terça-feira, 31 de maio de 2011

Sócrates Volta Às Promessas


Perante pouco mais de uma centena de pessoas, depois de uma caminhada pelo centro de Torres Novas

O líder do PS entendeu que “está na hora de dizer aos portugueses que o acordo com a troika deve ser cumprido”.(...) “Não serão precisas mais medidas de austeridade”, prometeu Sócrates.

Mas quantas vezes já ouvimos esta frase? - vezes sem conta.
A pergunta que se impõe : alguma vez cumpriu? - NÃO.
A prática que lhe conhecemos é a de não conseguir executar a maior parte das medidas que prometeu ou com que se comprometeu. A cada  incumprimento correspondeu sempre a necessidade de mais e mais medidas - esta é a prática que a experiência nos tem mostrado.

Fonte: Público

Afinal A Culpa Não Estava Nos Pepinos

... Claro que era uma história muito mal contada.
Como justificar que nenhum consumidor espanhol  tivesse contraído a bactéria?

As análises realizadas por um laboratório alemão revelaram que os pepinos espanhóis não estão na origem da epidemia com a bactéria E.coli, que já matou 16 pessoas e está a afectar mais de 1.400 só na Alemanha.

Os testes demonstraram que a variante dessa bactéria descoberta nos produtos de procedência espanhola não coincide com a que foi descoberta nas fezes dos pacientes.
A verdadeira «origem ainda não foi identificada».

Quem paga os prejuízos que por incúria foram causados à agricultura espanhola? - Pague Srª Merkel !

Este É O Problema

José Sócrates: acha que o Estado se confunde com ele próprio, pondo e dispondo da "res publica" sem dar satisfações aos súbditos. Nunca houve no pós-25 de Abril um 1º ministro com tanto Poder e tão pouco respeito pelo jogo democrático. Não admira que haja cada vez mais gente, inclusive dentro do PS, que o quer ver pelas costas. As declarações de Almeida Santos, sobre a saída de Sócrates em caso de derrota, são elucidativas.

Camilo Lourenço,(O Estado sou eu,versão Sócrates)

O Tédio ...

"Porque o que mais custa a suportar não é a derrota ou o triunfo, mas o tédio, o fastio, o cansaço, o desencorajamento. Vencer ou ser vencido não é um limite. O limite é estar farto."


Vergílio Ferreira

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Futurologia ...

É preciso ter cuidado quando se faz Futurologia :

... O tiro pode sair pela culatra.

O velho, por não poder, e o moço, por não saber, podem deitar muita coisa a perder.- Temos Pena !

***

O Radão Tem Níveis Muito Elevados Nas Beiras e Alentejo


...  com excepção da zona evacuada - os níveis de radiação no Japão eram na altura do problema de Fukushima, mais baixos que em Portugal

Perante as concentrações elevadas de radioactividade natural que se encontram em algumas casas das Beiras e do Alto Alentejo, há quem fique obcecado e quem não acredite, porque o radão, um gás - a principal fonte de radiação ambiental - não se vê nem se sente.

O problema de Fukushima é meramente local, afirma Alcides Pereira, coordenador do Laboratório de Radioactividade Natural da UC. Quando se estava a desenrolar o acidente, nós olhávamos para a rede de monitorização de ambiente japonesa e para os aparelhos que temos no laboratório - com excepção da zona evacuada - e os níveis de radiação no Japão eram mais baixos que em Portugal.

Pode ler aqui como o radão nos afecta.

Eles Recorrem À Chantagem E Ao Medo

João Oliveira, deputado e cabeça de lista da CDU por Évora, acusou, hoje, o PS de "recorrer à chantagem e ao medo" para conservar eleitores no Alentejo.


O deputado citou mesmo "um autarca eleito pelo PS" que, no Sul do distrito, terá chamado "um a um os 120 trabalhadores camarários que estão em situação precária" para lhes dizer que perderiam o trabalho, caso o PS perdesse as próximas eleições. 
(Fonte: Expresso)

O Medo não vencerá !

Quero Ver Onde Isto Vai Parar ...

Vieram me dizer que você anda vacilando
Quem veio me contar nunca mentiu pra mim
E essa não é a primeira vez
Sempre você tem uma desculpa
Eu quero ver aonde isso vai parar ...

Beco sem saída [?]

O homem não conhece fronteiras para procurar e encontrar desculpas para explicar seu comportamento falhado.

domingo, 29 de maio de 2011

Estado De Alma De Sócrates Hoje ...

O secretário-geral do PS considerou hoje “curioso” ....
Sábado : Hoje Sócrates está Curioso.
O País está cada vez mais esclarecido quando aos estados de alma do líder do PS. Outra coisa são as soluções do PS para sairmos do atoleiro em que nos meteram.- Não conhecemos !

Um Cartão Vermelho Para Os Que Nos Enganaram ...

... Enganam, E Continuarão A Enganar

O Correio da Manhã noticia, na edição deste domingo, que os portugueses vão pagar mais pelos cuidados de saúde já a partir de Setembro, de acordo com a revisão do acordo inicial com a 'troika'. [foi esta a versão que o líder deste PS apresentou ao país - não foi ... ? ]

Mas não só. O novo Governo tem também de apresentar mais cedo os cortes nos subsídios de transporte e a descida da taxa social única. [ isto também foi comunicado ao país pelo líder do PS, não foi ...? ]

O Positivismo apregoado por Sócrates só está no que ele diz, o pior está sempre no que esconde. Mais uma vez alguns portugueses vão votar enganados, mas, parece que há quem goste - depois queixem-se das consequências - poderá é ser tarde de mais.

Oh, Vingança ! Vingança ...

Ah! Porque me amaldiçoam!
Porque me viram as costas!
Vejam meus olhos suplicantes e extraviados
Hão-de enganar-se sempre a meu respeito ...
Oh , vingança! Vingança ...

(adaptação)

Temas Principais Da Campanha Eleitoral De Sócrates

Terça-feira : Confesso que estou ofendido
Quarta-feira : Confesso que estou indignado
Quita-feira : Confesso que estou chocado
Sexta-feira : Magoado? Tristonho? Sorumbático?
Sábado : Amuado? Destroçado? Revoltado?

O País, os portugueses, as dívidas, as soluções para a crise  - não existem, tudo se resume aos estados de alma do chefe.
Deus Nos Livre ! 

Se Nasceu Entre 25 De Maio E 3 De Junho A Sua Cor É ...

... AREIA
Escolhe O Amor A Dedo

Esta cor transmite calma e passividade, estando associada à melancolia e ao clássico. Quem nasceu sob esta cor tem um espírito desportivo e competitivo. Não gosta de perder, mas está sempre alegre. é uma pessoa fiável e de trato fácil. Escolhe o amor a dedo e não se apaixona com facilidade, mas assim que encontra o parceiro certo, fica em estado de graça durante muito tempo.

sábado, 28 de maio de 2011

Afinal No Interior Da Lua Existe Água

Durante mais de quarenta anos os cientistas acreditaram que a Lua era árida, mas estudos recentes indicam que no interior deste satélite existe tanta água quanto nas profundezas do planeta Terra. A recente descoberta foi divulgada na quinta-feira na revista científica ‘Science’ (continuar a ler)

O Expresso Publicou Notícia FALSA

Já não bastava um PM a enganar-nos, eis senão quando um semanário como o Expresso publica notícias FALSAS - UMA VERGONHA !

O Presidente da República reafirmou este sábado a sua «rigorosa imparcialidade» em relação à campanha eleitoral, desmentindo qualquer tomada de posição que lhe seja atribuída relativamente à dimensão ou estrutura de um futuro Governo.

«O Presidente da República desmente categoricamente qualquer tomada de posição, que lhe seja atribuída, relativamente à dimensão ou estrutura de um futuro Governo e reafirma a sua rigorosa imparcialidade no que respeita à campanha eleitoral em curso», lê-se num comunicado divulgado no site da Presidência da República-

Fonte : TVI 24

É bom saber porque é que estas situações estão a acontecer cada vez mais ...
Em minha casa comprou-se sempre o Expresso deste o 1º número até há um ano atrás.

Este É O País ...

Este é o país onde um boy do poder registado a tentar manipular órgãos de comunicação social sai de uma empresa estatal com uma indemnização milionária.

Este é o país onde o enriquecimento ilícito não é crime.

Este é o país onde, apesar da maior recessão na história da democracia, o TGV avança. Como?

Este é o país que volta a registar uma vaga de emigração entre os jovens enquanto imigrantes são recrutados para agitar bandeiras eleitorais a troco de comida.
(Luís Filipe Borges,SOL)

Este é o país onde 30% dos portugueses parecem gostar desta governança .

Sr.Contente Diga À Gente O Que Fez A Este País

O Ministério Da Educação Paga Em Duplicado À Parque Escolar.[mas que trapalhada Sr.Contente, isto para não dizer outra coisa ...]

O Ministério da Educação está a pagar rendas à empresa pública Parque Escolar pela ocupação dos edifícios da Avenida de 24 de Julho, em Lisboa, que há três anos eram sua propriedade. A Parque Escolar é uma empresa tutelada pelo ME, que foi criada em 2007 para gerir um programa de modernização das escolas secundárias. Este ano, o ministério vai pagar-lhe também cerca de 50 milhões de euros em rendas pelas 103 escolas que já foram objecto de remodelação.(ler)

Do Fundo Do Silêncio

Assim como do fundo da música
brota uma nota
que enquanto vibra cresce e se adelgaça
até que noutra música emudece,
brota do fundo do silêncio
outro silêncio, aguda torre, espada,
e sobe e cresce e nos suspende
e enquanto sobe caem
recordações, esperanças,
as pequenas mentiras e as grandes,
e queremos gritar e na garganta
o grito se desvanece:
desembocamos no silêncio
onde os silêncios emudecem.

Octavio Paz

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Má Fé ?

Mais um escondido
O PSD e o CDS comprometeram-se com um memorando que não é exactamente o mesmo que agora aparece como versão final, o Governo não informou os partidos que assinaram o documento das alterações posteriores. - É o estilo característico de Sócrates exercer a "democracia" . Votem nele e depois não se queixem do que lhes (nos) vai aparecer pela frente. - Com Sócrates nada do que parece é, afirma que são pequenas alterações que nada altera . Continuem a acreditar e podemos estar a trilhar para um caminho sem retorno.

São estas as explicações do Ministério das Finanças: o acordo com a troika assinado a 3 de Maio foi alvo de "aperfeiçoamentos de carácter técnico" até ser aprovado em Bruxelas pelos países da Zona Euro.


Numa nota enviada ao Negócios, o ministério das Finanças começa por lembrar que o primeiro acordo assinado com a troika, que recebeu o apoio do PSD e do CDS, era uma “versão preliminar do Memorando de Entendimento sobre Condicionalidades de Política .


Na primeira versão as alterações ao regime de indemnizações por despedimentos teriam de estar prontas até Setembro de 2011. Na segunda versão, o prazo é encurtado dois meses, para o fim de Julho.[quase uma impossibilidade]
Outras diferenças substanciais dizem respeito ao sector da Justiça e ao sector das telecomunicações.

De acordo com o Expresso, o líder do CDS, que se comprometeu com o documento, já enviou um requerimento ao Governo a pedir explicações. Também o líder do PSD confessou-se surpreendido com a existência de duas versões diferentes relativamente ao memorando assinado entre o Governo português e a troika da União Europeia, BCE e FMI. E pediu ao Governo que explicasse rapidamente o que se passou

Sondagens De Hoje

SIC, Expresso, RR    ..........................................................   TVI, Público

PSD : 33,9 (+ 0,3) ........................................................... PSD : 35,8 (-3,8)
PS    : 32,3 (-0,2)   ........................................................... PS : 34,1 (+ 0,9)
CDS : 13,4 (+0,6)  ........................................................... CDS : 11,3 (- 0,8)
CDU : 7,9 (- 0,2)   ............................................................CDU : 7,7 (+1,1)
BE    : 6,3  (-0,2 )   ............................................................BE : 6,5 (+ 0,9)

Ind. = 25,7              ........................................................... Ind.= 24%

Hoje é assim, aguardemos pelas de amanhã

Notícias Soltas De Setúbal

foto
Restaurante Isidro parcialmente destruído por explosão

Empresário morto durante assalto

Idoso vítima de roubo por esticão

Totalidade das lojas da Pluricoop encerram portas no fim do mês.

Se Está Indeciso Pense Nestas 10 Questões ...

... E tente responder conscientemente. Se não souber - informe-se convenientemente.

1- Quem é o Primeiro Ministro cujo trabalho está a ser avaliado nestas eleições ?
2- Como evoluiu a economia portuguesa durante a governação deste Primeiro Ministro ?
3- Foi a crise internacional a responsável pela deterioração da situação financeira e económica de Portugal ?
4- Por que tivemos quatro versões do PEC num ano ( Março de 2010 a Março de 2011) ?
5- Por que razão foi reprovado o chamado PEC-4 no Parlamento ?
6- Não podia ou devia Portugal ter pedido ajuda externa antes de Abril ?
7- Foi a reprovação do PEC-4 que levou ao pedido de ajuda financeira externa ?
8- Atendendo ao facto de os objectivos definidos até 2014 no Memorandum elaborado pela Missão BCE/CE/FMI terem de ser cumpridos independentemente da cor política do próximo Governo, será indiferente quem ganhe as eleições ?
9- Será quem conduziu os destinos de Portugal até ao ponto em que nos encontramos, capaz de nos tirar desta situação ?
10- Em quem se deve, então, votar em 5 de Junho próximo ?

( A resposta a estas perguntas vem hoje perspectivada no Sol, Confidencial, na "Selecção Natural")

É Preciso Discerenimento

Primeiro pára, senta-te e pensa o que pretendes de bem. Depois, pondera, não as hipóteses teóricas, mas as possibilidades reais. Então, entre duas realidades, podes escolher a melhor. Discernir não é descobrir a única hipótese boa, é decidir, entre coisas boas, qual é a melhor, a mais construtiva para si e para os outros. Se é fácil ou difícil, isso não conta.

(Padre) Vasco Pinto de Magalhães,'Não Há Soluções, Há Caminhos'

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sondagem / 2

Hoje, Expresso, Sic, RR

PSD :  33,6    (0,1)
PS :    32,5    (+ 0,5)
CDS : 12,8    (0,4)
CDU : 8,1     (  = )
BE :    6,5      (- 0,2)

24% Indecisos, não responde,etc.

Amanhã há mais ...

É De Ficar De Cabelos Em Pé !

Ontem o Negócios divulgou que o Governo deu instruções ao Fundo de Capitalização da Segurança Social para comprar dívida pública, quando percebeu que os bancos iam deixar de acorrer aos leilões.

Atente-se na gravidade da decisão: o Fundo foi criado para gerir activos, de forma a criar reservas para o caso de um dia a Segurança Social ficar sem dinheiro para pagar pensões.

É esta instituição, com regulamento e critérios de gestão próprios (técnicos), que o Governo decidiu manipular para disfarçar, em desespero de causa, a pré-bancarrota do país. É de ficar com os cabelos em pé!
Fonte: Camilo Lourenço, J Negócios

Pois, mas parece que ainda há por aí quem prefira a manipulação e o disfarce em vez da verdade nua e crua. Ingenuidade? Clubismo? Amiguismo de reciprocidade ? - Ou mudamos de caminho ou podemos continuar a pagar por muitos mais anos até à decadência final .

Um Caso De Polícia

"Passámos o valor da indemnizações de 500 milhões de euros para 10 mil milhões de euros. Diz o Tribunal de Contas que grande parte dos novos contratos são ilegais se são ilegais o que temos aqui é um caso de polícia." " Tendo sido feita uma renegociação dos contratos de concessão, porque é que depois de renegociar os contratos tem de se pagar mais do que antes da renegociação".

Passos Coelho

Não, não é um caso de polícia - são muitos os casos de polícia pelos quais os actuais governantes deviam responder, estes e todos os que desbaratam o Erário Público.

Masoquismo ?

Não, não são tiros no pé, isto é masoquismo.
Precisamos de alguém que nos diga para que servem os sacrifícios que vamos fazer, quanto tempo temos de esperar para que a esperança possa surgir de novo - este não é o momento para divagações, nem de querer agradar a gregos e troianos.

A Herança De Sócrates

A OCDE confirmou que Portugal será o único país desenvolvido do Mundo em recessão no próximo ano.

Em 2012, Portugal será o único dos 34 países que integram a OCDE que deverá continuar em recessão.

Para além das consequências do irrealismo e deriva histórica que este PM nos vai deixar como legado, também  inaugurou uma forma de estar de dizer e de insinuar que suscitou esta frase do ministro Santos Silva (tvi 24) : " Não me lembro de uma campanha deste nível" - Verdade. O que o sr. já esqueceu é que foi exactamente este Governo PS que introduziu este léxico por estradas nunca antes usadas.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sondagem

Hoje É Assim na Sic, RR Sicn :

PSD : 33,7 (33,19)
PS : 32 (32,6)
CDS : 13,2 ( 13,7)
CDU : 8,1 ( 7,6)
BE : 6,7 (6,6)

Amanhã Logo Se Vê

A Lição De Economia De Sócrates

 Satisfeito?! 
Há serviços que "podem não ter feito as transferências que deviam ter feito para a administração fiscal para pagar o IRS de todos os funcionários. Mas se não o fizeram, isso não tem nenhum impacto no défice pela simples razão que, para o Estado, é uma despesa a menos, mas é também uma receita a menos, o que significa que o défice fica igual", sustentou. E ironizou: "Qualquer economista, quer dizer, qualquer estudante do primeiro ano de economia sabe isto."

Ou seja : não vale a pena cortar nas despesas do Estado, pois teremos igualmente menos receitas. Leiam aqui : A Lógica Do Despesismo.

E cá vai o indesmentível : O rácio da dívida pública portuguesa em percentagem do PIB, que segundo a OCDE já superou os 100% em 2010, poderá atingir os 115% em 2012, antes de começar a descer, refere a OCDE no Economic Outlook publicado esta quarta-feira,via Diário Digital.

O Circo Continua

O Número Do Dia :

Segundo o CM o PS está a oferecer aos militantes e apoiantes de Penafiel uma visita ao oceanário Sea Life do Porto, no domingo, como contrapartida da presença no comício com José Sócrates, no mesmo dia à tarde. Mais de 200 pessoas já reservaram lugar num dos vários autocarros que fazem a viagem até ao Porto, que também é oferecida pelo PS. É preciso inventar, porque o o número dos ilegais não pegou e é preciso evitar a todo o custo o apagão.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Eles Perderam Processo Contra Jornalistas

Os jornalistas Rui Costa Pinto e Pedro Camacho, director da revista Visão, foram hoje absolvidos do crime de difamação agravada de que eram acusados pelo primeiro-ministro, José Sócrates e pelo ex-director dos serviços secretos portugueses, Júlio Pereira.

Em causa estava um artigo intitulado "A Secreta Oculta de Sócrates" (ler aqui). A indemnização pedida por Sócrates era só ... de 250 mil euros e a de Júlio Pereira de 30 mil.

Pois, felizmente que lá mais para o Verão o ar pode ficar mais puro e teremos assim a liberdade de poder respirar melhor.

Manigâncias

O Governo adiou o pagamento de despesas no valor de 205,9 milhões de euros no primeiro trimestre, o que beneficiou a execução orçamental reportada pelo Ministério das Finanças.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

As Provas Das Nomeações ...

... Escondidas

Veja aqui os documentos.
Mais uma vez Sócrates julga-se o maior e é o maior .....  de todos os PM que já vimos no nosso rectângulo.
Neste caso em que a relevância do acto não é máxima, a negação da evidência é preponderante. É já um vício, uma deformação adquirida, não há volta a dar.

Já Todos Sabiam Só ...

... Só mesmo Sócrates continuava e continua a tentar enganar 30% de inocentes que ainda acreditam nele.

A REALIDADE É ESTA : A redução da Taxa Social Única (TSU) “vai implicar um aumento de impostos e especialmente naqueles que incidem sobre o consumo”, avisou esta tarde o ainda ministro das Finanças.
Nas negociações com a “troika”, não foi possível identificar “as medidas que possam compensar euro por euro aquilo que se vai perder com a redução da Taxa Social Única”.

Teixeira dos Santos em declarações à agência Lusa via RR

Nem Proteger Os Segredos Sabem

Quer o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, quer o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, negaram várias vezes aos jornalistas aquilo que parecia uma evidência depois da descoberta.

Ter autoridades que, como se demonstra aqui , não falam verdade aos cidadãos em temas tão sensíveis como segurança é grave. Mas que essas autoridades nem saibam proteger minimamente os segredos que querem guardar é ridiculamente dramático.

Regra da População Faria Desaparecer ...

... 1 Em Cada 3 Concelhos

A aplicação da regra mínima dos 10.000 habitantes por município faria `desaparecer` um em cada três concelhos em Portugal. No Alentejo só manteriam a sua identidade quatro municípios. Mas de Norte a Sul, muitas freguesias escapam a este critério.

Com uma estrutura de governação local diferente da portuguesa, porque sem freguesias, a Grécia reduziu para um terço os seus municípios, passando de 1.034 para 325. É este o nível de administração local mais próxima dos cidadãos.
Acima estão as 13 periferias, que à semelhança dos municípios são geridas de forma autónoma, e sete administrações gerais, com estatuto semelhante aos 18 distritos portugueses, já que são dirigidas por um `secretário-geral`, uma espécie de governador civil.

Fonte:RTP

domingo, 22 de maio de 2011

Sócrates Parece Andar Desesperado

Dá-lhe para contratar paquistaneses, indianos e africanos não naturalizados portugueses para o aplaudirem.

Seguem José Sócrates para todo o lado, de norte a sul do País, em autocarros pagos pelo PS. Depois são usados para compor os comícios, agitar bandeiras, e puxar pelo partido, apesar de muitos deles não perceberem uma palavra de português e não poderem votar. Em troca têm refeições grátis. (CM).

Hoje, foram dispensados, estavam a dar muito nas vistas,está claro. 

Com Sócrates vale tudo.


Nem Sustos Nem Sobressaltos ...


... Servem Sequer De Lição

Os degraus, quanto mais altos,
Mais estragados estão,
Nem sustos nem sobressaltos
Servem sequer de lição
(Camané)

Hoje ouvi : redundâncias, inconveniências e disparates. Resumindo : farta de palavras gastas e divagações fora de tempo. - Cansaço! Cansaço ! Cansaço!

O que há em mim é sobretudo cansaço
Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada
(FP)

O Preconceito Social

Pouco se fala no preconceito social da esquerda. E, no entanto, não há preconceito maior: sob a capa da ‘igualdade’, o que existe é um horror ao povo e uma reverência infantil pelas castas.

O fenómeno é português. Mas é também europeu. Em Portugal, basta citar o gozo com que a esquerda fala do ‘africanista de Massamá’, uma reedição do clássico ‘rapaz de Boliqueime’.

O cheiro a subúrbio é um bálsamo para o parolo cosmopolita. E se assim é em Portugal, a coisa amplifica-se em França com a prisão de Strauss-Kahn. Prisão justa? Injusta? Não sei e não me interessa. Mas sei e interessa-me a forma como a esquerda insinua que nem todos os homens são iguais perante a justiça. Quando existe um ‘notável’ que desaperta as calças, é preciso desapertar também a moral e as leis.
A única diferença entre a França e Portugal é que Paris não é Lisboa. E apesar de uma decadência ininterrupta desde 1871, a França continua a jantar na mesa dos grandes. Portugal, quando muito, limpa as migalhas. E, nos intervalos, diverte-se com os suburbanos sem se aperceber que o verdadeiro subúrbio somos nós.

Pereira Coutinho,CM

Todos somos diferentes, respeitemos essas diferenças. Os Homens não se julgam pela sua origem mas pelo  seu carácter em resultado da sua conduta.

Se Nasceu Entre 15 De Maio E 24 De Maio a Sua Cor É ...

DOURADO
Tem um trato difícil

O dourado está associado ao ouro, à riqueza, a algo majestoso. Se pertence a esta cor, sabe muito bem o que está correcto e o que está mal. É alegre, mas de difícil trato. Tem dificuldade em encontrar quem procura, mas assim que isso acontece, não consegue apaixonar-se novamente durante muito tempo.

sábado, 21 de maio de 2011

Vulcão Entra Em Erupção Na Islândia

Um vulcão adormecido há 200 anos entrou em erupção este sábado. O gelo apresenta uma fissura de um quilómetro e a lava atingiu centenas de metros de altura, o que obrigou ao encerramento do espaço aéreo. Também há muitas estradas em redor estão cortadas.

O vulcão fica situado a cerca de 120 quilómetros da capital, no glaciar Eyjafjallajoekull, no sul da Islândia. A Protecção Civil não tem, por enquanto, conhecimento de nenhuma população em perigo, mas já pôs em marcha um plano de evacuação que vai retirar mais de meio milhar de pessoas daquela zona, segundo declarações recolhidas pela Agência France-Presse citada pela BBC, via TVI.

Nada Do Que Parece, É.

Quem está no poder parece que está na oposição. Quem está na oposição parece que esteve no poder. Tudo parece uma interminável sucessão de "casos", sob os quais se esconde a terrível realidade.

Nas eleições é suposto o cidadão avaliar a execução do governo em funções e decidir sobre o melhor programa para o futuro. É suposto.
O Governo não existe, ou finge de morto. O primeiro-ministro faz de vítima da injustiça universal.O passado não existe, a actualidade também não e o futuro logo se vê.O programa é um conjunto de banalidades [já experimentadas com o resultado que todos conhecemos].
O único programa que parece ir a votos é o do PSD, não o dos outros partidos.

Sob este manto diáfano de ilusões há a dura realidade dos factos. O principal dos quais chama-se, em inglês já que ninguém se deu ao trabalho de o traduzir, " Portugal: Memorandum of Understanding on Specific Economic Policy Conditionality".

Fonte: Luís Marques,Expresso

Nada Será Como Antes

No meio de intensas discussões surge a dúvida que põe em questão tudo que foi feito até aqui.
O que fazer com ela? Fingir que não é nada demais não seria condizente com o sentimento evocado por essa dúvida.

Informações novas agregam-se às anteriores e tornam o panorama infinitamente mais complexo do que parecia ser. Agora  precisará de um bom tempo para digerir as novas informações e adaptar-se a elas.

Nada será como antes.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Debate José Sócrates/ Passos Coelho

Debate vivo e arrasador para Sócrates

Temas: Responsabilidade da crise, soluções, programa do PSD, e compromissos com a Troika

Sócrates: Muito nervoso e pouco consistente. Justificações estafadas. Sem propostas e muito inseguro. Destroçado.

Passos Coelho: Convicto,com pensamento mais estruturado, esteve bem. Surpreendeu.

Quanto Mais Claro Vejo ...

Quanto mais claro
Vejo em mim, mais escuro é o que vejo.
Quanto mais compreendo
Menos me sinto compreendido. Ó horror
paradoxal deste pensar...

Fernando Pessoa

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Debata Portas/ Louçã

... Diálogo por portas travessas . Sem crispação,

Portas : Contratos a termo, rendimento mínimo, Troika. Congelamento das Pensões
Louçã : Reestruturação da dívida, rendimento mínimo, Caixa Geral de Depósitos, Spread

Principais divergências : Reestruturação da dívida defendida por Louçã  [é uma possibilidade no futuro] e repudiada por Portas e Rendimento Mínimo Garantido.

Apelo ao voto: Louçã convencimento ao voto pela diferença; Portas apelou aos netos para convencerem os avós e os pais a votarem no PP.

Queda Sem Precedentes No Rendimento Das Famílias

De acordo com o relatório anual de 2010, divulgado hoje pela instituição liderada por Carlos Costa, Portugal a acompanhar a recessão que a economia portuguesa deverá sofrer nos próximos anos, acontecerá ainda "uma contração sem precedentes do rendimento disponível real das famílias", a que se juntam novos aumentos da taxa de desemprego.
"O quadro macroeconómico que se antevê para o futuro próximo é particularmente severo. O programa de ajustamento económico e financeiro contempla uma nova recessão em 2011, de magnitude elevada, que persistirá em 2012", diz o regulador.

A instituição defende no entanto que os remédios prescritos pela 'troika' "deverão criar as bases para um crescimento económico sustentável no médio prazo.

Fonte: Expresso

Isto naturalmente é o que afirma Carlos Costa . 
Traduzindo livremente para a linguagem de Sócrates - vamos pedir alguns sacrifícios necessários devido à crise internacional, mas, logo, logo, o paraíso chegará, iremos aproveitar a crise para tornar o país num dos mais avançados do mundo. - É assim que ele é, e será, vive num mundo fora do tempo. Podem permanecer no nevoeiro, mas nuvens muito carregadas estão rapidamente a aparecer.- E não, não nos habituamos a esta ficção que nos atirou para a situação que nos espera. - É Preciso Arrepiar Caminho E ... Mudar !

Os Outros Conhecem Mais Sobre Você Que Você Mesmo

É uma tendência natural pensar que nos conhecemos melhor do que as outras pessoas nos conhecem," afirma Simine Vazire, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.Contudo, as pesquisas mostram que de fato não é assim.

"Há aspectos da nossa personalidade que os outros conhecem e que nós próprios não conhecemos, e vice-versa". "Para obter um quadro completo de uma personalidade, é preciso ambas as perspectivas."
Não é que não saibamos nada sobre nós mesmos. É que o nosso entendimento é obstruído por pontos cegos, criados pelos nossos desejos, medos e motivações inconscientes.

O mais interessante é que, mesmo assistindo uma filmagem de nós mesmos, o artifício não altera substancialmente as nossas percepções - enquanto outros observando a mesma fita facilmente apontam traços que estão inconscientes.
Assim, sem grandes surpresas,os nossos entes mais chegados e as pessoas que passam mais tempo conosco  conhecem-nos melhor que nós mesmos - ou, pelo menos, conhecem aspectos de nós que nós mesmos não conhecemos.
Mas não é só isso: até mesmo os estranhos têm inúmeras pistas de quem somos: roupas, preferências musicais e até postagens nos fóruns ou redes sociais deixam transparecer facetas da nossa personalidade que podem não ter consciência.

Criatividade, inteligência, e grosseria muitas vezes são melhor percebidas pelos outros.
Isso não ocorre só porque essas características percebidas pelos outros se manifestam publicamente, mas também porque carregam um juízo de valor, algo que tende a afectar o auto-julgamento.

Se isso é verdade, então por que todas estas informações que os outros têm sobre nós, e que nós temos sobre os outros, não ajudam a construir um mundo de pessoas que se entendem melhor?

Segundo as pesquisadoras, é porque as pessoas são complexas, há muitas informações sociais, e porque as percepções dos outros são obscurecidas pelas nossas próprias necessidades e preconceitos.
Além disso, a informação nem sempre está facilmente acessível: "É incrível o quão difícil é obter um feedback direto," observa Vazire, acrescentando que, com isto, não está a defender uma franqueza grosseira a qualquer custo.

O desafio, então, é usar esse conhecimento que temos dos outros para o bem. (D.S.)

Um Flagelo Que Já Não É Inferior Ao Flagelo Dos Incêndios Florestais

A CNA criticou as medidas governamentais para combater o nemátodo do pinheiro, prevendo que diversas doenças acabem por «dizimar a floresta de uso múltiplo».


«A floresta nacional, nas suas principais componentes, começa a ser afectada por doenças e pragas, que também são graves», declarou hoje à agência Lusa João Dinis, dirigente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Para João Dinis, trata-se de «um flagelo que já não é inferior ao flagelo dos incêndios florestais» e que, «a curto prazo, pode dizimar a floresta nacional de uso múltiplo».

Diário Digital / Lusa

O Ambicioso Intragável É ...

« O ambicioso intragável é  aquele que nos quer obrigar a termos orgulho no futuro dele»

Brederode Santos

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sócrates Dispara Sobre Tudo O Que Mexe ...

Já repararam que Sócrates dispara sobre tudo o que mexe nas suas magistrais, inovadoras e desastradas políticas que nos conduziram a uma hibernação e a uma estivação por tempo (inde)terminado ?!

O Desemprego Agravou-se. De Quem É A Culpa ?!

A taxa de desemprego agravou-se e atingiu um valor recorde de 12,4% no primeiro trimestre de 2011.

E de Quem é a culpa ? - Sócrates responde : o aumento do desemprego é ... da nova metodologia do INE.
Pois... se querem saber a verdade leiam aqui e ficarão elucidados.

Certo, certo, é se Sócrates continuar a Governar depois de 5 de Junho, podemos contar com mais privações, mais sacrifícios, (tudo encapotado por novas oportunidades de faz de conta, pela sua fértil mas ineficaz imaginação) mas com um TGV para fazermos passeios imaginários a Madrid.

Medalhas De Mérito Distrito de Setúbal

Eugénio da Fonseca, Joaquim Benite, Viriato Soromenho Marques, José Mourinho e Federação de Bombeiros do Distrito de Setúbal. Foram estas as personalidades e instituição anteontem distinguidas com a medalha de mérito distrital, atribuídas pelas mãos de Manuel Malheiros. (continuar a ler aqui)

terça-feira, 17 de maio de 2011

O Debate Passos Coelho / Francisco Louçã

...  Chega de 'numerologia' !

Passos Coelho : Um pouco mais claro que anteriormente e com mais convicção. Continua muito explicativo e sem objectivar a projecção das suas ideias directamente para as pessoas que o estão a ouvir.

Francisco Loucã : Pontos de referência - Madeira, Juros, Reestruturação da Dívida.

A Nova Táctica de Sócrates

... É criticar todas as propostas que os outros partidos vão apresentando - sem se comprometer ele próprio com coisa nenhuma.

Já escutaram alguma proposta credível, coerente e imaginativa que ajude o país a sair da situação de sufoco em que nos encontramos? - Não

O animal feroz agora alimenta-se da incontida verborreia dos seus adversários políticos . Só isso permite que não 'emagreça' e vá mantendo o 'peso'.

Excepção - Portas, que está a subir nas sondagens, porque também pouco se compromete para além de uns quantos chavões.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Debate Jerónimo De Sousa/José Sócrates

Desencontros ...

Jerónimo para Sócrates : É ... dá com uma mão e tira com a outra. Utilizou várias vezes a expressão "é uma forma estranha"
Sócrates - Sempre à defesa, não acrescentou nada de novo. Toca sempre as mesmas teclas, e a cantiga só varia de tom, dependendo da situação.

Nenhum ponto de encontro.

Nota: hoje não há imagem, PC está em recuperação.

A Vitória De Pirro De Portas ?!

Tendo em conta os dados das sondagens, a vida até poderá correr bem a Paulo Portas que poderá conseguir uma votação histórica. Mas para quê? Para que servem esses votos?

O programa da ‘troika' é claro e não há outro caminho para o País nos próximos anos, sob pena de se arriscar a falência real. O programa do PSD é o que melhor bebe as indicações de FMI, BCE e Comissão [graças ao legado que Sócrates nos deixou e que não há outro remédio se não pagá-lo]. É altura de fazer reformas, e em força, e não de estar com caldos de galinha.

Portugal precisa de um choque de realidade e não de continuar com os velhos hábitos. Portanto, o PP parece estar fora de tom. Por outro lado, se for para o Governo com os socialistas, Paulo Portas vai dar razão a quem diz que PS e CDS são iguais: forças políticas conservadoras. No passado, Freitas do Amaral cometeu este pecado e deu-se mal. Tudo indica que Paulo Portas será um dos vitoriosos das próximas eleições, mas terá de ter cuidado para não ficar com uma vitória de Pirro.

Bruno Proença,Económico

domingo, 15 de maio de 2011

A Dimensão Do Absurdo

O que é interessante nesta realidade é a sua dimensão de absurdo. O mundo em que pensamos que vivemos é, afinal, um outro mundo completamente diferente.

Se não vejamos. Os direitos dos cidadãos estão consagrados na Constituição e em leis. Mas isso não impediu a redução desses direitos, mais ou menos disfarçadamente. Qualquer um de nós, incluindo até quem trabalha na  Administração Pública, sabe que o despedimento ou é ou pode ser a breve prazo muito mais fácil, que a saúde não é gratuita, que a pensão de reforma está muito longe de ser garantida, que o subsídio de desemprego vai emagrecer cada vez mais... Tudo direitos dados como adquiridos, consagrados na Lei e na Constituição, que facilmente vão desaparecendo.

Há notícia de alguém ter recebido alguma indemnização por ter visto os seus direitos reduzidos? Claro que não.

Em contrapartida, os contratos - meros contratos entre duas partes - apresentam-se com a força que a teoria dá à Lei e à Constituição. Não se consegue rever um contrato sem que o Estado (diga-se, os cidadãos e contribuintes) tenha de pagar uma indemnização.

Fonte: Helena Garrido,J de Negócios

Têm Olhos Mas Nada Vêem ...

Um homem caminhava apressadamente em plena noite e, ao virar uma esquina, tropeçou violentamente com outro que segurava uma lanterna. O que tropeçava começou a repreender o outro com maus modos e já ia dar-lhe um murro, quando se apercebeu de que ele era cego. Então, perguntou:
    - Por que diabo anda com essa lanterna se é incapaz de ver seja o que for?
    O cego repôs:
    - Para aqueles que, tendo olhos, deviam ver, mas nada vêem.
Para que não sejam tão negligentes. Precisamente, para que me possam ver a mim em vez de chocar comigo.

sábado, 14 de maio de 2011

Cai Mais Uma Bandeira De Sócrates ...

... Em que investiu 400 milhões de euros ( que nós pagámos ou vamos pagar)

As escolas não conseguem aceder à internet para validar as candidaturas ao concurso de professores contratados e por isso estão a mandar funcionários fazer o trabalho em casa, nos seus computadores pessoais. Isto apesar de a ligação à internet nas escolas ter sido uma das grandes bandeiras dos governos de José Sócrates.

Investir em novas tecnologias sim, mas como em quase todas as ideias deste 1º ministro, ele imagina e pronto já está. Não há experimentação, rigor ou avaliação. Está à vista o resultado da introdução apressada das novas tecnologias  nas escolas (que está contabilizada), nos tribunais( não sabemos quanto foi investido) e por aí fora.- um grande FLOP - mais UM

A Flauta Ou O Canto Do Cisne ?

Sócrates : « Está aqui o PS com o objectivo de sempre, de servir o nosso país, de servir os portugueses e fazer a sua obrigação, como um grande partido democrático, como um grande partido popular »

Se está interessado nos mesmos objectivos deste mesmo PS que nos levou à falência - Vote PS

Se o PP ouvir a flauta ou o canto do cisne e deixar-se inebriar pelo protagonismo dos últimos dias ...
Se não  tiver cautela, muita cautela ... - cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém! - Pode acontecer que os tiros lhe saiam pela culatra.

Época Vil Para O Pensador


Antigamente as pessoas queriam criar-se uma reputação: isso já não basta, a feira tornou-se demasiado vasta; agora é necessário vender aos berros. 


A consequência é que mesmo as melhores gargantas forçam a voz e as melhores mercadorias não são oferecidas por órgãos enrouquecidos; já não há génio, nos nossos dias, sem clamor e sem rouquidão. 


Época vil para o pensador: devemos aprender a encontrar entre duas barulheiras o silêncio de que se tem necessidade e a fingir de surdo até chegar a sê-lo. Enquanto não se tiver chegado a isso, corre-se o risco de perecer de impaciência e de dores de cabeça. (Friedrich Nietzsche)

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Debate Passos Coelho / Paulo Portas

Calmo, muito explicativo, embrulhado / Exuberante, manha

Pontos mais controversos:
Redução das autarquias
Redução do funcionalismo público
TSU

Discutiu-se política . Falta de ritmo

O Malabarismo Faz Parte Do Circo

Dizem que os socialistas ocultam a verdade aos portugueses, mas no estado lastimável em que o país se encontra, qualquer incauto sai de alma lavada dos espectáculos de luz, som, cor e dois telepontos ao serviço do querido líder do PS.

Na apresentação do programa eleitoral socialista, esta quarta-feira, fui testemunha de um milagre: lá fora está o FMI, o défice de 9,1% em 2010 (embora no programa cor-de-rosa seja apenas de 6,8%), a recessão a manter-se em 2012, os cortes nos salários e os mais de 600 mil desempregados – mas no CCB todos podiam "contar com o PS para defender Portugal e construir o futuro". Seja ele qual for. [42% da dívida directa do Estado foi contraída com o actual primeiro-ministro, desde 2005- CM]

Como disse Sócrates, o que faz falta é "um espírito não negativista que envenena mentalmente as nações". Ele próprio sempre foi daqueles que considera essencial "a vontade de ter sucesso". Falta o pão, mas o circo promete continuar.

Paulo Pinto Mascarenhas,CM

O Debate Jerónimo De Sousa / Louçã



Não houve debate.
Concordaram em quase tudo.
As únicas diferenças foram referidas por Jerónimo de Sousa - a história do partido e uma relativa divergência em relação à UE.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Isto Também Está No Acordo Mas O Governo Não Explica

Uma das medidas do programa de ajustamento proposto pela troika que irá ter um impacto significativo nos bolsos de muitos portugueses relaciona-se com a reorganização do sector dos transportes públicos. Nomeadamente, o plano de ajustamento prevê uma  actualização dos preços dos transportes públicos, bem como  uma grande reestruturação do sector. 
Esta reestruturação é simplesmente inevitável e inadiável, embora, infelizmente, tanto o governo, como a nossa imprensa tenham dedicado muito pouca atenção a este importante assunto. 
Ou seja, mais uma vez, continuamos a preferir discutir temas mais ou menos secundários, em vez de nos concentrarmos nos assuntos que realmente irão ter um impacto na vida das pessoas.


Esperemos que nos próximos dias as coisas mudem e a imprensa (e a oposição) pergunte ao governo o que é que o acordo com a troika irá implicar para a vida das pessoas que utilizam os transportes públicos.
Desmitos

Sócrates O Profissional ...

[... Resta saber ao serviço de quem]

Os seis anos de primeiro-ministro ajudam mas o facto é que nasceu para isto. [possivelmemte não sabe fazer outra coisa]. Fala para as câmaras de televisão como se o mundo fosse acabar amanhã. É um caso em que a convicção tritura a coerência. É a Moulinex da política: mói a verdade e a mentira e transforma-as num hamburguer gourmet. Poderia ser pregador, conta incessante e fervorosamente a mesma história sem se desviar um milímetro do guião.

Fonte: Miguel Coutinho,D. Económico

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Debate Louçã / Sócrates

Utopia / Vazio de ideias, dissimulação,arrastamento

Louçã ao contrário do debate nas anteriores legislativas foi muito mais hábil.
Sócrates para além da cassete PEC 4 que aproveitou para se demitir, começa cada vez mais a repetir também outros argumentos já muito gastos. Não concretiza nada, não inova, não propõe, e continua a auto elogiar-se.

Sócrates Mais Uma Vez Enganou ou Está A Enganar ...

...  Pois! Nada a fazer, faz parte do código genético. Só é de admirar é que ao que parece.... tanta gente goste de ser enganada.

Segundo o acordo assinado pelo Governo para a ajuda externa a Portugal «em Outubro deste ano tem de estar incluída na proposta de Orçamento a recalibração do sistema financeiro por forma a baixar os custos sobre o trabalho».

O líder da equipa do FMI que negociou a ajuda externa a Portugal - Poul Thomsen - disse no dia 6 de Maio que «o Governo português se comprometeu a considerar seriamente, estar a tratar de montar aquilo que, na expectativa do Fundo Monetário, é uma baixa da contribuição sobre o trabalho de entre 8 e 12 pontos».

«Das duas uma: ou o primeiro-ministro está a enganar os portugueses, ou o primeiro-ministro enganou quem nos está a emprestar o dinheiro. E, portanto, o que o engenheiro Sócrates vai ter de explicar é a quem é que mentiu». «Nós estamos, infelizmente, habituados, às falsas promessas e à mentira», mas «não se pode mentir ao exterior em nome de Portugal». (ler aqui)

Centro Procura-se ...

Neste enorme labirinto em que o país se encontra, alguém sabe onde se encontra o Centro?

Qual o partido que representa o Socialismo Democrático?
Qual o partido que representa a Social Democracia?
Qual o partido que representa a Direita ?

O que parece à primeira vista é que o que existe é uma mistura que é nada.

Centro procura-se com urgência.

Pânico Em Roma ...

Um terramoto destruirá, esta quarta-feira, a cidade de Roma, diz uma profecia, o que está a gerar uma espécie de psicose colectiva .
Sem que sejam, para já, números oficiais, calcula-se que um total entre 15 e 20% de funcionários faltem ao trabalho, por comparação com o mesmo período do ano passado. Espera-se também que muitas crianças faltem à escola e o encerramento de lojas e escritórios.


O clima de pânico não tem parado de aumentar. Nos telefones da Protecção Civil têm caído inúmeras chamadas de pessoas assustadas ante a possibilidade de profecia se concretizar.

A profecia, já baptizada como o "síndrome do 11 de Maio", baseia-se nas previsões supostamente de Raffaele Bendandi, um cientista autodidacta, astrónomo que descobriu quatro novos planetas há 99 anos e entusiasta da sismografia. Alcançou notoriedade na época de Mussolini, que lhe concedeu o título de "Cavaliere".
Será lenda urbana o rumor que corre de que Bendandi, que morreu em 1979, depositou em 1931 na Academia Pontifica das Ciências um dossier com várias previsões até ao ano 2025, entre as quais, a de que um terrível terremoto destruirá Roma a 11 de Maio de 2011.
A lenda cresceu, apesar de a fundação dedicada a Raffaele Bendandi e depositária de todos os documentos, insistir na inexistência de qualquer referência à data de amanhã ou sequer à cidade de Roma. (ler aqui)