quinta-feira, 30 de junho de 2011

Subsídio De Natal

O subsídio de Natal não será cortado em metade. Apenas será cobrado 50% do valor que excede o salário mínimo. Imposto extraordinário poderá ser aplicado gradualmente.

O valor incide «no excedente do salário mínimo nacional». Quer isto dizer que o subsídio de Natal só será taxado acima dos 485 euros. Ou seja, se um trabalhador receber 700 euros no 14.º mês, apenas entregará ao Estado 50% de 215 euros.
Passos promete anunciar «o detalhe da medida» algures nas próximas duas semanas.

Fonte: SOL

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Esta É A frase

«Como é possível esperar que a humanidade ouça conselhos, se nem sequer ouve as advertências.» 

Jonathan Swift

terça-feira, 28 de junho de 2011

Jorge Jesus Paga Dívida Fiscal Que Diz Ser Do ...

... Setúbal
Em causa estão 119 mil euros.
O treinador de futebol do Benfica, Jorge Jesus, procedeu esta terça-feira ao pagamento integral de 119 mil euros de impostos devidos durante a sua permanência no Vitória de Setúbal, apesar de considerar que a dívida não era da sua responsabilidade. (leia aqui)

Avaliação Dos Professores

O Governo não vai suspender o actual modelo de avaliação dos professores, mas vai «reformar o modelo de forma a desburocratizar o processo».

O Governo pretende promover «um regime exigente, rigoroso, autónomo e de responsabilidade, sem que estes princípios conduzam a cargas desmedidas de procedimentos burocráticos e administrativos e ponderando os resultados de outros modelos de avaliação, nomeadamente os já obtidos no modelo de avaliação em vigor no ensino particular e cooperativo». ( Fonte: A Bola)

Menos burocracia, rigor e responsabilidade é um bom começo. Vamos esperar pelo que se segue.

Os alunos do 6º ano vão passar a ter um exame de final de ciclo com peso na avaliação final e muito bem.
Se quer saber mais pode ler aqui.

Para Pôr Algum Freio Na Desordem É Necessário ...

A sociedade actual sofre de males colectivos e individuais, e para pôr algum freio na desordem é necessário que o esforço parta de cada um para si mesmo antes de se dirigir ao outro.

Freud imaginava que no futuro o ego acabaria por dominar tanto o Id (mundo dos instintos) como o superego. Na realidade as coisas correram de outra maneira e aqui está  a explicação de Francisco Alberoni.

A Razão

« A meio caminho entre a fé e a crítica está a estalagem da razão. A razão é a fé no que se pode compreender sem fé; mas é uma fé ainda, porque compreender envolve pressupor que há qualquer coisa compreensível »

Fernando Pessoa

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Surpreendida Com a Justiça

O Ministério da Justiça tem um só Secretário de Estado:

Secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça - Fernando Santo

Quem é? - Pode ler aqui um pouco
O que já fez? - Leia aqui algumas notas
O que pensa? -  Ler
Espero que tenham ficado esclarecidos. O problema é outro, não percebo lá muito bem quais as suas funções, terá que ver com a racionalização de equipamentos e, ou venda de Património?
Então e todo o outro trabalho que há para por operacional este ministério e que é muito, fica tudo a cargo da Srª Ministra??

Bairrão Fora

Segundo apurou o Económico, as críticas de Bernardo Bairrão à privatização da RTP, em que o gestor afirmou ser "absolutamente contra a privatização de um canal de televisão neste momento" -, levaram Pedro Passos Coelho a retirar o seu nome da lista que entregou esta manhã ao Presidente da República. Isto porque o primeiro-ministro sempre defendeu a privatização da televisão pública e assumiu querer fazê-lo durante a campanha eleitoral.

Os Secretários De Estado

Serão mesmo estes ? ... (está já actualizada) Agora é oficial

Contra Os Cheques-ensino

O que aconteceria se todos os alunos de uma localidade, munidos do respectivo vale entregue pelo Estado, pretendessem frequentar a melhor escola que têm  ao seu dispor, como ficaria a tão aclamada "liberdade de escolha"?


Não é preciso imaginar, basta constatar o que se passa no início de cada ano escolar com as matriculas dos alunos nas melhores escolas públicas. A afluência é muita, as regras estabelecidas dão prioridade aos alunos residentes na área de localização da escola, depois, aos que têm irmãos nessa escola, e por último às competências do aluno. E, é preciso muito rigor na comprovação da residência porque há casos em que a informação não corresponde à real, só para tentar ficar na escola que pretendem.
E, sim, já foram feitas outras experiências que se revelaram um desastre. Por exemplo seleccionarem as matrículas de acordo com as competências dos alunos. Foi a maior confusão, e 'choveram' protestos - Porquê? Porque alunos muito novos eram colocados em escolas distantes, irmãos em escolas diferentes, o que dificultada muito a gestão de tempo dos pais, enfim um pandemónio. 

Não agravem mais a situação em que o ensino se encontra. É preciso primeiro pensar, e bem, nas consequências de cada alteração.É preciso melhorar, e muito, mas, de uma forma lógica e não demagógica. Persistam na ideia do cheque-ensino e...  preparem-se para uma imensa balburdia.
Nas escolas particulares o sucesso muitas vezes obtido pelos alunos deve-se : primeiro - à selecção que é feita à entrada, segundo - porque devido à menor dimensão, são muito mais fácil de gerir, terceiro - a maioria dos alunos provém de famílias com formação média alta ou superior e empenham-se muito na formação dos seus jovens e claro que pagam, e, bem pago. Podem ter a certeza que os melhores professores estão nas escolas públicas. O que acontece é que têm obrigatoriamente de aplicar as directivas emanadas de Ministros da Educação incompetentes e que uniformizam todas as escolas pela mesma bitola quando sabemos que as populações escolares diferem muito de escola para escola.

O Múltiplo E O Um

As contas do colar são múltiplas, mas o fio que as penetra e une é apenas um. O discernimento consiste em ver ao mesmo tempo o múltiplo e o um, e não nos deixarmos confundir nem desorientar pelas aparências. Não esqueçamos que a palavra discernir, na sua raiz, significa «desvendar». O discernimento purificado e correcto é o que desvenda, isto é, tira os véus para que possamos ver a realidade última das coisas.

Ramiro Calle

domingo, 26 de junho de 2011

Bairrão?!

Bernardo Bairrão, até agora administrador da Mediacapital, vai ser secretário de Estado da Administração Interna. A notícia foi avançada, este domingo, no Jornal das 8, pelo comentador da TVI Marcelo Rebelo de Sousa.

Como disse sr. professor? Foi mesmo Bernardo Bairrão?

Os Benefícios Da Aprendizagem Espaçada

Há muito se sabe que as memórias são mais propensas a  manterem-se se a aprendizagem incluir períodos regulares de repouso, o que não se sabia era por que ou como isso acontece.
Agora, pesquisadores do Instituto RIKEN, no Japão, elucidaram um mecanismo neurológico que ajuda a explicar o porquê.
A descoberta sugere que as proteínas produzidas durante a aprendizagem desempenham um papel fundamental na formação das memórias de longo prazo.

Esta é a primeira vez que se consegue uma explicação neurológica para os benefícios conhecidos da aprendizagem espaçada - bem como uma óptima desculpa para fazer mais intervalos durante os estudos.

Desculpa, não será, porque sabemos perfeitamente que aulas com duração de dois tempos, exceptuanto as que são totalmente práticas, não resultam, foi só mais uma deriva da antiga ministra Lurdes R. a devastadora.

E Esta Hein?

Na lista dos activos que o Banco Central Europeu (BCE) aceita como elegíveis para serem entregues como colateral – ou seja, que os bancos podem trocar junto do BCE por crédito – encontram-se algumas surpresas
Entre as entregues por Portugal, estão quatro obrigações emitidas pelo governo de Salazar nos anos 40, com um prazo de pagamento de oito mil anos.

Os quatro títulos de dívida emitidos pelo Tesouro nos anos 1940, 1941, 1942 e 1943 vencem apenas a 31 de Dezembro de 9999, segundo a lista publicada no site do BCE.

As emissões perpétuas foram feitas por Salazar para financiar os défices das contas públicas durante a Segunda Guerra Mundial-

Fonte: SOL

Vivemos um Tempo Estranho Num Mundo Perigoso

Vivemos um tempo estranho. Tragicamente parece que a Europa recuou 80 anos.
Vivemos num mundo perigoso.

Na próxima terça-feira, estaremos todos dependentes da votação no parlamento grego de mais um duro pacote de austeridade.
Como disse o primeiro-ministro George Papandreou , não há "plano B. A alternativa à austeridade é a catástrofe". Com a feroz oposição popular às medidas da troika, ao contrário de Portugal, onde os partidos que concordaram com a austeridade têm ampla maioria, é possível que mesmo no partido socialista helénico haja votos contra os cortes. Se algo correr mal em Atenas, é a nossa qualidade de vida e o nosso dinheiro que também estão em jogo. Se a Grécia falir, Portugal será apenas um dos países que rapidamente cairão. Nesta crise, somos todos gregos.

Em menos de uma dúzia de anos, o sonho da moeda única europeia está a transformar-se num monstruoso pesadelo. O problema não é financeiro, a solução só pode ser política.
(Excertos de Catástrofe grega, Armando Esteves, CM)

E assim acontece :  Cada um por si e a Europa esquecida do Todo. E ... ... O todo é muito mais que a soma das partes.

sábado, 25 de junho de 2011

A Frase ...

« Na maioria dos casos, o resultado das nossas acções não corresponde às nossas intenções.»

Pacheco Pereira,Lusa/DN

A Queda Rápida Dos Impérios? ...

Niall Ferguson há um ano em Washington, respondeu à pergunta - "poderá a nação mais endividada do mundo permanecer a maior potência do mundo?"- deste modo: " a história financeira é não linear; do pico ao ponto mais baixo a corrida é mesmo muito, muito curta."
Em seguida perante a selecta audiência completamente chocada afirmou : " senhoras e senhores, PIGS 'r' US ", países como a Inglaterra e os Estados Unidos terão de fazer entre 2010 e 2020 um ajustamento orçamental incomparavelmente maior do que Portugal - um dos países jocosamente designados por PIGS (Portugal,Irlanda, Grécia e Espanha). (Fonte: Expresso)

Exagero? Ou ... talvez não? O mundo está a Rodar, roda sempre e tudo muda. Estamos num pico de viragem e parece que nada será como antes. Depois de uma grande expansão vem quase sempre uma contracção. Esperamos que a inteligência dos homens do Séc.XXI consiga minimizar o aperto que está a fazer caminho e evitar a repetição da história.

Se Nasceu Entre 25 De Junho E 4 De Julho A Sua Cor É ...

VERMELHO
Gosta De Ser Amada

É a cor da paixão e do  sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também o orgulho, a violência, a agressividade e o Poder. Se nasceu no dia desta cor tem uma maneira de ser meiga e afável, é alegre e despreocupada (o). Às vezes gosta de implicar, mas está sempre apaixonada (o) e ... aprecia ser amada (o). É simpática (o) e gosta dessa maneira de ser. Tem prazer em estar com pessoas com quem consegue falar facilmente e sente-se bem na sua companhia.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Quando Os Velhos São Demais Pesca-se Nos Novos ...

A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa aprovou hoje um relatório em que defende a redução da maioridade eleitoral para os 16 anos nos 47 Estados membros da organização. 

O relatório, aprovado com 19 votos a favor e sete contra, sustenta que perante as actuais tendências demográficas, corre-se o risco de o envelhecimento da população "marginalizar os jovens ao concentrar o debate eleitoral em questões que dizem respeito sobretudo às pessoas idosas".

Nota: Se assim for, no currículo das escolas  deve constar uma disciplina obrigatória onde aprendam organização política e administrativa do país, as diversas doutrinas, e ética.

Nota: A foto foi adaptada

Se Nasceu No Dia 24 De Junho A Sua Cor É ...

... CINZA
Quer Dar Nas Vistas

O cinza pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade. Se pertence a esta cor é uma pessoa atraente e muito activa. Nunca esconde os sentimentos e exterioriza tudo o que vai dentro de si, mas, às vezes, é egoísta. Quer dar nas vistas e não gosta de ser tratada com desigualdade. Consegue melhorar os dias dos outros, pois sabe bem o que dizer na altura certa e tem bom sentido de humor.

O Governo Deve Ter O Coração Gelado E Despartidarizar A Nomeação Dos D.G.

António Barreto, fala e com razão no perigo da lei que determina o fim dos mandatos dos directores-gerais assim que o novo Governo toma posse. Essa determinação legal é "o maior fenómeno de partidarização e corrupção política da Administração Pública.

A lei que determina que o mandato dos directores-gerais termina no dia da tomada de posse de um novo Governo é uma "vergonha nacional", António Barreto diz, ainda, que "é o maior fenómeno de partidarização e corrupção política da Administração Pública que eu conheço em qualquer país europeu".

Se o Governo não tiver coração gelado em relação a isto espatifa-se em seis meses. Com isto dentro de casa e com a população a sofrer sem perceber porquê é a receita para o desastre".(ler aqui)

Barreto tem toda a razão, mas sabemos que os directores-gerais que neste momento exercem funções, foram nomeados pelo Governo anterior. O que tem de mudar é a partidaridação destes cargos, a eleição para os mesmos deve primar pela competência e eficiência de desempenho e não mudar cada vez que o Governo muda.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Passos Induz Responsabilidade E Compromisso Ao PS


Como diz Vasco Pinto de Magalhães - Estar solto não é o mesmo que ser livre. E comprometer-se livra-nos da escravidão das fantasias e dos apetites.

Mais Alguns Legados Do Governo Anterior ...


... Que São Contributos Para As Nossas Angústias.

" Graves deficiências" na contratação de consultoras e outros Serviços do Estado.(ler aqui)

Entidade de Supervisão do Sistema Financeiro pagaram seguros de 569 familiares de trabalhadores.(leia aqui). E assim voaram mais de 1,4 Milhões de Euros.

Ausência de controlo nos negócios de sucatas por Empresas do Estado.(leia aqui) lá se foram mais 47,9 Milhões  de Euros.

Deserto


Deserto no Sul da Arábia Saudita fotografado pelo astronauta italiano Paolo Nespoli a partir da Estação Espacial Internacional.

Adaptem-se. Estes já se adaptaram ...

... Muitas Vezes É Uma Questão De Sobrevivência

Segundo o trabalho do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o cérebro das espécies associadas a meios urbanos – é 20 por cento maior do que aquelas que permanecem longe das cidades.

“As cidades são ambientes novos e complexos para a fauna e por isso representam um desafio”, comentou Alejandro González, um dos autores do estudo e investigador do CSIC na Estação Biológica de Doñana, em Espanha.
As variedades analisadas pertencem ao meio urbano e arredores de 12 cidades representativas de França e Suíça. Destas espécies, apenas 38 são capazes de se reproduzir no núcleo urbano.

“Do mesmo modo que alguns ambientes impedem a vida a diferentes espécies devido a certas características – como a salinidade e temperatura -, os meios urbanos supõem certos desafios que nem todas as aves são capazes de superar”, explica o comunicado. Entre esses desafios estão alterações na disponibilidade e variedade de alimento, nos espaços para nidificação e nos padrões de iluminação e ruído.

As cidades, as zonas que mais estão a crescer na actualidade, estarão a actuar como um filtro ecológico, já que as suas características impedem o acesso a certas espécies”, acrescentam os investigadores do estudo, que contou ainda com a participação da Universidade de Uppsala, na Suécia.

Já em Abril, um estudo de investigadores do CSIC, publicado na revista “Behavioral Ecology”, tinha concluído que as aves urbanas cantam mais tempo para assim conseguirem compensar os efeitos negativos do ruído das cidades.


Fonte:Público

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ora Nem Mais, Acertou Finalmente Na Decisão

A directora do Centro de Estudos Judiciários, Ana Luísa Geraldes, apresentou a demissão à nova ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, que aceitou o pedido de imediato, soube o SOL.

Esta É A Frase

Henrique Monteiro dizia ontem na SIC Notícias que os governadores civis que se demitiram comportaram-se como "boys".

« De facto, não estão ao serviço do Estado, não sabem o que é serviço público. Representam, com o que fizeram, o que de pior existe na política e nos partidos. Sim, foram nomeados pelo anterior Governo; sim, sabem que os governos civis vão acabar. Se estivessem ao serviço de Portugal, estariam ali a garantir a transição. Não são capazes. Com eles é que Portugal falha. Não precisamos deles para Portugal vencer a crise em que está »

Helena Garrido,J.Negócios

Nota : Depois da demissão dos governadores civis, o novo Governo decidiu colocar os secretários distritais a gerir os governos civis até à sua extinção.

O Secretário de Estado do Emprego É ...

É Pedro Martins
Economista e professor de Economia Aplicada na Faculdade de Queen Mary, Universidade de Londres.

O Solstício

O Solstício de Verão é um ritual de festa e alegria.
O Solstício marca a necessidade de encontrar segurança interna através de nossa conexão com o Espírito, o EU INTERNO, e assim nossa resposta a outras pessoas e coisas vem do coração em vez de vir de um ego inseguro.
Está na hora de despertar.
Ontem algo mudou na AR, a Presidente eleita Assunção Esteves parece trazer outra luz, dignidade discernimento, alegria e esperança de um trabalho produtivo à casa da democracia.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Governo Da Grécia ...

Passou !
Uma boa notícia, até ver.

A Esperança Na Mudança

Como diz Voltaire, a esperança é um alimento da nossa alma, ao qual se mistura sempre o veneno do medo. Porém, o medo, vem quase sempre do desconhecimento, do que nos escondem, do que desacreditamos ou desconfiamos. Quando nos falam claro, nos explicam as situações, quando temos a expectativa da possibilidade de confiar, o veneno não nos mata embora nos possa tocar.
Pelo que se passou hoje na AR, confio numa mudança. Que a crispação, o insulto 'barato', acusações repetitivas e linguagem a roçar a boçalidade, desapareçam do 'modus operandi ' do parlamento. Que discutam, proponham e trabalhem para a melhoria da situação do país. Neste momento precisamos do empenho responsável de  todos. 

Esta É A Proposta Do PSD Para Presidente Da AR ( Act.)

Assunção Esteves

Boa escolha.

Última hora: Assunção Esteves foi eleita Presidente da AR com 186 votos favoráveis.(+ de 80%)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

João Carlos P. de Sousa Fidalgo

Vítima de doença prolongada, João Carlos Fidalgo, Director do «O Setubalense» faleceu no passado sábado no Hospital S.Bernardo. ( ler aqui ) e (aqui)

sábado, 18 de junho de 2011

A Relha Ideia De Que A Antiguidade É Um Posto ...

A dúvida que mais se ouviu foi a da falta de experiência política de ministros. (...)

Que sim, mas... Falta-lhes experiência, dizem esses especialistas da ciência política que capricham na amnésia, uma vez que todos nos recordamos de lhes termos ouvido comentar: Que sim, mas... São sempre os mesmos. Referindo-se a ministros com vastas carreiras partidárias, que, por isso mesmo, não conseguiam levar por diante políticas para o povo. Ou seja: políticas libertas dos interesses partidários.

Portanto: se já percebemos que esses analistas são pau para toda a colher, resta-nos a esperança de que os novos ministros, catalogados de inexperientes, não o sejam.

A ideia de que pode haver gente nova capaz de dar um novo crédito à coisa pública é demasiado entusiasmante para ser morta à nascença pela velha e relha ideia de que a antiguidade é um posto.

Fonte:Manuel Tavares, JN

Uma coisa é certa, parece que respiramos um ar purificado de mentes caducas sempre viciadas nas mesmas teclas. Quanto ao trabalho e eficácia deste Governo, neste momento, é uma caixa ainda fechada. O modo como vão executar as medidas a que estão obrigados, a inovação que poderão trazer para contornar as maiores dificuldades e a sensibilidade e transparência com que actuarem, só mais tarde podemos avaliar - O benefício da dúvida ou melhor dizendo a esperança na mudança. Deixe-nos sonhar pelo menos durante algum tempo.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O Novo Governo

M. de Estado e das Finanças : Vitor Gaspar
M. Economia e Emprego : Álvaro Santos Pereira
M. Educação do Ensino Superior e da Ciência : Nuno Crato
M .Saúde : Paulo Macedo
M. Administração Interna : Miguel Macedo
M. de Estado e Negócios Estrangeiros : Paulo Portas
M. Justiça : Paula Teixeira da Cruz
M. Defesa : Aguiar Branco
M. Adjunto e dos Assuntos Parlamentares : Miguel Relvas
M. da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território : Assunção Cristas
M. da Solidariedade e da Segurança Social – Pedro Mota Soares
Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros – Luís Marques Guedes
Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro – Carlos Moedas
( Fonte: Público)

Notas : 1- M. Álvaro Santos Pereira : Desmitos ; 2 - Segundo o PÚBLICO apurou Francisco José Viegas ('A  Origem Das Espécies') foi convidado por Pedro Passos Coelho para Secretário de Estado da Cultura e aceitou o cargo.

Esta É A Frase

« Os senhores magistrados não só descobriram uma figura processual alternativa às buscas – a "colaboração" – como agora vão aos locais em "consulta" de documentação como quem vai ao arquivo histórico pesquisar para uma tese de mestrado. Com tanta luva de pelica não há justiça que resista. E com tanto ridículo quem é que ainda acredita que a Justiça se rege por um princípio de igualdade entre cidadãos?»

Eduardo Dâmaso,CM 

Aprendizagem ...

Ainda falta descobrir a serenidade
Ainda falta dominar a ansiedade
E aprender a esperar
Ainda me falta pacificar
Deixando o coração ficar mudo
Ainda falta aprender quase tudo


A. D.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Palpites Ou Talvez Não ...

A antiga comissária para a Saúde, Maria do Céu Machado, é apontada para ministra da Saúde, avança o DE.

Para a sua equipa são falados como secretários de Estado, a actual vice-presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, e o deputado social-democrata Luís Filipe Menezes, filho do autarca de Vila Nova de Gaia.(J i).

Eduardo Catroga deverá ser o próximo titular da pasta do super-ministério da Economia [ou Finanças?], que vai agregar as Obras Públicas, Transportes, Telecomunicações e Emprego, apurou o i.

Na Hora da Despedida ...

O motor do veiculo não era eléctrico 
José Sócrates formalizou hoje a sua despedida.(saída)
Mas, nem na hora da despedida teve mais encanto.

Mário Soares saudou a saída voluntária de José Sócrates como um “acto de bom senso”, dizendo que este “abriu a porta a dois candidatos a líder que têm a vantagem de ser pessoas inteligentes, experientes e honestas”.

Já vem tarde, há poucos dias Sócrates era fixe - pois, não admira, tudo depende do lado de onde sopra o vento ... e, o tempo não perdoa.

CEJ Aprovou Todos Com Nota Mínima - Está Errado !

A propósito do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), que anulou o exame do curso de auditores de Justiça depois de vários candidatos a juízes terem sido apanhados a copiar, mas aprovou todos com a nota mínima de 10.- Está Errado!
Não tanto pela oportunidade que tiveram de copianço , porque aprenderam bem o que o outro dizia vezes sem conta "as oportunidade", "as oportunidades", e claro aproveitaram as oportunidades .Outra coisa é a responsabilidade de quem permitiu esta oportunidade enganosa e ainda por cima anulou o exame e bem, mas admitiu  uma classificação.Complicado? Contraditório? Ética meus senhores ética, transparência e justiça na justiça é o que falta. Dizem que é fruto dos tempos - mude-se, mudem-se , mudar é preciso com urgência antes que este pandemónio entre em descalabro e vire algo muito mais complicado.

Esta É A Frase

«Dada tanta ignorância das realidades das economias contemporâneas, não admira que, confrontados com a atual crise de crescimento, os economistas se limitem a propor: "É preciso incrementar o empreenderorismo, é preciso aumentar a produtividade!" Ou seja, devolvem-nos o problema intacto, mas chamam-lhe solução»


João Pinto,J.Negócios

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Sombra da Terra Na Lua


Está a decorrer o eclipse total da Lua. Só poderá ser visto de novo em 28 de Setembro de 2015

Presságio

Ela há-de vir como um punhal silente
Cravar-se para sempre no meu peito.
Podem os deuses rir na hora presente
Que ela há-de vir como um punhal direito.
Cubram-me lutos, sordidez e chagas!
Também rubis das minhas mãos morenas!
(...)
— A coroa de ferro é cinza apenas...
E ela há-de vir a lepra que receio
E cuja sombra, aos poucos me consome.
Ela há-de vir, maior que a sede e a fome,
Ela há-de vir, a dor que ainda não veio.

Pedro Homem de Mello

O Sol Com Actividade Anormalmente Baixa E A Terra Poderá Estar A Arrefecer

... Ao contrário do que se pensava ?!
Estamos num tempo em que ninguém pode fazer conjecturas. Tudo muda de repente. Será que os jovens têm alguma razão quando vivem o hoje intensamente sem esperar pelo amanhã ?

O Sol deverá estar com uma actividade anormalmente baixa durante um longo período, o que pode diminuir a temperatura na Terra, segundo três estudos divulgados terça-feira nos Estados Unidos.
Frank Hill, director adjunto do Observatório Nacional Solar (NSO) e principal autor de um dos estudos divulgados, disse ser um fenómeno «muito excepcional e inesperado», que poderá «afectar um grande número de coisas, desde a exploração espacial ao clima terrestre».

Os astrónomos têm observado uma diminuição das manchas solares e da actividade solar perto dos pólos, o que é visto como sinais de descida da actividade do Sol.

Segundo os cientistas do Observatório Nacional Solar (NSO) e do Laboratório de Investigação da Força Aérea, se não houver enganos, o ciclo actual poderá ser o «último com uma actividade solar máxima durante várias décadas».

No passado, uma baixa actividade magnética solar prolongada coincidiu com a glaciação do planeta, com a atmosfera terrestre a arrefecer e a aumentarem as denominadas auroras boreais (tempestades magnéticas) que podem perturbar os sistemas de comunicação.

Os estudos foram divulgados na conferência anual da divisão de física solar da Sociedade Astronómica Norte-americana.
Lusa/SOL

terça-feira, 14 de junho de 2011

Os Nossos Bancos E A Dívida Grega

Segundo a Agência Financeira, a crise da dívida grega é um problema para os bancos portugueses que têm mais de 7 mil milhões de euros aplicados na Grécia, segundo os últimos dados do Banco Internacional de Pagamentos. Só em títulos de dívida helénica, a banca nacional tem quase 1.500 milhões.

O banco mais exposto é o Millennium BCP, cerca de 730 milhões de euros. Segue-se o BPI com 530 milhões e a Caixa Geral de Depósitos com 210 milhões de euros.

UE De Análise em Análise ...

... Mas, sem nenhuma conclusão.

Os ministros das Finanças da Zona Euro foram hoje incapazes de avançar nas negociações sobre uma solução para a crise grega, tendo adiado para a próxima segunda-feira um eventual compromisso sobre um novo pacote de ajuda àquele país.(ler aqui)

É um arrastar que nos preocupa muito. Estamos num período crucial da tentativa de evitarmos cairmos todos como as pedras de um dominó.

Pandora Parece Não Querer Fechar a Caixa.

Depois desta crise a confiança entre o sul da Europa e a Alemanha desapareceu. O tiroteio de culpas disparadas pela Alemanha em direcção do sul, especialmente a Espanha, por causa da E.coli, mostra que o "Club Med" é o eixo do mal para a senhora Merkel e seguidores. Os prazos asfixiantes que a Troika impôs a Portugal e ao Governo que ainda se está a formar são tão simpáticos como a lâmina de uma guilhotina. Mas o problema maior é que a Troika está a começar a considerar Portugal como uma colónia indígena. Sabemos que as reformas não seriam feitas sem uma pressão forte. Mas quando elas se transformam numa ingerência sem pudores, é porque Pandora não quer fechar a caixa.


Fernando Sobral,J.Negócios


Uma curiosidade: o que será a UE daqui a 10 anos? Ou não será?

Se Nasceu Entre 14 De Junho E 23 De Junho A Sua Cor É ...

MARRON
Pode Causar Distúrbios ...

Significa elegância, requinte e liderança. A pessoa que nasceu sob esta cor é inteligente e sabe o que está certo.
Gosta de fazer as coisas à sua maneira, mas por vezes pode causar distúrbios e menosprezar a identidade dos outros. No amor, é paciente. Quando encontra alguém que goste é difícil encontrar outra que goste ainda mais.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sentados Sobre Um Barril De Pólvora?

Algo muito grave pode estar para acontecer

Roubini, o economista que ficou conhecido por antecipar a crise financeira dos EUA e a quem muitos conhecem como 'Dr. Doom', avisou há dois dias sobre uma possível revolta nos mercados de dívida caso os Estados Unidos não consigam controlar o défice orçamental. Afirma que uma "tempestade perfeita" - crise orçamental nos Estados Unidos, abrandamento do crescimento da economia chinesa, reestruturação da dívida na Europa e estagnação económica no Japão - poderá ameaçar a retoma da economia global a partir de 2013.

Conjecturas ...

... Hoje, amanhã logo se vê.

Fernando Nobre: Pedro Passos Coelho já avançou como alternativa, na mesa das negociações com Paulo Portas, que o médico que foi cabeça-de-lista em Lisboa venha a ser o novo superministro dos Assuntos Sociais, que inclui as pastas da Saúde e da Segurança Social.

Portas: O líder do CDS, Paulo Portas, não deve ser ministro dos Negócios Estrangeiros. Segundo fontes ligadas ao processo de negociações, Passos Coelho tem insistido que Portas fique como seu vice-primeiro-ministro na Presidência do Conselho de Ministros.

Outros Nomes : Os outros dois nomes de que mais se fala para lugares cimeiros são os de Bagão Félix e Assunção Cristas, ambos conhecidos pela ligação a assuntos económicos e financeiros, mas também sociais

Fonte: CM

Bem Comportado Mas Sem Visão Do Futuro

José Rodrigues ,CM afirma e com razão que Portugal é um país desigual, com um litoral sobrelotado de gente sem trabalho e um interior despovoado e sem ninguém para trabalhar. Assim sendo, faz sentido o Presidente defender um repovoamento do interior e um regresso à terra. Faltam os incentivos para atrair pessoas e empresas ao interior desertificado e uma nova visão da agricultura, ainda tida como a arte de empobrecer alegremente.

Pois, ser bom aluno no comportamento mas sem uma visão de futuro é no que dá. Agora a tarefa é difícil, mesmo muito difícil . A maioria dos agricultores estão envelhecidos, sem  fundos para investir e sem animo para recomeçar.Os mais novos perante o panorama da nossa agricultura desinteressaram-se e procuraram outros caminhos. Para recomeçar e incentivar o regresso à terra só é possível através da inovação e de uma gestão convenientemente programada. Esta sim, seria uma oportunidade para muitos - que fossem criados cursos ou apoios técnicos que permitisse tornar rentável sustentadamente os terrenos hoje abandonados. Ou a situação se altera ou vamos continuar a   importar o que podíamos produzir, isto é, enquanto houver dinheiro.

domingo, 12 de junho de 2011

Preciso De Serenidade ...

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
A vida não para

Enquanto o tempo acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora vou na valsa
A vida é tão rara

Enquanto todo mundo espera a cura do mal
E a loucura finge que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência

O mundo vai girando cada vez mais veloz
A gente espera do mundo e o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência

Será que é o tempo que lhe falta pra perceber
Será que temos esse tempo pra perder
E quem quer saber
A vida é tão rara (Tão rara)

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Mesmo quando o corpo pede um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não para (a vida não para não)

Será que é tempo que me falta pra perceber
Será que temos esse tempo pra perder
E quem quer saber ...



L e DF

Preso Para Sempre ...

Se é feliz à custa da felicidade de outro homem,
estará preso para sempre 

Nós começamos desde muito cedo a envenenar as crianças com o veneno da competitividade. Quando um jovem sai da universidade, ele estará já completamente envenenado. Nós hipnotizámo-lo com a ideia de que ele tem de lutar com outros, que a vida é a sobrevivência do mais forte. Assim, a vida nunca pode ser uma celebração. A vida nunca poderá ter qualquer espécie de religiosidade, não pode ter algo de sagrado, tudo será mesquinho e abjecto.

Nós fazemos as coisas parecerem tão belas quanto possível, mas é só na aparência.
Os que perdem o jogo ficam zangados, ficam irados. Eles esperarão pela sua oportunidade para se vingarem e, mais tarde ou mais cedo, a oportunidade chegará.

O que quer que possua neste mundo é sempre à custa de alguém, à custa do prazer de outro, não existe outro meio. Use aquilo que precisar a cada momento, mas não seja possessivo. Não tente afirmar que é seu. Nada é seu, tudo pertence à existência.
Nós vimos de mão vazias e partimos de mãos vazias, portanto de que serve reclamar a posse de seja o que for enquanto cá estamos?
Nunca será por si mas através de si. A existência flui, você será apenas a passagem. Você deixa que aconteça; você não a impede, é tudo.

OSHO

sábado, 11 de junho de 2011

O Ataque Informático Ao FMI

Se o caso não fosse tão sério e a preocupação com o risco que implica constatarmos que hoje tudo ou quase tudo é vulnerável diria que um dia destes algumas 'carecas' podem ficar a descoberto num qualquer lugar perto de alguns.

Pois é, o Fundo Monetário Internacional (FMI), que detém vasta informação sensível sobre a situação financeira de muitos países, foi alvo de um "complexo" ataque informático recente.
O ataque informático foi revelado em informação interna do FMI circulada na quarta-feira e foi considerado "complexo" e de dimensões ainda desconhecidas.
"Trata-se de uma falha (de segurança) muito grande", disse ao "New York Times" um dos funcionários do FMI, que referiu que o ataque ocorreu ao longo dos últimos meses.

O FMI coordena os programas de resgate de Portugal, Grécia e Irlanda, tendo também em sua posse informação sensível sobre outros países, bem como outros dados que podem afetar os mercados.

Insólito ...

... Estamos a caminho de um futuro vertiginoso que não sabemos onde vai desembocar. Não conhecemos as consequências para a humanidade e para toda a vida na terra das descobertas que nos surpreendem todos os dias ; embora sejam sempre de saudar, importa pesar bem as vantagens e desvantagens da constante interferência no equilíbrio natural do meio em que vivemos.Certo é que o amanhã chega cada vez mais depressa, o ritmo de vida está a acelerar rapidamente, a questão é se teremos capacidade de nos adaptarmos à velocidade da mudança dos novos tempos ?

Este é só um exemplo :
Um laboratório argentino anunciou o nascimento da primeira vaca clonada no mundo com dois genes humanos, para produzir um equivalente do leite materno que pode proteger os bebés contra doenças e promover o seu desenvolvimento.

"A vaca clonada, 'batizada' Rosita ISA, é o primeiro bovino nascido no mundo com dois genes humanos que contêm as proteínas presentes no leite materno", segundo o Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola (INTA).
Nicolas Mucci, um dos três responsáveis pelas investigações conduzidas pelo INTA e pela Universidade Nacional de San Martin, disse à agência noticiosa francesa AFP que aquele leite protegerá os bebés e melhorará a sua absorção de ferro.

Fonte: Lusa/Visão

sexta-feira, 10 de junho de 2011

A Lucidez De António Barreto

António Barreto um homem livre que analisa  realisticamente e com lucidez a situação actual .

E diz :
(...) O facto de alguns políticos não terem dado o exemplo do sacrifício que impõem aos cidadãos. A indisponibilidade para falarem uns com os outros, para dialogar, para encontrar denominadores comuns e chegar a compromissos contrasta com a facilidade e o oportunismo com que pedem aos cidadãos esforços excepcionais e renúncias a que muitos se recusam. A crispação política é tal que se fica com a impressão de que há partidos intrusos, ideias subversivas e opiniões condenáveis. O nosso Estado democrático, tão pesado, mas ao mesmo tempo tão frágil, refém de interesses particulares, nomeadamente partidários, parece conviver mal com a liberdade. Ora, é bom recordar que, em geral, as democracias, não são derrotadas, destroem-se a si próprias!(...)

Há momentos, na história de um país, em que se exige uma especial relação política e afectiva entre o povo e os seus dirigentes. Em que é indispensável uma particular sintonia entre os cidadãos e os seus governantes. Em que é fundamental que haja um entendimento de princípio entre trabalhadores e patrões. Sem esta comunidade de cooperação e sem esta consciência do interesse comum nada é possível, nem sequer a liberdade.(...)

E mais adiante :
País desigual e contraditório, tens diante de ti a mais difícil das tarefas, a de conciliar a eficiência com a equidade, sem o que perderás a tua humanidade. Tarefa difícil. Mas possível.
(ler aqui o discurso completo)

O Homem Necessita De Se Alimentar De Sagrado

Há um novo mundo que se abre no campo da investigação e da compreensão desse grande enigma que é o homem.
Podem cometer-se muitos erros nesta abordagem mas fechar os olhos a tudo aquilo que o intelecto racional não entende, originou uma sociedade altamente permissiva à superstição, à fantasia, aos vendedores de sonhos. Não podemos jamais fazer de avestruz. O Homem necessita por instinto de se alimentar de sagrado. (Paulo Alexandre Loução, os Templários na formação de Portugal)

" Nós perdemos a capacidade de dialogar com os mitos. O problema  não está em suprimir os mitos ou a religião, mas em dialogar com os mitos, possuir um novo tipo de religião que nos una uns aos outros, que possua uma dimensão mística e sagrada da existência, a nossa consciência e a nossa racionalidade devem dialogar com essa dimensão sagrada."
(Edgar Morin)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Uma Proteína Da Pele De Sapo Pode Ser Usada Para Matar Tumores

 Uma pesquisa, liderada pelo professor Chris Shaw, da Escola de Farmácia da universidade, identificou duas proteínas nas peles dos anfíbios que podem regular o crescimento de vasos sanguíneos.
Uma proteína da pele da Phyllomedusa sauvagii (Hylidae) inibe o crescimento de vasos sanguíneos e pode ser usada para matar tumores cancerígenos.
Shaw informou que a maioria destes tumores apenas pode crescer até um certo tamanho, antes de precisarem de vasos sanguíneos fornecedores de oxigênio e nutrientes.
"Ao paralisarmos o crescimento dos vasos sanguíneos, o tumor terá menos chance de crescer e, eventualmente, vai morrer", disse. "Isto tem o potencial de transformar o câncer de doença terminal em condição crônica", acrescentou.
Na segunda-feira, os cientistas receberam o prêmio Medical Futures Innovation, em Londres. (continuar a ler aqui)

Para Os Portugueses O Que Conta É O Sabor

Um estudo, realizado pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação, revela que para mais de metade dos portugueses (53,3%), o sabor é o factor que determina a escolha dos alimentos a consumir. 

O sabor surge à frente do preço (32,9%) ou da tentativa de comer alimentos saudáveis (32,6%). Outro aspecto que também surpreendeu os investigadores foi o facto da escolha dos alimentos para conseguir controlar o peso surgir apenas como uma das variáveis mais importantes para 18,2% dos inquiridos.

Os investigadores também verificaram diferenças determinadas pelo sexo dos inquiridos, com uma “muito maior proporção de homens a referir o facto de ser outra pessoa a decidir a maior parte dos alimentos que ingere”.
Entre os factores que têm maior importância no consumo alimentar, estão ainda a rotina (29,6%), a disponibilidade dos alimentos (25,6%) ou a qualidade, aspecto mais relevante para 24% dos inquiridos. O estudo indica também que a cultura, a religião ou a etnia também determinam a escolha dos alimentos para 3,4% dos portugueses.

Fonte : Naturlink

A Vocação ... De Sócrates

Teia de espinhos 
José Sócrates poderá assumir, em breve, a função de representante de várias empresas brasileiras de topo para Portugal e toda a União Europeia – apurou o SOL junto de fontes próximas do Governo brasileiro.

A proposta de emprego já estava garantida desde a visita a Lisboa no final de Março, por ocasião do doutoramento honoris causa de Lula da Silva pela Universidade de Coimbra, Dilma terá reafirmado a Sócrates – já então primeiro-ministro demissionário – o seu empenho para que aceitasse o cargo. Agora sim, Sócrates está na sua praia, encontrou finalmente a sua vocação natural, espero que ninguém se 'pique', é preciso cuidado com os espinhos.

Nota: O desminto do minto ou  vice-versa?! : O gabinete de José Sócrates reagiu : "A notícia da primeira página do semanário "Sol", de hoje, referente ao Primeiro-ministro é uma notícia falsa".

Tristeza

Ó tristêsa das Cousas, quando é noite
Na terra e em nosso espirito!... Tristêsa
Que se anuncia em vultos de arvoredos,
Em rochas diluidas na penumbra
E soluços de vento perpassando
Na tenebrosa lividez do céu...

Ó tristêsa das Cousas! Noite morta!
Pavor! Desolação! Escura noite!
Phantastica Paisagem,
Desde o soturno espaço á fria terra
Toda vestida em sombra de amargura!

Êrma noite fechada! Nem um leve
Riso vago de estrela se adivinha...
Sómente as grossas lagrimas da chuva
Escorrem pela face do Silencio...

Repára bem na lugubre tristêsa
Da nossa velha casa abandonada

Ah, como as portas gemem e o beiraes
Têm soluços de vento...

Lá fóra, no terreiro onde brincavas,
A noite escura chora...

Ó minha alma,
Embebe-te na dôr das Cousas êrmas;
Chora tambem, consome-te, soluça.

Teixeira de Pascoaes

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Passeio Equestre ...


... Entre Pegões E Canha Esta Sexta-feira

A ligação entre Pegões e Canha a cavalo e às atrelagens perde-se no tempo. A Estrada Real que ainda existe foi a via usada por vários monarcas nas suas deslocações. Vila Viçosa, Palácio do Vidigal e o percurso da Mala Posta eram os destinos mais frequentes.
Recuperar a história é o objectivo da Escola Básica de Pegões que, no ano de 2009 realizou a sua 1ª Festa do Cavalo.


Este ano a Comissão Organizadora quis dar um passo à frente e candidatou-se junto da APA (Associação Portuguesa de Atrelagem) à realização de um derby de atrelagem a contar para a Taça Regional do Centro que se vai realizar esta sexta-feira junto à Escola Básica 2 e 3 de Pegões.O evento inclui também um passeio equestre que ligará a vila mais antiga da região, Canha, a Pegões num percurso de cerca de 16 km por antigos caminhos rurais que ainda hoje ligam várias herdades da região.

Fonte: O Setubalense

As Consequências Do Estado De Negação

Esta É A Verdade: Recessão técnica - nunca admitida e que muitos prejuízos nos vai causar por não se terem tomado medidas atempadamente.

O Eurostat anunciou hoje que a economia portuguesa voltou a contrair no primeiro trimestre de 2011, tal como já tinha acontecido nos últimos três meses de 2010. Segundo os dados divulgados hoje a queda foi de 0,7 por cento quer face ao trimestre anterior como em relação ao mesmo período de 2010 o que vem confirmar a estimativa rápida divulgada anteriormente pelo INE e a recessão ténica em Portugal.

Consequências para quem causou os malefícios ? - Nenhuma. A culpa em Portugal morre sempre solteira ou seja, a bem dizer somos todos nós que vamos pagar.

Neste Mar Escarpado Levar O Barco A Bom Porto ...


... É Uma Tarefa Gigantesca

Quem irá agora conduzir os destinos de Portugal não é quem nos governou nos últimos seis anos e contribuiu para a situação dramática a que chegámos. Porém, não tenhamos dúvidas: as dificuldades que vamos enfrentar vão ser muito maiores do que as que até aqui temos experimentado. Mesmo ciclópicas. A prova está no pedido de ajuda financeira internacional requerido pelo Governo de Sócrates: não estivesse eminente o colapso financeiro do País, a bancarrota, e ele não teria acontecido.

[Temos uma] tarefa gigantesca  pela frente. O caminho é estreito e não podemos falhar (basta-nos olhar para o estado a que chegou a Grécia…) - e, se queremos que o barco chegue a bom porto, é bom termos plena consciência que o mar ainda irá ser mais encapelado nos próximos tempos, a tempestade ainda mais aguda. A mudança chegou, mas não, ainda, a bonança - se bem que, em minha opinião, estejam reunidas, agora, as condições que a ela nos conduzam.

Fonte: Miguel Frasquilho, Negócios

A Luz Que Me Está A Faltar

É uma luz semi-negra, aquela que me invade a alma.
Peço a mim próprio para esperar. Esta não será ainda a altura certa para avançar. Convenço-me de que tenho razão. Digo, repito incessantemente: a luz há-de clarear. Um dia. Um dia!

A luz não é negra, mas falta-lhe ainda a luminosidade suficiente para me permitir ver o caminho com precisão. (...)
Cinzenta. É cinzenta a luz que me fixa o olhar neste momento. Uma luz de indecisão. De entorpecimento de músculos. Vou para todo o lado, mas não sei se avance [não sei para onde, como e em que direcção ].
Preto ou branco? O cinzento. Sem dúvida o cinzento. E o perigo? O perigo é que (...) possa escurecer ainda mais. E talvez aquele «um dia» se traduza em escuridão, em vez de clareza.

Arrisco. Venha de lá a luz. Cinzenta ou não. É luz.

Fonte: Olhar de João Sousa (adaptação) a pensar num outro João

A Liderança do PS

António Costa não é candidato à liderança do PS.
Quem possivelmente irá concorrer contra Seguro é Francisco Assis.

A frase da noite: Sócrates, na hora da despedida :  "Eu adoro-vos" ... não vi, não ouvi e não sei se foi correspondido por todos, naquele seu circuito fechado.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Um Dos Ciclos Mais Decisivo Da Existência Do PS

O Caminho de PEDRA
O PS enfrenta agora o ciclo mais decisivo da sua existência desde os tempos do PREC.
Não tem apenas de escolher um novo líder, uma nova direcção, novos protagonistas e um novo programa. Tem, sobretudo, de garantir que não vai continuar numa situação pantanosa, com Sócrates a manobrar na sombra em função dos seus interesses e ódios. Que não fica mergulhado, por interposto líder, na obsessão da propaganda e da pantomima política que foi a única herança deixada por aquele.

Eduardo Dâmaso,CM

Está na hora de uma ponderação despretenciosa e independente do que aconteceu dos últimos anos. É preciso devolver a essência do partido que já foi socialista e idealista. Não vai ser fácil 'despir'  a pele que muitos dos seus últimos dirigentes lhe grudaram, no entanto, a porta está aberta na escolha para um novo caminho,assim saibam direccioná-lo.

Se Nasceu Entre 4 De Junho e 13 De Junho A Sua Cor É ...

... Cinza
Quer Dar Nas Vistas

O cinza pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade. Se pertence a esta cor é uma pessoa atraente e muito activa. Nunca esconde os sentimentos e exterioriza tudo o que vai dentro de si, mas, às vezes, é egoísta. Quer dar nas vistas e não gosta de ser tratada com desigualdade. Consegue melhorar os dias dos outros, pois sabe bem o que dizer na altura certa e tem bom sentido de humor.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Vai Começar Tudo A Acelerar ...

Cavaco Silva pretende acelerar o processo de formação do Governo 'queimando etapas' enquanto não são publicados os resultados finais para garantir que mal estes sejam conhecidos se possa avançar com o processo de formação do próximo Governo no mais curto prazo possível. Assim, incumbiu esta segunda-feira o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, de iniciar diligências para propor "uma solução governativa que disponha de apoio parlamentar maioritário e consistente.
A partir de agora tudo vai acelerar. Previnam-se,e quem puder o melhor é começar a poupar.
Pelo menos espero que saibamos claramente para onde vai o nosso dinheirinho - sem desperdícios, sem folclore e bem objectivado.

Expectantes

Todos, com diferentes paixões, esperam - as mudanças, o insólito e, com frequência, o impossível. A imaginação trabalha, a fantasia floresce, a paciência suporta, a visão beatífica da hora de contemplação preenche as longas horas da vigília. Quando acontece ou se alcança o esperado, abrem-se todas as comportas da alegria. Mas por pouco tempo, pois a meta não é tão atraente como pode parecer, espera-nos um longo  caminho - toda a vitória, no dia imediato, tem o outro sabor, neste caso - a expectativa .

Giovanni Papini (alterado)

domingo, 5 de junho de 2011

Parabéns PSD !



PSD : 38,63 (105)
PS : 28,05 (73)
CDS : 11,74 (24)
CDU : 7,4 (16)
BE : 5,198 (8)


Faltam os consulados (4)




Parabéns Paulo Ribeiro eleito por Setúbal

Resultados Das Eleições Setúbal

 Distrito de Setúbal :
PS 27,14%  5 ;   PPD/PSD 25,15% 5 ;    PCP-PEV 19,65%  4 ;   CDS-PP 12,02%  2:     B.E. 7,03%  1
Concelho de Setúbal :
PPD/PSD 27,74%;  PS 24,99%;   PCP-PEV 15,99%;    CDS-PP 15,1%;    B.E. 7,61%
Freguesias: 
S. Julião: PPD/PSD 39,03%;    PS 20,04%;    CDS-PP 17,47%;    PCP-PEV;  9,3%;   B.E. 6,65
Anunciada: PPD/PSD 27,7%;   PS 24,93%;   CDS-PP 15,0%;  PCP-PEV 14,85%;   B.E. 8,82%
Santa Maria da Graça: PSD 32,52%;  PS 24,52% ;  CDS-PP 15,74%;  PCP-PEV 11,74%;   B.E. 7,95%
São  Simão: PPD/PSD 30,5% PS 25,6%;  CDS-PP 16,92%;   PCP-PEV 12,55%;   B.E. 6,65%
S. Sebastião: PS 26,49%;    PPD/PSD 23,8%;  PCP-PEV 17,66%;   CDS-PP 14,78%;, B.E. 8,38%
Gâmbia/...:  PS 24,89%;  PCP-PEV 24,5%;  PPD/PSD 22,68%;  CDS-PP 13,41%;   B.E. 6,11%
Sado: PCP-PEV 34,2%;   PS 29,1%;  PPD/PSD 12,97%;  CDS-PP 7,93%;  B.E. 6,57%
São Lourenço : PSD 30,18;   PS 25,1;  CDS 16,92 ; PCP, 12,55; BE 6,65


Cortesia DN

Esta É A Frase

« Não pretendo ocupar nenhum cargo político nos próximos tempos»

José Sócrates.

FIM De Cena.

Projecção Deputados

TVI ........................................RTP .....................SIC ?

PSD : 107/ 121      ........         114/104
PS : 64/78             ........          77/67
CDS : 12/28         .........          28/22
CDU : 11/20         ........           18/ 14
BE : 4/12               .......            11/ 8

Eleições Projecções

TVI ............................................................RTP ........................................................... SIC ........................

PSD : 37,7/42,5      ............................. 42/37        ..........................................      38,3/42,5        
PS :  24,4/28,8        ............................. 30/26         ..........................................     25,5/29,7                  
CDS : 10,1/13,7      ............................ 14/11         ..........................................     11,1/13,9                  
CDU : 6,2/9,4         ............................  9/7             .........................................      6,8/9                  
BE :  3,8/7              ...........................   7/5             .........................................      4,5/6,7                  

Previsão da Abstenção Às 19 Horas

RTP : Entre 39 % e 45 %
TVI : 38 % e 43 %

O Barómetro das Eleições E Do Tempo.

Até às 16 H tinham votado 41,98 %. Em 2009 à mesma hora 43,03% (+1%).

Às 12.05 H registava-se uma forte afluência às urnas no Porto.

De assinalar 2 boicotes.

A Sede do PSD de Braga foi vandalizada.

Eleições à parte : Beja encontra-se debaixo de grande tempestade: granizo, inundações, estragos.

Chamo-te ...

Chamo-Te porque tudo está ainda no princípio
E suportar é o tempo mais comprido.

Peço-Te que venhas e me dês a liberdade,
Que um só dos teus olhares me purifique e acabe.

Há muitas coisas que eu quero ver.

Peço-Te que sejas o presente.
Peço-Te que inundes tudo.
E que o teu reino antes do tempo venha.
E se derrame sobre a Terra
Em primavera feroz pricipitado


Sophia de Mello Breyner Andresen

sábado, 4 de junho de 2011

A Srª Merkel Foi Mal Informada : A Prova

É. A dita grande amiga do nosso futuro Ex- ... , foi muito mal informada. Eis a prova, aqui mais abaixo. Então, pergunto eu : Se ... somos dos mais mal pagos da UE, se trabalhamos mais, se .... pagamos impostos tão elevados, se ...,se....etc. Porque é que estamos como estamos? - Mas é claro que sabem a resposta.

Os europeus do Sul trabalham mais e às vezes durante mais tempo que os alemães, de acordo com um estudo baseado em dados da OCDE e Eurostat. Os números contrariam assim as declarações da chanceler alemã, Angela Merkel, que apontou um eventual laxismo social em Portugal, Espanha e Grécia.

«Os alemães trabalham muito menos que os europeus do Sul. E também não trabalham de forma tão intensiva», disse Patrick Artus, chefe da secção de economia do banco francês Natixis e o redactor do estudo em questão.
(ler aqui)

O que faz falta é planificação, organização, eficiência e claro transparência.

Na Pista Da E. Coli Em Restaurantes Alemães (act.)

Últimas notícias : As autoridades de saúde alemãs apontaram os rebentos de soja como a causa provável do surto da bactéria E.coli que já provocou até agora 22 mortes e centenas de infectados na Europa.
Apesar de os testes não terem mostrado de forma conclusiva que os rebentos de soja são a verdadeira causa, Hahne assegurou que “todas as indicações apontam para que seja esse vegetal” que terá originado a epidemia.(J i)

Um restaurante da cidade de Lübeck, no norte da Alemanha, pode ajudar a esclarecer a origem do surto de E. coli que causou 18 mortes no país e uma na Suécia, já que 17 pessoas adoeceram após comer nesse local, informaram neste sábado a imprensa local. "O restaurante não tem culpa nenhuma, mas é possível que a cadeia de fornecedores possa ajudar a determinar como o germe patogénico entrou em circulação", declarou o microbiólogo Werner Solbach, da Clínica Universitária de Lübeck, ao jornal "Lübecker Nachrichten".(continuar a ler)

Quando Tenho De Decidir ...

Um passo em frente
... Entre as possibilidades reais no tempo e no espaço, sei que tenho duas possibilidades. Uma já conheço e foi bem amarga, portanto, não tenho dúvidas, escolho a que ainda não 'provei '.
O amanhã não me dá medo, porque vi e senti o que foi ontem e necessito ter esperança no amanhã.
Uma pessoa é capaz de conseguir qualquer coisa se o seu entusiasmo, empenho e honestidade não tiver limites - penso eu.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sondagem (3 de Junho)

Sic, Sicn, RR, Expresso ....................................................................TVI (2/6-presencial)


PSD : 35,5  (- 0,4) ...................................................................................... 36,5
PS :    31,0  (-0,1)  ...................................................................................... 31,1
CDS : 13,0  (=)      ...................................................................................... 11,6
CDU : 8,2   (+0,4)  ...................................................................................... 7,4
BE :     6,3  (+ 0,4)  ...................................................................................... 6,0



CM,/ Aximage (entre 31/5 e 2/6 Telefónica)