.
Fonte: Wikipédia

Neste Mundo Global ,cada vez mais parece haver grandes grupos em sincronicidade (mesmo que disso não se apercebam), seja em pensamento, em objectivos ou em principios.

Sem comentários: