domingo, 31 de julho de 2011

É Evidente Que ...

(...) O comportamento de Portas revela que o ministro dos Negócios Estrangeiros acha que tem mais peso político, neste governo, do que nos tempos de Durão ou Santana Lopes. (...) Paulo Portas permite-se fazer com Passos Coelho o que não se permitia fazer com Santana Lopes”. - Afirmou hoje Marcelo Rebelo de Sousa na TVI.

Privatização do BPN resolvida

BIC  comprou o BPN.

O banco angolano deverá pagar 40 milhões de euros pelo BPN. "A proposta de aquisição de 100% das acções do BPN pelo Banco BIC é de 40 milhões de euros", referem as Finanças em comunicado. No entanto, caso o banco apresente resultados positivos superiores a 60 milhões de euros ao final de cinco anos, será pago ao Estado "uma percentagem de 20% sobre o respectivo excedente, a título de acréscimo de preço".
O ministério refere que o "custo do Estado com o BPN, descontando do preço de venda, ascende nesta data a cerca de 2,4 mil milhões de euros". A celebração do contrato formalizando a transacção deverá ocorrer num prazo de 180 dias.
A proposta apresentada pelo BIC apenas assegura a integração de metade dos actuais colaboradores do BPN. Dos actuais 1.580, o banco angolano compromete-se a integrar 750. O Estado assume os "custos com a eventual cessação dos vínculos laborais dos trabalhadores das agências e/ou centros de empresa que venham a ser encerrados ou reestruturados num prazo máximo de 120 dias após as transmissões das acções.

Fonte: Económico

Bem ou mal, eis a questão. Esperamos para conhecer as razões da preferência .

O Esticar Da Corda Até Ao Último Dia EUA (act.)

O Senado dos EUA derrotou neste domingo (31) a proposta democrata para aumentar o tecto do endividamento do país. O plano do líder da maioria democrata, Harry Reid, teve 50 votos contra 49, quando precisava de ao menos 60 votos dos 100 senadores para avançar.
Os líderes dos dois partidos continuavam a trabalhar pelo acordo.

Reid após a votação desta tarde, afirmou : "Estamos esperançosos e confiantes de que ele poderá ser feito" e
disse aos parlamentares que fiquem nas imediações do Capitólio, sede do Congresso dos EUA, caso ele convoque outra votação.
O prazo para aprovação da elevação do tecto da dívida do governo dos EUA é a próxima terça-feira (2).
Se, até lá, o Congresso não ampliar o limite, os EUA podem ficar sem dinheiro para pagar suas dívidas: ou seja, há risco de calote - que seria o primeiro da história americana. [ o risco existe, mas é altamente improvável, é só um esticar da corda até ao último dia, penso eu]
(Fonte: Correio da Bahia)
Nota de última hora : Finalmente chegaram a acordo, hoje dia 1 de Agosto.

Os Tentáculos Da Esctita

A escrita é um polvo, um molusco versátil. Tem infinitos recursos. Escapa sempre. Abstractiza-se. Disfarça-se, adensa-se, adelgaça-se, esconde-se. Impele-se rápida. Compreende tudo: ascese, consolo íntimo, entrega; fluxos, refluxos, invasões, esvaziamentos, obstinação feroz. O seu rigor é místico. É uma infinita demanda. Perscruta o inaudito. Sideral Alice atravessa todas as portas, todos os espelhos. Cruza, descobre, inventa universos. A escrita é um fragmento do espanto, já alguém o disse.

Ana Hatherly

sábado, 30 de julho de 2011

Os Republicanos Continuam A Bater O Pé ...

... Até Quando?

Os republicanos no Senado frisaram hoje que votarão contra um plano dos democratas e apelam ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que regresse às negociações para aumentar o tecto da dívida e evitar a falha no pagamento.
Numa carta ao líder da maioria democrata Harry Reid, subscrita por 43 dos 47 senadores republicanos, os conservadores afirmam: "Escrevemos para dizer-vos que não votaremos a favor do vosso plano para o aumento do tecto da dívida para 2,4 mil milhões de dólares".(DN)

A dívida dos Estados Unidos mais do que duplicou entre 2000 e 2010, ultrapassando actualmente os 14 biliões [milhão de milhões] de dólares, quando no início da década de 2000 rondava os 5,7 biliões.

Sem um acordo no Congresso, alguns órgãos do governo poderão ter de fechar por falta de recursos a partir da próxima terça. No dia 15, há um vencimento de juros da dívida; caso o pagamento não seja feito, as agências de classificação de crédito deverão baixar o rating dos EUA, que servem de referência para vários tipos de activos nos mercados financeiros internacionais. A turbulência que isso pode provocar nos mercados globais teria consequências imprevisíveis. As informações são da Dow Jones.

De 15 Em 15 Dias? - É Um Exagero

A ideia dos debates quinzenais partiu de Sócrates, que assim quis mostrar aos portugueses que adorava o parlamento e respeitava muito os senhores deputados. (...) Tinha um estilo mais agressivo, mais tenso, não ligava à maioria das questões que lhe apresentavam e aproveitava o palco e os directos das televisões para anunciar uma ou outra medida emblemática que muitas vezes não passava disso mesmo: de um mero anúncio. É por estes debates e pelos outros que aí vêm que importa pensar muito bem no assunto e repensar o modelo. De 15 em 15 dias - é um exagero. De mês a mês seria mais razoável, com menos voltas, menos tempo, mais concentrado. (...)
Chegou a hora de a retórica barata dar lugar ao trabalho.
António Ferreira, Ji 

Não podia estar mais de acordo com esta frase. Há muito trabalho para fazer, debates na AR só para cumprir rituais não vale a pena. A Casa da Democracia deve ser prestigiada e só em casos especiais ou urgentes se justifica debates de periodicidade tão curta. Para prestar 'contas'e debater propostas é desnecessário ir ao parlamento de 15 em 15 dias. Todos os meses basta. Ao trabalho! - sem perda de tempo.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Passos Coelho Esclarece ...

Passos Coelho, em nota enviada à Agência Lusa pelo seu gabinete, especifica ter solicitado hoje esclarecimentos "por escrito" ao secretário-geral do SIRP, depois de o jornal Público ter noticiado que o anterior director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), Jorge Silva Carvalho, "transmitiu informações ao grupo Ongoing, para o qual foi contratado após ter saído das 'secretas', com autorização do então primeiro-ministro", José Sócrates.

"Do esclarecimento prestado pelo secretário-geral do SIRP resulta que a notícia carece totalmente de fundamento, uma vez que nem da parte do primeiro-ministro, nem do secretário-geral do SIRP, houve quaisquer ordens ou orientações no sentido referido pela notícia em causa", diz Passos Coelho.(Expresso online)

Mais um novelo para desembaraçar, e negro. O mais certo é que se fale muito, escreva muito, nos indignemos muito, e tudo seja esquecido daqui a pouco tempo.  
Nunca pensei viver um tempo como este. Não sabemos em quem acreditar, começamos a desconfiar de tudo e de todos.

Saiba Quais A Sétima E Oitava Bases Do DNA Descobertas Recentemente

Durante décadas, os cientistas consideraram que o DNA era composto por quatro unidades básicas - adenina, guanina, timina e citosina.

No entanto, em 2010, eles expandiram essa lista de 4 para 6.
Agora, pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriram a sétima e oitava bases do DNA.


As duas bases mais "novas" do DNA são 5-formilcitosina e 5-carboxilcitosina.
São na verdade versões da citosina que foram modificadas por proteínas Tet, entidades moleculares que se acredita terem um papel importante na demetilação (ou desmetilação) do DNA e na reprogramação das células-tronco.
A descoberta pode trazer avanços para a pesquisa com células-tronco, dando uma ideia das mudanças no DNA - como a remoção de grupos químicos através da demetilação - que poderiam reprogramar células adultas para fazê-las agir como células-tronco.


"Antes que possamos compreender a magnitude desta descoberta, temos que descobrir a função dessas novas bases," disse Yi Zhang, autor principal do estudo.
"Como essas bases representam um estado intermediário no processo de demetilação, elas podem ser importantes para a reprogramação celular e para o cancro, já que os dois envolvem a desmetilação do DNA."

Cá Está O Site Das Nomeações

Questionado pelo novo líder do PS, António José Seguro, sobre esse site prometido para haver “total transparência nas nomeações do governo”, o primeiro-ministro acenou com a novidade: desde as nove da manhã estão disponíveis as primeiras escolhas para os gabinetes governamentais.

“Ainda não estão lá as nomeações de todos os serviços, mas durante o fim-de-semana teremos a informação completa”, assinalou Passos Coelho

Zapatero Demissão ? Conferência De Imprensa às 11,30

Zapatero agendou uma conferência de imprensa para as 11.30 H. El Mundo avança que poderá haver eleições antecipadas em Novembro.

Enquanto, hoje, a agência Moody's anunciou que colocou o ‘rating' espanhol sob revisão para eventual ‘downgrade'

quinta-feira, 28 de julho de 2011

A Fome Na Somália. De Quem É A Responsabilidade?

A ONU declarou recentemente que a Somália está em estado de crise de fome e que dezenas de milhares de pessoas morreram de causas relacionadas à desnutrição no país.


Mas quem tem responsabilidade pela situação somali?


O repórter da BBC Andrew Harding fez uma lista de dez aparentes responsáveis pela situação somali, a partir de conversas com especialistas, diplomatas, autoridades somalis, agentes humanitários internacionais e algumas das próprias vítimas da fome.
A lista não inclui um agente óbvio, diz Harding: a seca, a pior dos últimos 60 anos na região-

1- Os Estados Unidos
2- O programa Mundial
3- O governo transitório federal da Somália
4- O Al-Shabab
5- A expressão"crise de fome"
6- A imprensa
7- O Quénia
8- O resto do mundo
9- As mudanças climáticas
10 - O crescimento populacional
(Pode ler aqui o desenvolvimento dos pontos acima referidos)

O Essencial E O Trivial

Um homem extravio-se no deserto. Estava moribundo quando apareceu uma caravana. Os que viajavam nela mal de aperceberam da situação do homem sedento, que penosamente pôde soltar uns gemidos pedindo auxílio- Várias pessoas correram até ao homem e rodearam-no. Agonizando, murmurou: « Água, água, por favor.» Os da caravana olharam para ele demoradamente e começaram a perguntar-se como queria aquele homem que lhe servissem a água. Preferia que fosse num cálice de cristal ou numa chávena? Num recipiente de ouro ou de prata? Talvez num copo ou queria ele bebê-la directamente dos cantis de pele dos cameleiros? Quem ali se encontrava discutia estas questões sem parar, questionando-se qual seria o recipiente mais adequado para lhe dar de beber, quando o moribundo soltou o último suspiro.

Há uma neblina na mente que distorce o entendimento e nos faz prestar atenção ao trivial e desconsiderar o essencial. Essa ofuscação da mente turva a percepção, a cognição e a reacção. Frequentemente nas nossas vidas, de forma impensada e por falta de entendimento, preocupamo-nos e ocupamo-nos do banal, descuidando o essencial, deixando-nos prender nas redes mentais da ilusão e confusão. (Ramiro Calle)

Chávez Não Tinha Razão ...

Hugo Chávez não tinha razão. Simão Bolívar, o soldado venezuelano que combateu os espanhóis a favor das independências na América Latina, não foi assassinado pelos inimigos colombianos. Teria tuberculose e o mais provável foi ter morrido envenenado pelos medicamentos da época, concluiu uma análise às suas ossadas.

Apesar desta evidência, o Presidente venezuelano, que sempre que fala ao país tem atrás de si um retrato de Simão Bolívar - diz-se seu herdeiro ideológico e rebaptizou o país, dando-lhe o nome de República Bolivariana da Venezuela.

Há anos que a oposição acusa Chávez de capitalizar apoios ligando a sua pessoa à figura de Bolívar que, na Venezuela, é a segunda personagem mais venerada - à sua frente está Jesus Cristo. (Fonte:Público)

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Ética Cientifica. Híbridos De Animais E Humanos

A Academia de Ciências Médicas da Grã-Bretanha está a pedir ao governo que estipule regras mais estritas para as pesquisas médicas envolvendo animais.
Segundo o documento, são necessárias regras mais estritas para as pesquisas que criam animais híbridos ou animais quiméricos, resultado da mistura de duas ou mais espécies, sobretudo com características humanizadas.
O grupo teme que experiências envolvendo transplante de células acabem por criar anomalias, as chamadas quimeras, como macacos com a capacidade de pensar e falar como os humanos.

O alerta ressalta o debate da questão dos limites da pesquisa científica.

Apesar de a maioria das experiências actualmente ser feita com ratos, os cientistas estão particularmente preocupados com os testes em macacos.


Na Grã-Bretanha são proibidas as investigações com macacos de grande porte como gorilas, chipanzés e orangotango. Noutros países, como os Estados Unidos, essas pesquisas são livres.

"O que tememos é que se comece a introduzir um grande número de células cerebrais humanas no cérebro de primatas e que isso, de repente, faça com os que os primatas adquiram algumas das capacidades que se consideram exclusivamente humanas, como a linguagem," diz o professor Thomas Baldwin, outro membro da academia. "Estas são possibilidades muito exploradas na ficção, mas precisamos começar a pensar nelas."
Hora de parar ?
O relatório indica três áreas particularmente "delicadas" na pesquisa com animais: a cognitiva, a de reprodução e a criação de características visuais que se percebam como humanas.
"Uma questão fundamental é se o facto de povoar o cérebro de um animal com células humanas pode resultar em um animal com capacidade cognitiva humana, a consciência, por exemplo", diz o relatório

Mas, há que pensar também nos benefícios:

Milhares de animais têm sido manipulados para expressar um gene humano ou para modelar aspectos específicos de doenças humanas. Na grande maioria dos casos, porém, eles continuam a parecer-se com sua própria espécie.
Um dos autores do relatório, o professor Christopher Shaw, do King's College, de Londres, diz que tais estudos "são extraordinariamente importantes".
A academia realça ainda que não é contrária as experiências que envolvam, por exemplo, o implante de células e tecidos humanos em animais.

No entanto, o avanço das técnicas, estão a sugerir novos temas que precisam ser urgentemente regulamentados.
Os avanços científicos actuais já permitem a criação de ratos com lesões, similares às causadas por um derrame cerebral, para que sejam depois injectadas células-tronco humanas, a fim de corrigir os danos.

Mas os avanços nas tecnologias genéticas e de células-tronco significam que, em teoria, os cientistas podem criar animais com características e comportamentos mais humanos. É sobre isso que os cientistas afirmam que é necessário uma regulamentação clara e precisa.

O Braço De Ferro Entre Bancos E Banco De Portugal. Decifremos ...

A guerra deixou de ser surda: bancos e Banco de Portugal estão em braço-de-ferro.
A polémica usa nomes técnicos mas a pergunta é simples: devem os bancos pedir capital ao Estado? A questão é vital mas ameaça tornar-se filosófica: será evitável, essa nacionalização temporária? Dificilmente.

Primeiro, os caldos de galinha: não há risco para os depositantes. E não há, precisamente, porque há dinheiro do Estado, da troika, 12 mil milhões para capitalização e 35 mil milhões para liquidez. O risco não é hoje dos depositantes. É dos accionistas. É de quem precisa de crédito.

Decifremos: (ler aqui)

Os Dias. De Que São Feitos?

De que são feitos os dias?
- De pequenos desejos,
vagarosas saudades,
silenciosas lembranças.

Entre mágoas sombrias,
momentâneos lampejos:
vagas felicidades,
inactuais esperanças.

De loucuras, de crimes,
de pecados, de glórias
- do medo que encadeia
todas essas mudanças.

Dentro deles vivemos,
dentro deles choramos,
em duros desenlaces
e em sinistras alianças...

Cecília Meireles

terça-feira, 26 de julho de 2011

Um Factor Ausente Na Avaliação Dos Professores ...

... E Que Reporto Como Muito Importante

Um dos principais factores a considerar na Avaliação dos Professores e que não vejo expresso em lado algum, é a observação comparativa entre a avaliação dos alunos propostos a exame e a avaliação resultante desse mesmos exame.

Se tiverem possibilidade de observar poderão verificar que a discrepância entre esses dois valores é mínima nos alunos provenientes de bons professores e muitas vezes enorme nos alunos oriundos da leccionação de professores que trabalham pouco ou trabalham mal. Há alunos que vão a exame com 14 valores e obtêm no exame 8 valores e até menos. Também há casos ao contrário, mas, menos frequentes, ou seja, alunos que obtêm 14 valores na avaliação de uma disciplina e no exame sobem para 17 ou 18 (neste caso pode haver excesso na exigência, o que também é negativo).
Claro, que só uma amostra significativa  no tempo e no  número (várias turmas) deve ser considerada. Mas, acreditem que é um factor muito importante que permite uma distinção entre professores na avaliação.

As Últimas Do Governo

O ministro das Finanças: sinalizou hoje no Parlamento que os descontos obrigatórios (1,5%) que os funcionários públicos fazem para a ADSE entrarão no cálculo da sobretaxa de IRS, de forma a esta classe de trabalhadores não ser prejudicada.[ Os erros devem ser reconhecidos e corrigidos. A teimosia e o orgulho irracional como já vimos anteriormente não levam a lado nenhum, ou melhor dizendo,conduz ao precipício ]

O Ministro da Saúde, Paulo Macedo: Devemos, como qualquer bom gestor, avaliar em cada momento se há vantagens em uma unidade pública ser gerida por privados sem qualquer preconceito. Agora, essa não é a nossa intenção".
"Não tenho qualquer intenção de entregar o hospital A, B ou C a uma gestão privada".

Ainda assim, atendendo ao "momento financeiro", o ministro sublinhou a necessidade "de o atravessar sem que o SNS sucumba nas suas dimensões de universalidade e qualidade", nomeadamente através da racionalização de custos e combate à fraude. [ Confio na competência e seriedade deste Ministro, tenho esperança que conseguirá 'endireitar'o SNS sem alterar a qualidade e a universalidade que é tão significativa para este país de vencimentos tão baixos.]

Fonte: Económico

Frases Que Se Impôem

"A crise revelou que os mercados pouco regulados não são justos nem estáveis. É evidente que a economia de mercado não está a funcionar como devia".
Nestas frases misturam-se factos, interpretações, planos, vidas precárias, famílias em perda, enriquecimento ilícito, tácticas políticas de curto prazo. Em última análise, uma enorme indiferença perante os 12 milhões a morrer na aridez da Somália.

"Não se pode substituir as más ideias pela ausência de ideias, é preciso trocá-las por boas ideias",

"Vai ser uma luta difícil, porque as más ideias estão assentes no discurso económico dominante, mas agora temos uma grande oportunidade para unir a ciência económica com o compromisso e a justiça social e conseguir assim uma nova economia".

Estas frases  são do Nobel da Economia Joseph E. Stiglit na Praça do Retiro em Madrid onde decorre o primeiro Fórum Social do movimento 15-M

Fonte: Ana Sousa Dias,JN

Se Nasceu Entre 26 De Junho E 4 De Agosto A Sua Cor É...

ROSA
Nunca Se Sente Satisfeito(a)

Significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo. Está sempre a dar o melhor de si e gosta de ajudar as pessoas, preocupando-se com elas. Contudo,é difícil sentir-se satisfeito(a). Tem pensamentos negativos e, tal como nos contam nos contos de fadas, aspira por um amor romântico.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Gestão Hospitalar

O ministro da Saúde quer que os hospitais e centros de saúde passem a disponibilizar mensalmente informação de gestão sobre o seu desempenho, como taxas de reinternamento ou rácio entre consultas e urgências.
o novo ministro prevê passar a disponibilizar indicadores da qualidade dos serviços, como taxas de reinternamento nos primeiros cinco dias, e o rácio entre consultas externas e urgências.

O desempenho assistencial medido pela demora média será outro dos indicadores, bem como as taxas de poupança nas rubricas de custos mais elevados, adiantou ainda fonte oficial à Lusa.

Paulo Macedo vai vincar o seu «compromisso pela sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, que encara como principal missão».(TVI)

É este o caminho. Não é possível cortar despesas 'a olho'. Só depois de uma avaliação sistemática se pode obter uma decisão  racional e evitar desperdícios. Estou convencida que tentando acabar com 'as baldas' e monitorizando os procedimentos pode haver muita poupança, o que poderá evitar grandes alterações nos benefícios do actual SNS.

Setúbal Em Festa

Foi inaugurada no passado sábado a Feira de Sant'Iago que se prolonga até 7 de Agosto.
Vão actuar mais de uma centena de artistas, poderão também visitar 210 stands, pavilhões e têm à disposição muita diversão.

Portugal É O Único A Conseguir Sacudir A Pressão Dos Mercados

As 'yields' dos títulos de dívida portuguesa descem em todas as frentes.

Portugal é o único país do grupo dos periféricos que está a conseguir sacudir a pressão dos mercados.
Já os juros da Grécia, Irlanda, Espanha e Itália estão hoje a subir na generalidade dos prazos. Isto depois de a Moody's ter colocado hoje a Grécia à beira do incumprimento. A agência de notação financeira cortou o ‘rating' grego em três níveis, para ‘Ca', um nível acima de ‘incumprimento', argumentando que o novo pacote da União Europeia para Atenas, aprovado na semana passada, implica "perdas económicas substanciais" para os credores privados.

Mas, a saga vai continuar, basta lembrar o que foi falado mas [por enquanto] não se concretizou. Na preparação da cimeira de europeia : países como a Holanda e a Finlândia, exigiram que alguns activos dos Estados resgatados fossem dados como colateral para futuras tranches de crédito e as ilhas gregas e as reservas de ouro português foram invocados como garantia de novos empréstimos. [ Se voltarem a tentar numa próxima ocasião, preparem-se para as consequências que podem ser imprevisíveis especialmente da parte dos gregos, mas com reflexos graves em toda a UE]

Fonte: Económico

domingo, 24 de julho de 2011

A Homenagem Às Vitimas Do Massacre ...

... Em Oslo, Noruega.
Tudo leva a crer que foi perpetrado por um fanático. Como todos que o são, têm a cega obediência a uma ideia, servida com zelo obstinado e muitas vezes exercem a violência para obrigar outros a segui-la e punir quem não está disposto a abraçá-la.Todo o fanatismo é condenável, seja por uma causa, um clube, uma ideia, ou qualquer outra situação, tolda sempre a consciência e o discernimento dos homens.

Esta É A Frase

«Esta Europa não passa de um rebanho sem bons pastores, que se desagrega logo que o pasto escasseia.»

Rui Moreira,JN

Opiniões Influenciadas Por Interesses

A maior parte das coisas pode ser considerada sob pontos de vista muito diferentes: interesse geral ou interesse particular, principalmente. A nossa atenção, naturalmente concentrada sob o aspecto que nos é proveitoso, impede que vejamos os outros. 


As variações de opinião obedecem, naturalmente, às variações do interesse. Em matéria política, o interesse pessoal constitui o principal factor. (...)

O interesse, sob todas as suas formas, não é somente gerador de opiniões. Aguçado por necessidades muito intensas, ele enfraquece logo a moralidade. Essas necessidades podem constituir, nas naturezas superiores, um elemento de actividade e de progresso, mas nas naturezas medíocres determinam, pelo contrário, uma acentuada degenerescência moral.

O interesse moral é freqüentemente um factor de opiniões tão poderoso quanto o interesse material. O amor-próprio ferido, por exemplo, provoca ódios intensos e todas as opiniões que dai decorrem.


Gustavo Le Bon, 'As Opiniões e as Crenças'

sábado, 23 de julho de 2011

Esta É A Frase

Portugal paternalista com os pobres, servil com os ricos, absolutamente indulgente consigo mesmo e de uma exigência sem limites para com aquele grupo a que põe ao peito a medalha da classe média mas em que na prática se incluem agregados familiares com rendimentos mensais a partir dos 2 mil euros. (...)
Tenhamos medo sim do dia em que a classe média perca não o medo mas sim a vergonha de não cumprir e ao anúncio de mais impostos responda “Assim não dá”.

Helena Matos, Público

Também pode gostar de ler : A classe média é sempre a mais penalizada.

Esta Vida É Um Sonho ...



É um sonho esta vida,
mas um sonho febril de um instante único.
Quando dele se acorda,
vê-se que tudo é só vaidade e fumo...
Oxalá fosse um sonho
bem profundo e bem longo,
um sonho que durasse até á morte!...

Gustavo Adolfo Bécquer

sexta-feira, 22 de julho de 2011

A Nuvem : CGD


Encolher despesas não é o mesmo que alargar 'compromissos' . Surgiu uma nuvem cinzenta e claro começa a pingar

O número de gestores da CGD.

O novo conselho vai ter dois presidentes (Faria de Oliveira e Agostinho de Matos). O número de membros cresce de sete para 11, mas custos com salários não aumentam.

Apesar da diminuição dos custos, este modelo contraria as orientações do governo liderado por Pedro Passos Coelho, que se comprometeu a diminuir 15% os cargos dirigentes de toda a administração pública. A criação de dois cargos de presidente, o não executivo ou chairman - que será ocupado por Faria de Oliveira -, e o executivo, surge ainda numa altura em que a Caixa está obrigada a reorientar o seu foco para a actividade bancária, saindo de outras áreas, como os seguros e as participações financeiras em empresas emblemáticas.(J i )

Desvio Colossal ? A Prova

Na sequência da confusão, sobre o 'desvio colossal ' o deputado socialista Vitalino Canas defendeu no dia 13 à tarde que o primeiro-ministro deveria ir à comissão de acompanhamento do programa da troika explicar as declarações sobre  as contas públicas.
Pois é, até podia ter dito a frase, porque todos sabemos quanto nos está a custar o legado que o Governo de Sócrates nos deixou, mas .... a VERDADE É  -  NUNCA Tal Afirmação Foi Produzida.

Passos Coelho nunca falou em "desvio colossal" e as imagens divulgadas pelo PSD via RTP confirmam a versão do ministro das Finanças. ( veja o vídeo aqui). Mais palavras menos palavras o que interessa é colocar o País a 'andar para a frente' e ir pagando o legado do despesismo.

Ouvimos E Lemos Menos O Que É De Senso Comum

Não se percebe muito bem porque é que, em vez de se reunirem em agitadas cimeiras europeias, como a de ontem, os insignes dignitários do Velho Continente não vêm passar uma semana no nosso país. Poderiam ultrapassar a crise, enclausurados em retiro, talvez no Convento da Arrábida, acompanhados de tradutores de português, a rever os conselhos dos brilhantes cérebros nacionais.

Ouvimos e lemos de tudo, menos o que é do senso comum: o maravilhoso processo europeu está a ser vítima de países que foram governados anos a fio por gente que escondeu despesas e gastou mais do que produziu. Gente essa que criou défices "robustos" e contraiu dívidas "colossais", para utilizar palavras agora muito em voga.

Existe uma grave crise europeia? Claro que sim. Mas talvez seja mais sensato começarmos por tentar resolver o nosso problema. Chama-se Portugal.

Paulo Mascarenhas, CM

quinta-feira, 21 de julho de 2011

O Balanço Do Modelo De Avaliação Dos Professores

Vinte mil avaliadores foram obrigados a avaliar 118 mil colegas num processo com os dias contados. E... foram gastas 30 mil horas por semana neste processo, o que equivale a 1250 dias no total.(ler aqui).

Só a teimosia e a prepotência de Maria de Lurdes Rodrigues e de mais alguns  'ignorantes' do funcionamento das escolas e da pedagogia que a acompanharam e aplaudiram puderam insistir tanto tempo num modelo inaplicável. Quanto dinheiro e trabalho desperdiçado por birra e ignorância.

Um novo sistema de avaliação do desempenho dos professores entrará em vigor a partir de 1 de Setembro.

Última Hora UE

A cimeira de líderes da zona euro prepara-se para adoptar um corte de juros aos países intervencionados como Portugal, Irlanda e Grécia, que pode chegar a 3,5%, e a aumentar a média das maturidades dos empréstimos de 7,5 para 15 anos.(ler aqui)

Já é alguma coisa. Vamos esperar pela confirmação.

A Classe Média É Sempre A Mais Penalizada ...

... Cá, Como Lá, E Acolá

O sucesso das políticas do governo brasileiro para tirar milhões de pessoas da pobreza na última década está a provocar o aparecimento de dois tipos opostos de classe média, afirma a reportagem publicada nesta quinta-feira pelo diário económico britânico Financial Times.
O jornal observa que os 33 milhões de brasileiros que deixaram a pobreza para integrar a nova classe média emergente foram os grandes beneficiados pelas políticas oficiais, enquanto a classe média tradicional considera que a situação no período ficou mais difícil.

O jornal comenta que 105,5 milhões dos 190 milhões de brasileiros são considerados hoje de classe média, mas que os 20 milhões da classe média tradicional, com renda mensal maior que R$ 5.174, estão “no lado perdedor”.

“Diferentemente da Índia, onde a antiga classe média beneficiou com a criação de novas indústrias e fornecimento de serviços de tecnologia da informação, muitos na classe média brasileira reclamam dos aumentos de preços, impostos, infraestrutura congestionada e mais competição por empregos”, diz a reportagem.

O jornal cita o economista da Fundação Getúlio Vargas Marcelo Neri, que se dedica a estudar a classe média, segundo o qual a renda dos 50% mais pobres cresceu 68% em termos reais nos últimos dez anos, enquanto os 10% mais ricos viram sua renda crescer somente 10% no período.

Alguns reclamam que o governo ajuda os pobres por meio de benefícios e aumentos salariais e os ricos por meio de empréstimos subsidiados para suas empresas”.
“Isso inunda a economia com dinheiro, levando à inflação, a qual o Banco Central tenta depois combater com aumentos de juros, penalizando a classe média”.(Fonte: Financial Times, via BBC Brasil)


É quase sempre assim. A pobreza combate-se invariavelmente à custa da classe média porque os ricos, esses, acabam sempre a ganhar. Não, não sou contra os ricos, quem dera que todos o fossem. Só que nesta luta inglória, ao logo dos tempos, para acabar com a pobreza, os que mais se esforçam para melhor a vida, os que se empenham em estudar mais, trabalhar e poupar quando possível, são sempre os mais penalizados.

A Questão: Gigantes Ou Anões?

Hoje é o dia em que se vão distinguir os gigantes dos anões políticos: os que têm uma visão estratégica e os que olham apenas para os pés.

O que está a suceder, neste momento, consiste em financiar países em dificuldade com dinheiro públicos para pagar aos privados. É uma transferência do risco do sector privado para o público. Paralelamente, os devedores cortam ao máximo na despesa e comprimem ainda mais o PIB. À medida que o PIB encolhe, a a insustentabilidade da dívida aumenta. Os privados têm menos incentivos para emprestar dinheiro. E os juros disparam. É um ciclo vicioso.

Se nada (...) for feito, a crise sairá muito mais cara. A zona euro vai implodir. A economia global vai ressentir-se. E nas páginas da história ficará escrita a trágica ironia de a maior zona económica do mundo ter sido dirigida por anões.

Fonte: Carlos Ferreira,J i

Dia 21 De Julho ... 2011

Réplica do lendário Templo Ártemis
Neste dia, há 365 aC Heróstrato destruiu o Templo Ártemis, uma das sete maravilhas do Mundo Antigo.

Também neste dia, mas no ano 365 Alexandria foi destruída por um terramoto.

Espero e desejo para todos nós que seja um BOM DIA. Nada de terramotos, nada de destruição, nada de fim de qualquer coisa. Que seja o princípio de uma nova esperança. Será?

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Aqui Está Uma Cidade Em Que O Lixo É Energia

Em Borás, na Suécia, a maior parte dos resíduos sólidos produzidos por cerca de 64 mil habitantes é reciclada, tratada biologicamente ou transformada em energia (biogás), que abastece a maioria das casas, estabelecimentos comerciais e a frota de 59 autocarros que integram o sistema de transporte público da cidade. (ler aqui)

Em Portugal, uma questão que naturalmente se põe em relação ao biogás, é a avaliação da sua potencial importância no contexto das energias renováveis. As áreas potenciais principais de produção de Biogás, são as do sector agropecuário, da industria agroalimentar, das ETARs municipais e dos resíduos sólidos urbanos (RSU).

Não Sabe Onde Requerer O Seu Passaporte? Veja Aqui

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, "o número de locais para requerer o passaporte passa de 27 para 319", porque "passa a ser possível fazê-lo nas conservatórias do registo civil e demais serviços em que se pode requerer o cartão do cidadão".

De acordo com o Governo, "a atribuição desta competência ao director nacional do SEF tem em consideração o desenvolvimento de uma política de segurança dos documentos de identidade e de viagem, de harmonia com as directrizes traçadas pela União Europeia e as organizações internacionais competentes".

Geração De E Do Agora

Canções e anúncios saúdam o aparecimento da «geração de agora», e psiquiatras eruditos, ao discursar acerca dos perigos presumíveis da repressão, aconselham-nos a não adiar a satisfação dos nossos prazeres. Encoraja-se a busca de recompensas imediatas.
«Estamos mais orientados para o presente», disse uma adolescente a um repórter, depois de um gigantesco festival de rock, «Devemos fazer o que queremos agora (...). Se permanecemos nalgum lado muito tempo, somos apanhados por qualquer coisa organizada (...). Por isso nunca paramos».
A espontaneidade, o equivalente pessoal da ausência de planeamento social, é elevada à categoria de virtude psicológica cardinal.
Fonte: Alvin Toffler

O Tabu Foi Vencido: EUA Desce Para AA+

Agência de notação Egan-Jones Ratings retirou o Governo dos EUA do triplo A. As razões são um nível de dívida superior a 100% do PIB, um rácio "ao nível de Portugal". Mas acha pouco provável um default da dívida soberana.

A agência de notação Egan-Jones Ratings - decidiu comunicar aos mercados a sua decisão de baixar o rating do governo federal dos Estados Unidos de AAA para AA+. Esta notação equivale a que a dívida americana continua "quase sem risco", mas é uma machadada na imagem de dívida acima de qualquer suspeita. Nem mesmo quando os Estados Unidos entraram em default restrito por três semanas em 1979 (entre 26 de abril e 10 de maio), as agências haviam tocado no triplo A. O tabu foi vencido. (continuar a ler)

terça-feira, 19 de julho de 2011

A Falência Dos Princípios, Dever Moral E Justiça


Assistimos cada vez mais à falência dos Princípios, Dever Moral e Justiça.

A consciência moral, implica que o homem ultrapasse uma dimensão meramente egoísta na sua conduta. 
" Não faças aos outros aquilo que não queres que te façam a ti " 
- Hoje poucos seguem este princípio, antes adoptam mais o " olho por olho dente por dente"

A Justiça é um termo abstracto que designa o respeito pelo direito do outro, a aplicação ou reposição do seu direito por ser maior em virtude moral ou material. Justo é aquilo que é equitativo ou consensual, adequado e legítimo.( Wikipédia) 
- Respeito pelo direito do outro ? Quem se preocupa com isso? Ou será que o sentido da palavra mudou, e hoje é mais eu tenho direito os outros têm deveres. Legitimidade? Se queremos dizer qualidades que preenchem a legitimidade requeridas pela lei, bem ... Primeiro qual lei ? A de há 12 meses, a que saiu há 4 meses ou a que vai sair? E, depois, quando estiverem preenchidos os quesitos, quando se fará justiça?

Opiniões

O antigo ministro João Cravinho culpa Sócrates pela actual situação do País e defende um governo económico para salvar o euro.

"O Governo do Partido Socialista podia ter tido uma atitude diferente. Não era preciso ser um génio para perceber, em Setembro de 2008, a seguir ao Lehman Brothers, que ia haver uma contracção de crédito brutal, que iria atingir não só as empresas como até a dívida soberana. Era, portanto, preciso reduzir esse endividamento absolutamente extraordinário. É claro que o ministro das Finanças percebeu, não tenho a menor dúvida, mas temos que ver que a teimosia do primeiro-ministro foi altamente lesiva para o país", afirma João Cravinho, em declarações à Renascença.

João Cravinho defende ainda um Governo económico único para salvar o euro. "O euro só pode subsistir se tiver atrás de si uma fortíssima componente política, traduzida na existência de uma tesouraria comum, um Governo económico e financeiro.

E acrescenta: "Hoje, quem tem a cabeça no cepo não é Papandreou, não é Portugal, não é Irlanda, é toda a União Europeia, a senhora Merkel em primeiro lugar".(via Económico)

Pois é, e ainda pedem explicações ( para além de outros, os novos mas antigos candidatos) sobre os desvios.  Antes aprovaram tudo o que o chefe mandava. Vão pedir explicações ao chefe que diga tudo de uma vez, pode ser que evite mais surpresas e ao menos possa contribuir  para um jogo de morte súbita.

Esta É A Frase

« Antigamente dizia-se que a construção europeia era como uma bicicleta: se parasse, caía. Hoje o euro está como a velha bicicleta da propaganda: se nada lhe acontecer, acaba.(...). O problema é político antes de ser económico: a Alemanha foi coagida a aceitar o euro, mas os alemães não foram convencidos da sua bondade (e, na política, o voluntarismo tem sempre um preço).»

António Figueiras,J

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Todos Os Dias Constatamos A Realidade Do Tal País Das Maravilhas ...

... E Ainda Pedem Explicações ?
Explicações devem-nos eles e muitas. Mas, disso não reza a história ...

As transferências que o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social faz para o fundo que garante o pagamento das pensões no futuro parou há quatro meses, somando menos de 1,4 milhões de euros desde Janeiro.(Público).

A rentabilidade da carteira de títulos de dívida pública detida pelo instituto que gere as poupanças da Segurança Social desceu 19,95 por cento em Maio face ao período homólogo, de acordo com os dados a que a Lusa teve acesso.

O presidente do Instituto que gere os fundos da Segurança Social apresentou este mês uma proposta que permitia a esta entidade “fugir” à compra de títulos de dívida portuguesa e apostar em títulos dos países da OCDE.

Em Vilar dos Frades ...

Existe um Sistema Defensivo com 2.500 anos .

A Cãmara de Mongadouro, em parceria com UM pretende por a descoberto nos próximos quatro anos uma antiga fortificação da Idade do Ferro.

Segundo disse à Agência Lusa o arqueólogo da UM António Dias, a antiga fortificação remonta à era pré-romana e tinha como função defender um enorme povoado existente no local onde agora as sondagens arqueológicas se realizam.
A fortificação tinha como objetivo defender uma comunidade rural que existiu junto a Vilarinho dos Galegos, com mais de 2.500 anos.(RTP)

Se Nasceu Entre 15 De Julho E 25 De Julho A Sua Cor É ...

AMARELO
Doce E Inocente

Esta cor transmite calor, luz e descontracção. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, activa - que transmite optimismo - e está associada ao Verão. Quem tem esta cor no seu nascimento significa que os outros confiam em si e lidera as reacções. Consegue tomar uma decisão certa na melhor altura. Está sempre a sonhar com uma relação muito romântica. É doce e inocente.

domingo, 17 de julho de 2011

Será Que Te Conheces A Ti Mesmo ?

Conhece a ti mesmo, soa o conselho eterno dado por Sócrates.
Se as pessoas realmente seguissem o conselho, e seguindo a sabedoria convencional, seria de presumir que você é pessoa que mais conhece a si mesmo.Certo?
Contudo, as pesquisas mostram que de facto não é assim.

Vazire e sua colega Erika N. Carlson, concluíram que, em vez de consultar a si mesmo para se conhecer melhor, é melhor perguntar a um amigo.
"Há aspectos da nossa personalidade que os outros conhecem e que nós próprios não conhecemos, e vice-versa", diz Vazire. "Para obter um quadro completo de uma personalidade, você precisa de ambas as perspectivas."
Não é que não saibamos nada sobre nós mesmos. É que o nosso entendimento é obstruído por pontos cegos, criados por nossos desejos, medos e motivações inconscientes.
E o principal desses elementos, segundo a pesquisa, é a necessidade de manter uma auto-imagem elevada - ou, se estivermos neuróticos, da nossa necessidade de manter uma auto-imagem baixa.

As pessoas não vêem as mesmas coisas sobre si mesmas que os outros vêem: por exemplo, traços de ansiedade, tais como o medo de falar em público, são óbvios para nós mesmos, mas nem sempre para os outros.
Por outro lado, criatividade, inteligência, e grosseria muitas vezes são melhor percebidas pelos outros.
Isso não ocorre só porque essas características percebidas pelos outros se manifestam publicamente, mas também porque carregam um juízo de valor, algo que tende a afectar o auto-julgamento.
E o mundo nem sempre faz a crítica mais dura a nosso respeito - os outros tendem a dar-nos notas mais altas para os nossos pontos fortes do que nós mesmos.

A Vida É Um Fluxo



« Fique atento, desperto. Verificará que tudo vem e vai, todas as coisas vêem e passam. A vida é um fluxo. A sua consciência é a única coisa que é imóvel, que é eterna. Alcançá-la é liberdade. Alcança-la é o objectivo da vida.»

OSHO

sábado, 16 de julho de 2011

Bairrão Para Cá Bairrão Para Lá ...

Bairrão, para cá, Bairrão para lá ... afinal a quem interessa esta novela, quando estamos tão preocupados com a difícil situação que estamos a viver.
E...
Porque o ser novo, que é unidade libertada no meio da confusão das coisas, não se te impõe como a solução de um enigma, mas como um apaziguamento dos litígios e uma cura dos ferimentos.( Saint-Exupéry)
Dá Tempo À Tua Vontade ...

Hoje A História Repete-se Mas Em Eco

Aumentam os receios sobre um incumprimento dos compromissos financeiros a partir de Agosto.
Obama manifestou inicialmente a intenção em reduzir a dívida norte-americana em quatro biliões de dólares nos próximos dez anos. A dívida atinge actualmente os 14,29 biliões de dólares, e continua a aumentar ao ritmo do défice orçamental, que este ano deverá atingir 1,6 biliões de dólares.E, não, os EUA não são Portugal nem a Grécia, as consequências do incumprimento são de uma dimensão incalculável.

Os adversários republicanos de Obama recusam terminar com as isenções de impostos que favorecem as classes média e alta, aprovadas no consulado do Presidente George W. Bush, e consideram que o défice deve ser apenas reduzido através do corte nas despesas.

Antes, a história repetia-se de tempos a tempos, a longo prazo. Na era da urgência e da velocidade, a história repete-se em ressonância, como um eco.

Esta É A Frase

Assis.Seguro
Deixou de haver "socialistas"? Tendo a acreditar que, pelo menos, desapareceram. Momentaneamente? É de estranhar que muitos daqueles que ainda lá estão, e cuja importância na batalha pelas liberdades não poderá ser esquecida - é de estranhar que esses que tais tenham calado a voz e cedido a vez durante os malefícios cometidos por José Sócrates. Apesar das amolgadelas, da imoralidade das condutas políticas e do albergue dado a alguns notórios malandros, o Partido Socialista deve ter, ainda, gente mais qualificada e melhor do que Seguro e Assis para ocupar o lugar de secretário-geral. Veremos o que vai acontecer. Porém, os prenúncios são tenebrosos.( O Inútil Debate)

Assisti ao debate na SIC, li a entrevista que o Sol publicou com os dois candidatos, não posso estar mais de acordo com BB.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Foi Sol De Pouca Dura ...


... Voltaram As Nuvens

A agência Moody’s reduziu o ‘rating’ de sete bancos portugueses. Cinco instituições foram colocadas na categoria de “lixo”.
Na sequência do ‘downgrade' ao ‘rating' de Portugal, as notações da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Banco Espírito Santo (BES), Espírito Santo Financial Group, Millennium bcp e Montepio Geral foram reduzidas para uma categoria considerada "lixo". Ou seja, a Moody's associa à dívida destas instituições elevada vulnerabilidade ao risco de incumprimento. As classificações da dívida do BPI e do Santander Totta também desceram mas são ainda consideradas de boa qualidade, embora com algum risco.(Económico)

A Caixa discorda e  diz : "a CGD está hoje, em todos os indicadores relevantes, numa melhor situação que, por exemplo, há dois anos" e que também por isso "discorda em absoluto" com a decisão da agência de ‘rating' norte-americana. "Teremos oportunidade de provar na prática o porquê desta discordância" e "os portugueses podem ter total confiança na CGD".

Boas Notícias

Um pouco de sol entre as nuvens
1ª - BCP, BPI, CGD, BES - Passaram nos Testes de Resistência.

2ª - Fernando Charrua
Tribunal diz que Estado cometeu acto ilícito ao afastar o funcionário sem fundamento e portanto é condenado a pagar 12.000 euros.

Parece que hoje estamos em dia Sim amanhã logo se vê.
Estamos em tempos imprevisiveis.

Ensino O Que Vai Mudar ...


... Para Já

O Estudo Acompanhado e a Área de Projecto vão ser suprimidos no 3º ciclo, já a partir do próximo ano lectivo, anunciou hoje o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.

As disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática serão reforçadas, cada uma, com 45 minutos suplementares.
No 2º ciclo também desaparece a Área de Projecto e será ajustada a carga horária de Estudo Acompanhado. Segundo Nuno Crato, as medidas adoptadas em relação a estas duas disciplinas não curriculares libertam tempo, possibilitando assim reforçar a aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática nos dois ciclos finais do ensino básico.
A próxima etapa, sem efeito no ano lectivo que se inicia em Setembro, será a revisão dos programas destas disciplinas.Os alunos do 6º ano vão passar a realizar provas finais a Matemática e Língua Portuguesa já no próximo ano lectivo.


266 escolas com menos de 21 alunos vão encerrar imediatamente, continuando no futuro a reavaliação sobre todo o processo de reorganização da rede escolar.
As unidades a encerrar foram identificadas em colaboração com as autarquias e situam-se em locais onde estão concluídos os centros escolares, segundo o ministro.
Nuno Crato afirmou que estão suspensas novas agregações de escolas, exceto "aquelas onde há acordo das respetivas autarquias. O processo voltará a ser reavaliado. a reorganização da rede escolar não significará dispensar as centenas de professores. “O princípio geral é que os professores serão reintegrados nos centros educativos mas não posso garantir que isso se vá passar em todos os casos”.

O Ministro Das Finanças ...


... Vítor Gaspar

Trata os portugueses como gente que existe e que merece uma explicação de quem governa.
Mostra trabalho, pensamento, estratégia, convicção e credibilidade. Tem um plano detalhado e um rumo.
O rumo: uma alteração estrutural e profunda, transformação, prudência e mudança.
Responde detalhadamente às perguntas dos jornalistas.
Outra coisa é saber se o plano resulta .É muito cedo para podermos avaliar.
O que sabemos mesmo é que vai doer, e muito.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Afinal A Globalização É Um Jogo De Soma Zero

... Onde Os Ganhos De Um País Só São Conseguidos À Custa Das Perdas De Outros

Esses tempos virtuosos em direcção a um mundo cada vez mais próspero e democrático parecem longínquos hoje. A crise financeira de 2008 veio despoletar a entrada na era da Ansiedade. Vivemos agora na convicção de que a globalização é, afinal de contas, um jogo de soma zero, onde os ganhos de um país só são conseguidos à custa das perdas de outros.

Os exemplos sucedem-se: Rachman lembra o consenso crescente nos EUA de que o crescimento da China é feito à custa de empregos americanos. E como a cooperação na UE tem degenerado em falta de entendimento, e crescente hostilidade. Neste declínio europeu não caímos só nós: É a própria visão europeia das relações internacionais, enquanto expoente máximo da cooperação supranacional para fazer face aos problemas globais que colhe cada vez menos apoiantes num mundo cada vez mais fragmentado.

Não é fácil viver na era da Ansiedade no país já de si mais deprimido e pessimista da UE.

 Mesmo assim, Rachman faz três propostas básicas que também nos podem inspirar a sair da crise.
A primeira é a de adoptar o slogan de resiliência empregue no Reino Unido durante a segunda Guerra mundial: "keep calm and carry on". Como ele explica, não é a primeira vez que o mundo ocidental sofre uma crise grave, e as passadas foram seguidas de grandes recuperações.
Depois, apela à liderança política. No actual quadro europeu não parece que possamos ter muita esperança nesse aspecto.
Finalmente, defende que mais do que tudo será o fortalecimento económico e a manutenção da coesão social que poderão impedir o declínio dos Estados Unidos e da Europa. É aqui que reside ainda alguma da força que cada país poderá empregar na defesa dos seus interesses. Infelizmente para nós, estamos numa posição mais frágil que muitos para responder a esta proposta.

Fonte: Maria Costa Lobo, JNegócios

As soluções não aparecem. Cada um olha para o seu próprio umbigo esquecendo que, como diz o outro, isto anda tudo ligado. Quem não anda ansioso? - Talvez o que se livrou oportunamente de tudo e anda a filosofar por outras bandas.

Os Resultados Dos Exames Ou A Realidade Depois Da Ficção

Este gráfico tem origem no DN
Os resultados dos exames nacionais do ensino básico caíram a pique este ano, com a Matemática a entrar em terreno negativo - apenas 41,7% de positivas - e Português , com 56, 4% de positivas, a obter a pior média desde 2006.(DN)

1º - Observando o gráfico verificamos que voltámos à realidade.
2º - A realidade é que os alunos portugueses estão muito mal preparados em Português e Matemática.
3º - A ficção de anos anteriores foi preparada para mostrar bons resultados e mascarar uma política educacional desastrosa.
4º - Podem alterar programas, aumentar o tempo lectivo, etc.etc. que nada vai resultar, o problema é de base.
5º - O problema está no início da escolaridade , o básico. Devia ser como o nome indica a base de formação dos alunos, em termos de aprendizagem, comportamento, hábitos de trabalho, organização e atitude. Mas, é tudo menos isto, é o laxismo, o deixa andar,o passar a mão pela cabeça e andar para a frente de qualquer maneira.
6º - A má preparação na Matemática e Português reflecte-se nas outras disciplinas.
7º - Alterar o que se passa no Básico é  essencial e deve ser prioritário. Enquanto não repensarem o Básico numa outra perspectiva os resultados pouco ou nada se vão alterar.

Como Resolver Conflitos Em Meio Escolar

Assista a este video que vale a pena. Começa por explicar em que consiste a mediação de conflitos de um modo geral para depois incidir especificamente na mediação dos conflitos que surgem a nível escolar e que por vezes não são de fácil resolução .

É só carregar neste endereço : Mediação de Conflitos em Ambiente Escolar

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Aos EUA A Moody's Só Avisa, Avisa e Avisa

Moody's coloca sob vigilância a nota 'Aaa' dos Estados Unidos.
A dívida do EUA é enorme, mas só recebe um aviso.
A dívida é quase toda da China.


A agência de notação colocou o 'rating' de 'Aaa' dos Estados Unidos sob revisão para possível 'downgrade', pela primeira vez desde 1995.
A motivar esta alteração, a Moody's aponta os receios de que a falta de consenso político em relação ao aumento do limite do endividamento dos Estados Unidos, actualmente em 14,3 biliões de dólares, conduza o país a um cenário de incumprimento. (Económico)

Última Hora

Fitch baixa 'rating' da Grécia em três níveis para « CCC. »
E agora? A UE vai continuar a afundar lentamente?

Merkel É O Sócrates Da Europa ...

... Em negação até à ruína

[Soluções avançadas não foram aprovadas], basicamente porque a Alemanha, acompanhada da França, não quer. Não apenas porque a pressão das suas opiniões públicas o dificulta. Mas também porque querem envolver os credores privados no prejuízo.

Há uma música arrepiante de Laurie Anderson, chamada "From the air", em que um comandante de um avião comunica aos passageiros, pelo intercomunicador, que o avião se vai despenhar. Com a calma de um louco, diz: "não há piloto, vamos todos cair, saltem do avião, ah, ah, ah". Esta é a imagem da Europa: os comandantes a mais estão a discutir na cauda do avião de quem é a culpa da queda, e deixaram a cabina vazia.

Obrigada, Berlusconi : Não é sadismo, é egoísmo. Egoísmo deles, que se afastam dos países resgatados como de leprosos. Egoísmo nosso, que vemos no contágio uma saída para o degredo. Com "isto" da  Itália, Portugal já não será expulso do euro. Os políticos europeus vão deixar de se comportar como homens das cavernas. E resolver o problema. (ler o artigo de Pedro Santos Guerreiro,J.Negócios)

O Melhor Do Mundo É O Moscatel De Setúbal

O Moscatel de Setúbal – Reserva 2006, da casa Venâncio Costa Lima, foi distinguido como o melhor do mundo, tendo obtido a classificação máxima entre os 210 moscatéis inscritos no concurso francês "Muscats du Monde". (ler aqui)

terça-feira, 12 de julho de 2011

Agora Calhou A Vez À Irlanda 'Lixo'

A Moody's baixou hoje em um nível a notação da Irlanda, de 'Baa3' para 'Ba1', um nível acima da nota de Portugal, mantendo o 'outlook' negativo, o que quer dizer que se podem seguir novos cortes de 'rating' em breve. As razões são as mesmas que foram evocadas para baixar o 'rating' de Portugal.

Além disso, também o facto de ser cada vez mais provável que seja exigida a participação dos investidores privados nesse pacote de apoios adicionais motivou o 'downgrade', acrescenta a agência de notação.( Económico)

Há dois anos, a Irlanda tinha a nota máxima nos seus títulos de dívida, de 'AAA'.
Isto quer dizer o quê? Que as agências financeiras parece que não prevêem coisa nenhuma, quando muito tentam a curto prazo fazer um balanço virtual momentâneo.