quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O Alto Custo De Abandonar O Euro . . .

...  Ciega otra salida a la crisis


Os líderes europeus estão a mover-se em câmera lenta e a pressão do mercado acelera. A falta de uma reacção política forte dá asas à especulação sobre a possibilidade de que a Grécia deixar o euro. A hipótese de um retorno à peseta [e ao escudo] revela um caminho cheio de armadilhas, e não um atalho.(ler aqui)

Um Mundo Estranho . . .

Nós temos necessidade de um mundo totalmente diferente, de uma educação diferente, onde não se ensine o ódio.
Nós criámos um mundo estranho! Até agora, o que nós fizemos à humanidade é realmente inacreditável: por um lado ensinamos as pessoas a odiar, por outro continuamos a falar de paz. 
Por um lado envenenamos-las, por outro dizemos-lhes que somos todos irmãos.
Falamos em irmandade, e preparamos a guerra.
Isto é pura neurose; isto não é sanidade! Até agora, o homem tem sido louco, devido a uma educação errada.
Ainda não prestámos atenção [ ao que devíamos]
Agora está na altura de o fazemos.
OHSO

Nota: Todos dizem querer salvar a Europa, mas parece que cada vez a afundam mais, não é estranho, é muito estranho.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Esta É A Frase

O caso BPN é como o fado: património imaterial. Tão imaterial que não comporta culpa e muito menos culpados. É também muito português, preparando-se para contribuir generosamente para o défice com 1,4 mil milhões de euros e deixando no desemprego 1500 trabalhadores.

Miguel Coutinho, Económico

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A Dificuldades Aguçam O Engenho . . .

Em Nova Deli a electricidade é cortada muitas vezes. Mas por lá, tudo se faz para encontrar soluções para as emergências.

Foi o caso na roda gigante. Para não perderem clientes foi movimentada pela força humana.
Que é perigoso, é. Mas, quando há dificuldades é preciso correr riscos.

Fonte: http://sorrisomails.com/

Estimulo À Poupança ?

A maioria parlamentar vai propor aumentar de 21,5% para 25% as taxas liberatórias para compensar a perda de 130 milhões de euros com as mudanças nos limites a partir do qual começam a cortar nos subsídios de Natal e férias.

Será que sabem o que andam a fazer ? - De zigue-zagues  estamos fartos.

E isto : O Estado gastou cerca de 1.000 milhões de euros entre 1993 e 2009 para financiar 14 empresas públicas com metade dessa despesa a destinar-se à Parque Expo, revela uma auditoria do Tribunal de Contas (ler aqui) - Continua tudo na mesma.

Não Se Compreende. Tem De Haver Algum Mistério

Ninguém sabe o que o mercado vai fazer amanhã. Ninguém. Muito menos gráficos e indicadores. O que a análise técnica nos dá são sinais que cada analista ou investidor utilizará à sua maneira.(Ulisses Pereira, J.N)

Esta é uma angústia que nos persegue a todos. Está tudo a desmoronar e não sabemos se a UE terá força, coragem e visão para lançar uma ancora e aguentar o 'barco'.

Como escreveu ontem no Público Teresa de Sousa, há na Europa, uma estranha cegueira colectiva que vai muito para além desta conjuntura tremenda e questiona como é que os países mais ricos do mundo, com o mais avançado modelo de integração do mundo, não conseguem perceber que se estão a auto-destruir? - na verdade não se compreende.Tem de haver algum "mistério" para tantos países desenvolvidos estejam dispostos a fundar a economia mundial.

Grito

Há alturas na vida
Em que se sente o pior
Como que uma saída
Refúgio na dor

E ao olhar para trás
Pensar no que aconteceu
O que se vê não apraz
Não gritou mas escondeu

E salta a fúria em nós
Rebenta o ser mais calado
Querer puxar pela voz
Mostrar que está revoltado

À espera o tempo a passar
A desesperar
Ganhar a coragem de gritar e gritar
(...)
Pólo Norte

domingo, 27 de novembro de 2011

Esta É A Frase

( Cavaco Silva prometeu um Portugal próspero e moderno, nada fez desgraçadamente no seu primeiro mandato para, pelo menos, garantir que Portugal não acabava na miséria)

Cavaco tenta [agora] sobressair e, com alguma sorte, apesar (de...), ascender ao estatuto de consciência e mestre da "Europa". A sua vertiginosa vaidade precisa de consolo.


Vasco Polido Valente,Público

Burlas, Suspeitas E Milhões Desaparecidos . . .

... E nada acontece ? Que Justiça é esta ? Vilanagem mais vilanagem e pelos vistos somos todos nós a pagar. Até quando? Uma coisa é percebermos que é preciso sacrifícios para recuperar o país, outra coisa é pagarmos pelos que andaram a gastar milhões indevidamente e até agora continuam à rédea solta. Ninguém  foi responsabilizado. Isto revolta - mesmo.

E aqui vai mais uma trafulhice:

Documento a que DN teve acesso revela que a empresa fornecedora das Pandur tem usado uma "metodologia própria com o propósito de sobrevalorizar as contrapartidas já executadas".
O relatório indica que os responsáveis pelo acompanhamento e pela fiscalização dos contratos não cumpriram a legislação, tendo aceitado documentos à margem da lei. Caso está a ser investigado pelo DCIAP.
Relatório revela que o Estado não recebeu sequer 10% dos 516 milhões de euros de contrapartidas previstas no contrato

O Fado Está Em Cada Um De Nós.O Fado É Património Da Humanidade. Estamos Muito Orgulhosos por isso. Obrigada Santana Lopes.

sábado, 26 de novembro de 2011

Conexão Mente-Corpo . . .

... Médicos Devem Ler Shakespeare

O jornalista Moisés de Freitas tornou-se um hit nas redes sociais com um texto que critica a visão da ciência tradicional, que encara o homem como um animal humano, sem espírito.

Agora foi a vez de um médico britânico sugerir que ler Shakespeare pode ajudar os médicos a entenderem melhor a conexão entre a mente e o corpo.
O estudo, publicado no periódico científico Medical Humanities, destaca que Shakespeare foi um mestre na descrição do fundo emocional dos sintomas físicos de seus personagens, o que pode ajudar os médicos actuais.
"Eles poderiam aprender a ser melhores médicos estudando Shakespeare. Isto é importante porque os chamados sintomas funcionais são a principal causa de consultas em clínica geral e dos encaminhamentos para especialistas," afirma o Dr. Kenneth Heaton.


Ao contrário de seus contemporâneos, Shakespeare foi um mestre em vincular os sintomas físicos com os problemas emocionais.

Vertigem e tontura são observadas em cinco personagens em "A Megera Domada", "Romeu e Julieta", "Henrique VI", "Cimbelino", e "Troilo e Créssida".
Há onze episódios de falta de ar associada com emoções extremas em "Os dois cavalheiros de Verona", "O estupro de Lucrécia", "Vénus e Adónis" e "Troilo e Créssida".
Fadiga e cansaço como resultado de mágoa ou angústia aparecem em "Hamlet", "O Mercador de Veneza", "Do jeito que você gosta", "Ricardo II" e "Henrique IV".
Distúrbios de audição em períodos de emoções intensas aparecem em "Rei Lear", "Ricardo II" e "Vida e morte do Rei João".
(Fonte:DS)

Porque É Tão Difícil Mudar ?

Porque ...
"Ninguém ousa dizer adeus aos seus próprios hábitos. Muitos suicidas detiveram-se no limiar da morte ao pensar no café onde vão todas as noites jogar a sua partida de dominó."


Balzac

Preparem-se Para O Choque Avisa Lagarde


Nenhum país está a salvo de uma eventual tempestade financeira que possa partir da Europa.
“no mundo interligado, não há nenhum lugar para se esconder” e os países da América Latina deverão tomar todas as precauções que se impõem e preparar-se para um eventual choque oriundo da Europa.

Christine Lagarde (hoje, via Ji)

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Irá Terminar O Desperdício ' À Rejeição De Peixe' ?

Numa altura em que a Política Comum das Pescas da UE está a ser sujeita a uma revisão que inclui como prioridade terminar com o desperdício associado às rejeições de peixe, que envolvem a devolução ao mar de peixe que não tenha o tamanho mínimo exigido que ultrapasse a quota de pesca ou que não pertença às espécies comercializadas, os estados Escandinavos dão um importante passo nesse sentido.

Os Ministros da Pesca da Noruega, Suécia e Dinamarca assinaram ontem uma declaração conjunta para proibir a prática das rejeições de peixe no estreito de Skagerrak a partir de 2013.
No entanto, Louize Hill da WWF alerta “a proibição das rejeições não é suficiente”, devendo ser acompanhada por responsabilização associada às capturas e por utilização de artes de pesca seletivas que diminuam as capturas de peixes de tamanho abaixo do mínimo estabelecido. (via Naturlink)

Com efeito, só no Mar do Norte cerca de 1 milhão de toneladas de peixe são lançadas borda fora porque, ou não cumprem as dimensões mínimas, ou já se excedeu a quota definida, ou porque correspondem a espécies sem valor comercial.
Trata-se de um procedimento amplamente condenável.

Acorrentados à Mesma Engrenagem

. . . Quando emperra um elo e ninguém parece ter vontade de o consertar a máquina emperra e pode ficar inoperacional.

Se a Grécia incumprir a dívida, a probabilidade de Portugal também incumprir aumenta em 30%.
A Grécia tornou-se uma fonte de risco sistémico que também está a afectar os grandes países da Zona Euro "como Itália e, inclusive, a Alemanha"
(González-Páramo, Eecutivo do BCE, via J.Negócios)

E, já agora, cá vai uma frase de Cavaco que pode reunir finalmente um consenso alargado: "A inacção da Europa está a afugentar os investidores"

É Preciso Acabar Com A Violência Contra As Mulheres

« Falta alguma sensibilidade [aos magistrados] para a gravidade da violência doméstica.»
Teresa Morais

Desde o início do ano já houve 23 mortes.
Os polícias estão a receber 83 denúncias por dia.
Mais de metade dos casos em Lisboa( 5237), Porto( 4757) e Setúbal (1762), dados de nove meses de 2009. (Fonte: Público)

É preciso que se faça justiça. Ninguém tem o direito de usar a força física ou a supremacia psicológica contra outrem.
É preciso disponibilizar todos os meios possíveis para acabar com este flagelo.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Haverá Alguma Comparação Entre A Primavera Árabe E O Caos Europeu ?

Esta é a opinião de Tim Lister,CNN :


In Europe, the consequence of bloated state spending within the straitjacket of the eurozone  the 17 countries that use the single European currency was a contradiction bound to end in tears. Former British Prime Minister John Major wrote in the Financial Times this month, "The root of the present chaos can be traced back to bad politics taking precedence over sensible economics." If the Arab protests were motivated by a "crisis of comparison," Europe's was a "crisis of entitlement" built on false expectations.

Algumas semelhanças : Elevado desemprego, crescimento lento, líderes inexperientes [ou fracos]

Uma UE Dependente De Três?

... Inaudito

Nicolas Sarkozy, declarou hoje que Paris e Berlim vão apresentar “nos próximos dias” propostas comuns de alteração dos tratados na Europa para melhorar a governação da zona euro.

“Estamos conscientes da gravidade da situação e procuramos os mesmos remédios”, declarou o presidente francês".(ler aqui)

Resta saber se os remédios vão ser só para alguns e de acordo com a sua própria conveniência.
Resta saber se vão continuar a ignorar a opinião dos outros países ou se pelo contrário irão continuar como mandantes, agora alargado a três.
Resta saber se vamos continuar a ter uma União ou uma Desunião.

Protesto Ou Barbaridade ?

Duas repartições de Finanças foram atacadas com cocktails molotov, esta quinta-feira de manhã, em Lisboa. A primeira situação aconteceu na rua Amelia Rey Colaço, em Benfica, pelas 08h25. Poucos minutos depois, uma lata de tinta foi lançada na repartição da avenida general Rossadas. Em Alvalade, o arremesso de um engenho incendiário partiu a montra da repartição de Finanças.
Esta é para já a ocorrência mais grave, em dia de paralisação geral. Ao que o CM apurou, os agentes da PSP estão a ser mobilizados para outras repartições de Finanças, dada a probabilidade de acontecer mais ocorrências do género. A Polícia Judiciária já foi chamada aos locais. (CM)

Enquanto muitos portugueses estão a fazer sacrifícios para ajudar o país a sair do sufoco em que se encontra, outros estão mais interessados em destruir o que ainda podemos usufruir. Assim se vê como há quem não respeite nada nem ninguém e só pense obter o que querem pela força porque o respeito pelos outros e a democracia  não lhes interessam nada. 


A Fitch baixou hoje a notação da dívida de Portugal (de BBB - para BB+ ). É a segunda agência a fazê-lo hoje

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O Alarme A Soar Por Essa Europa Fora . . .

Esta manhã a Alemanha foi ao mercado e só conseguiu colocar 60% da dívida pretendida, no leilão com menos procura desde 1999. Marc Ostwald. do Monument Securities, em Londres, classificou a operação como "um completo desastre". Também hoje os investidores ficaram a saber que a produção industrial alemã caiu mais do que o esperado pelo segundo mês consecutivo, devido à quebra das exportações.

Consequência : A moeda única europeia perde terreno contra as principais divisas do mundo, depois do insucesso da emissão de dívida alemã.
O euro perdia 1,19% para 1,334 dólares, a maior queda em duas semanas.( Económico)

Santuário Rupestre Odemira

Santuários rupestres da Rocha da Hera, um abrigo rochoso com arte rupestre pré-histórica na freguesia de Santa Maria, e à Maceirinha, um santuário rupestre rural do período romano, na freguesia de S. Luís.

Rocha da Hera é a designação local de uma parede rochosa coberta por um manto daquela planta, sob o qual em 2000 foi identificado uma pequena cavidade ou abrigo com um conjunto de gravuras rupestres, o abrigo, também chamado "porta dos mouros" está associado a lendas locais.

Situa-se na margem esquerda do barranco da Tamanqueira. Em meandro importo pelo contorno de um cerro de topo aplanado onde se situa (a 150m do abrigo) uma necrópole de cistas, presumivelmente da idade do Bronze. O abrigo tem forma de uma fenda vertical na base da falésia de xisto, escavada 2m acima do leito da ribeira, sendo o interior um espaço concoidal com cerca de 1,80m de profundidade e 0,8 m de altura máxima. Não obstante o estado fragmentsário das superfícies rochossa do interior do abrigo, foram aí detectadas gravuras obtidas por finas incisões no xisto, em paineis situados no tecto e parede lateral vertical. Destacam-se, entre figuras geométricas, duas representações antropomórficas, em painel central no tecto do abrigo.

E já agora se quer conhecer a lenda leia aqui.

Quer Conhecer O 'Ranking' Dos Melhores E Piores Ministros Das Finanças?

Ora leia:
Mais uma vez, o Financial Times volta a publicar o seu “ranking” para avaliar quem são os melhores - e os piores – ministros das Finanças, considerando um universo um pouco bizarro: 19 países da UE (que integra 27), 13 dos quais pertencentes ao euro (num total de 17).
Eis os critérios:
A classificação decorre da ponderação de três critérios: o político, assente em opiniões recolhidas pelo jornal junto de sete economistas internacionais que julgaram três atributos (conhecimento dos assuntos, impacto das suas opiniões no palco europeu, e eficácia interna); o económico (que combina sete indicadores, entre os quais a recuperação do PIB desde a crise de 2008 e a evolução do défice e dívida públicos); e, por fim, o critério da credibilidade, que o FT assume poder medir-se pela evolução das “yields” da dívida pública a dez anos.

E qual a classificação do Ministro das Finanças de Portugal ?
É o 12º melhor. Está à frente da sua ainda colega espanhola, do francês, do italiano e do grego. Deve a sua boa classificação às qualidades e conhecimento que lhe reconhecem. Se dependesse só se si, Gaspar seria o 5º melhor ministro europeu. O contexto do país é o que puxa para trás. (ler aqui)

A dúvida : o nosso ministro é bom ou mesmo muito bom a conter a dívida, resta saber se este caminho nos vai tirar do atoleiro ou se morreremos da cura - mas isso ninguém sabe. A previsão é difícil, não depende só do que fazemos por cá, os de lá têm-nos na mão,. Só podemos ser livres quando reduzirmos a nossa dívida, até lá tudo pode acontecer. Penso que a ideia do Ministro das Finanças é tentar o mais depressa possível reverter a situação, à custa de um enorme 'aperto' restritivo para libertar-nos o mais rapidamente possível desta enorme asfixia. Falta saber por quanto tempo nós vamos aguentar.

Sem Verdade E Sem Consequência : Inconsequente . . .

O PGR ordena - [mais um] um "inquérito urgente" para apurar responsabilidades na fuga de informação no caso da detenção de Duarte Lima e do seu filho foi ordenado esta tarde pelo procurador-geral da República.(Público)

Suponho que este Sr.Procurador deve estar quase a bater o recorde da abertura de inquéritos.
E a verdade? Onde está que não a encontro?
E as consequências? Quando as conheceremos?
Se não sabemos a verdade, se ignoramos as consequências, só podemos deduzir - inconsequente.

Ou então anda voando à roda de demasiados ninhos   . . . que não são para ser encontrados.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sócrates E Vara Vara E Sócrates

Foram validadas escutas de duas conversas em que é possível constatar como se mexem os cordelinhos entre amigalhaços.

«As conversas, que vão ser agora ouvidas em tribunal, foram interceptadas a 18 e 19 de Junho de 2009.
Na primeira, o ex-ministro do PS aborda a demissão ou manutenção de um alto dirgente da CP, mais concretamente o presidente da empresa, ao falar com Francisco Bandeira, administrador da CGD. Armando Vara informa que vai mandar sms ao ex-primeiro-ministro a interceder pelo gestor.
A segunda conversa envolve Armando Vara e o próprio presidente da CP, Cardoso Reis, onde já dá conta que José Sócrates ia "mandar parar tudo". (DN

E é assim que uns vão subindo à custa dos que não têm outro remédio senão pagar. E, pois claro, que era verdade (para eles) quando diziam viver no país das maravilhas.

Esta É A Frase

«A maioria dos políticos não é corrupta, mas [lá que] existem casos de «negociatas» [há] em que os políticos chegam com «malas da Linda de Suza e voltam ricos».

Medina Carreira,TVI 24

Os Carimbos São Marcas Do Nosso Tempo

Faça favor de cuidar da sua mensagem e não da minha. A minha foi, é só para dizer «cuide da sua», porque essa é que tem importância. E a mensagem será vossa na medida em que for o mais diferente possível da minha, ou de qualquer outra. Senão, para quê duplicados no mundo? Não é preciso. Para isso é que inventaram os carimbos. Eu não sou um carimbo de ninguém.
Agostinho da Silva

Pois é, mas na verdade, cada vez mais surgem grupos carimbados . A maior parte das ideias são repetidas até à exaustão por cada grupo que possuí o mesmo carimbo. Alguns há décadas e décadas, outros que parecem ser novos carimbos, unem reivindicações e não ideias, não têm conteúdo objectivo útil, não têm uma mensagem, uma nova ideia um novo caminho, só o nome e a exigência dos direitos que os une. Não estaremos cá para ver, ouvir e ler o modo como os historiadores do século XXII vão analisar este conturbado início do século XXI. Aparentemente parece que estamos embrulhados uns com os outros, sem ideias individuais ou globais importantes. É preciso rasgar o embrulho e tomar um rumo, que obviamente, já não será a nível local mas a nível global.

domingo, 20 de novembro de 2011

Pela Segunda Vez Neutrinos Mais Rápidos Do Que A Luz

Desta feita, do CERN foram disparados feixes de protões de apenas três nanossegundos, muito mais curtos do que na primeira experiência. É que, da primeira vez, alguns eram muito mais longos do que os 60 nanossegundos que os neutrinos pareciam levar de vantagem sobre a velocidade da luz, e isso poderia produzir erros na leitura da sequência com que os neutrinos atingiam o detector Opera instalado em Gran Sasso.

Na nova experiência, produziram-se muito menos detecções de neutrinos — apenas 20, em comparação com as 15 mil de análises anteriores. Mas isto possibilitou medições muito mais precisas.
“As medições parecem-nos robustas. Recebemos muitas críticas, mas conseguimos lidar com a maior parte elas”, disse ao site da revista "New Scientist" Luca Stanco, do Instituto de Física Nacional de Física Nuclear, em Pádua, que opera o laboratório de Gran Sasso. (ler aqui)

E cá vamos nós a caminho de outras dimensões. Será ?

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Símbolos Misteriosos No Deserto . . .

. . . De Gobi


Imagens do Google Maps revelaram uma matriz de estruturas misteriosas e padrões gravados na superfície do deserto de Gobi na China. Os meios de comunicação  -  têm especulado que podem ser armas de testes chineses locais, indicadores de calibração de satélite, mapas de ruas de Washington, DC, e Nova York, ou mesmo mensagens para (ou de) alienígenas.


Acontece que parece que eles são  utilizados para calibrar satélites de espionagem da China -  é o que diz Jonathon Hill, um técnico de pesquisa e responsável pela planificação da missão no Centro de V. Espacial Mars Universidade Estadual do Arizona, que opera muitas das câmaras utilizadas durante as missões da NASA Mars. Colina trabalha com imagens da superfície marciana, tiradas por sondas e satélites, bem como dados de instrumentos em órbita da Terra da NASA.
Alinha de 65 metros de largura branca que compõem as redes da China não são feitas de metal reflexivo como muitos sites de notícias têm sugerido. " Têm lacunas onde elas se cruzam com alguns canais de drenagem natural e as próprias linhas não são perfeitamente preenchidas, têm muitas estrias e cobertura desigual. Eu acho que é seguro dizer que estes são uma espécie de tinta", disse Hill, observando que, se fossem feitos de pó branco ou de giz, o vento teria causado alterações. 
Será assim, não será ? - Eis a questão
Fonte: SPACE

Só Faltava Mais Esta . . .

A Moody's cortou o rating dos Açores de Ba3 para B1, o que revela uma violenta despromoção de cinco níveis na qualidade de crédito da região. Os Açores ficam assim com a quinto pior classificação possível na escala da agência de rating.
Em comunicado, a empresa diz que o outlook (perspectivas de evolução do rating) continuam a ser negativas, o que significa que está a preparar um novo corte.

A dívida directa e indirecta líquida da região está estimada em cerca de 237% das receitas operacionais regionais. Este valor estava em 165% em 2007.
Nem a Madeira foi tão mal tratada de uma só vez.

Fonte: dinheirovivo 

Esta É A Frase

Provavelmente, com a excepção da Alemanha, governar já não é a acção de moldagem activa do curso dos acontecimentos, mas uma mera e defensiva adaptação às vagas sucessivas, como quem navega num veleiro sacudido pela tempestade. Um dos sinais das velas rasgadas reside na dificuldade de o nosso Governo acertar num registo comunicacional coerente.

Viriato Soromenho,DN

Veja O Que É. Veja O Que Não É.

Veja o que é. Veja  o que não é.
Siga o verdadeiro caminho

Os conhecimentos que provêm dos outros causam grandes decepções, porque você começa a sentir como se soubesse - e esse 'como se' é um grande 'como se'.
A verdade liberta, a crença aprisiona. A verdade liberta porque tem de ser sua; tem de ser uma experiência interior, um encontro com aquilo que é.

OSHO

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O Cerne Da Discórdia França/Alemanha

O que a França quer é um BCE mais activo, ainda que na rectaguarda. O que a Alemanha não quer é que, por portas travessas, se ponha um banco central a imprimir moeda e a gerar inflação para financiar Governos laxistas. Os expedientes para alavancar o Fundo Europeu de Estabilidade estão no cerne da mais recente discórdia.

'Como isto anda tudo ligado', vamos lá ver se a Alemanha não acabará por ser vitima do balancear entre a verdade, a consequência e a sua 'estreiteza de vistas'

Se quiser saber :
Por que é que se fala de 'alavancagem' ?
Como é que se vai fazer  ' o milagre dos peixes' ?
Porque é que o BCE ficou fora de uma solução mais robusta ?
E o que o BCE pode por hora fazer ?
(Leia aqui)

Há Quem Fale Como Um Anjo, Se Vista Como Um Anjo . . . Mas . . .


Mas nem tudo o que parece é . . .
Segundo o DN apurou, Duarte Lima foi detido esta manhã pela Polícia Judiciária na sua casa em Lisboa e vai ser ouvido no Tribunal Central de Investigação Criminal pelo juiz Carlos Alexandre. O caso está relacionado com uma investigação ao BPN por alegados crimes de fraude.

Ainda de acordo com o que o DN, Pedro Lima, filho do ex-deputado, e um advogado, também foram detidos no âmbito do mesmo processo. Neste momento, de acordo com a SIC, decorrem buscas em Lisboa, Porto e Algarve. Segundo a estação de Carnaxide, a Polícia Judiciária dará uma conferência de imprensa às 13h00.
Na base desta detenção estará o alegado envolvimento de Duarte Lima num negócio imobiliário de terrenos em Oeiras que envolveu um empréstimo de cerca de 44 milhões de euros ao BPN.

Mais uma vez os 'ditados' se cumprem:

"Quem muito quer muito perde" e é mesmo assim : "tanto vai o cântaro à fonte que um dia se despedaça"
Mas isto agora não interessa nada, o que é preciso é que se faça justiça e que estes e todos os que de algum modo prejudiquem outrem em beneficio próprio sejam punidos e bem punidos.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Sim Foi Um Luxo . . .

... Hoje na SicNotícias

Ouvir mais uma vez o pensamento de António Barreto e Medeiros Ferreira. São diferentes no ser e no estar. Mas, a liberdade, a democracia, o sentido de justiça tem sido e continua a ser um caminho comum no percurso nas suas vidas.

Certo É Que Tudo São Incertezas . . .

Mas, do mal a menos. Por enquanto navegamos no eixo, ainda não descarrilámos.
Fica a esperança que os sacrifícios valham para alguma coisa, não há maior desespero que constatar que o nosso dinheiro que tanto custa a ganhar seja mal gasto.

E cá vai o ponto da situação neste momento:

A economia ainda está a recuar. Nesse sentido, o pior ainda está para vir”, afirmou Thomsen. O dinamarquês lembrou os problemas de competitividade da economia portuguesa e lembrou que os ajustamentos nunca são fáceis de fazer.

Contudo, afirmou-se “confiante” numa “luz ao fundo do túnel”. “No princípio de 2012, a economia deve começar a crescer, mantemos essa expectativa”, afirmou. Uma recuperação depois de dois anos em que o PIB deve cair 1,9 e 3%, segundo as previsões mais recentes da  CE

Em relação às “folgas” orçamentais que têm estado na ordem do dia, Thomsen apenas disse que a missão não encontrou nenhuma margem de manobra no Orçamento para 2012.( JN)

A Doença Está A Alastrar Já Não Chega O Resgate É Preciso Um Programa De Salvação

A doença está a chegar ao coração da Europa, ao suposto grupo dos Estados sérios e bem comportados financeiramente. França, Espanha, Bélgica e Áustria parecem ser os senhores que se seguem. Estes novos dados mostram que a doença está a alastrar. A crise da dívida soberana deixou de ser um problema apenas dos PIGS - os gastadores irresponsáveis da periferia - para ser um problema de toda a Europa. Começa a ser uma evidência que entra pelos olhos dentro: não há um plano de resgate adaptável a alguns países, tem que haver um programa de salvação para toda a Europa.desta vez não é Portugal, Grécia, Irlanda ou Itália que estão perfilados à frente do pelotão de fuzilamento dos investidores de dívida .(continuar a ler).

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Se Bem Pergunto . . .

Será que é desta vez que acabam as manobras dilatórias?
Ver para crer.

A Resposta A Paulo Campos . . .

"Foi governante durante os últimos seis anos" e que enquanto tal "tomou um conjunto de decisões que comprometem o futuro do país" e ainda "as próximas gerações" e por isso, "ainda está em fase de ser avaliado" e não "em fase de proferir sentenças".


Luís Campos Ferreira

E O Espaço Público Srs. Presidentes?

De cada vez que chove um pouco mais, rompem condutas de saneamento e inundam-se as vias. Isto porque a prioridade das políticas, na generalidade das câmaras portuguesas, não passa pelo espaço público.

Não há planos integrados que prevejam a reconstrução de cada rua ao fim de trinta anos ou a substituição total do pavimento em cada oito anos, tal como previsto em qualquer manual de boas práticas.
Também não se contempla a limpeza periódica das condutas de águas pluviais nem as mais elementares intervenções de manutenção. (CM)


Pois é, importante importante são as obras de fachada que leve a 'assinatura' do preponente para mais tarde recordar mesmo que não sirvam as verdadeiras necessidades dos munícipes. Não nos devemos admirar assim tanto, eles apenas seguiram as pisadas dos 'chefes' que nos governavam - a fotografia das inaugurações não falhava, a posteridade estava assegurada.

À Espera Que Amadureça . . .

A Comissão Europeia vai apresentar no próximo dia 23 de Novembro as suas propostas para a criação de obrigações europeias – os chamados eurobonds, os títulos de dívida pública conjuntos dos países que partilham a moeda única.


MAS, Durão Barroso reconhece que as condições políticas para aprovação da ideia ainda não estão amadurecidas.


Fonte: RR


E nós, pá ? Até quando podemos aguentar ?

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Merkel E O Seu Partido Entreabrem A Porta . . .

... De Saída
O Partido de Merkel abre a porta para saídas da moeda única, sem terem de abandonar a União Europeia.
A proposta foi hoje aprovada no congresso do partido em Leipzig. Agora tem que ser aprovada na coligação e depois na Europa.(ler aqui)
As portas vão-se entreabrindo e lá fora está escuro, frio, e até conseguimos sentir as pedras de granizo a baterem-nos nos ombros.

União, Desunião,  União,  Desunião .........

Há Silêncios Que Valem Mais Que Mil Palavras . . .

O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, saiu esta segunda-feira, da audiência com o primeiro-ministro, sem prestar declarações.
Em causa estão mil milhões de euros - podem ter sido obras, mas que é obra é - para todos nós.

Esta É A Frase

Se banqueiros e políticos pensam arregimentar a opinião pública, podem desenganar-se: ela está e vai estar contra ambos. Por isso, ambos vão ter de embainhar as espadas e retirar as canetas para iniciar um processo de cooperação. Dependem demasiado uns dos outros para matarem sem morrer. Afinal, quando anda muita gente alucinada a dar gritos de cabeça perdida, só há uma maneira de ser ouvido: falar baixinho.

Pedro Santos Guerreiro, J.Negócios

domingo, 13 de novembro de 2011

O Mundo Procura Mas Não Encontra . . .

... Onde Cravar o primeiro pilar de uma ponte no caminho para um futuro melhor.


De Mal a pior? Ou há cura? Com europeus do norte e do sul cada vez mais desgarrados uns dos outros e americanos entalados entre um banana na Casa Branca que não sabe usar os dons que tem e fundamentalistas da fé e do mercado cuja ignorância assusta (nenhum dos candidatos a candidato republicano à presidência em 2012 admite aumentar qualquer imposto e um dos dois à frente nas sondagens não sabia que a China tinha armas nucleares), o mundo não encontra fixe onde cravar o primeiro pilar de uma ponte que levasse a futuro melhor. (José Cutileiro, Expresso)


Pois é, como dizia Einstein : "O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."

Esta É A Frase

« Os líderes que estão a emergir da crise europeia, incluindo Passos Coelho, bem podem esforçar-se, que, sem poção mágica, não chegam lá.»

Martim Avillez Figueiredo, Expresso via Público

sábado, 12 de novembro de 2011

O Labirinto . . .



Tudo depende do que somos e do que queremos ou podemos ser.

Sabia Que Existe Formação Em Engenharia Natural ?

A Engenharia Natural teve origem como disciplina, no período compreendido entre o final do séc. XIX e início do séc. XX, na Europa central e alpina, sobretudo na Alemanha, Áustria (onde nasceu H. M. Schiechtl, "pai" da Engenharia Natural moderna) e Suiça.
O seu campo de actuação abrange uma temática diversificada como, o revestimento vegetal de uma área degradada, a consolidação de taludes e a estabilização de encostas, a defesa das margens de cursos de água, a protecção dunar, entre outros.

A exigência de proteger os recursos naturais e restaurar as funcionalidades ecológicas do território, constitui actualmente um imperativo para a compatibilização dos usos e das actividades humanas com o equilíbrio dinâmico dos sistemas naturais

Uma vez que constitui uma realidade com uma ténue expressão prática a nível nacional (embora constitua área de estudo de algumas formações académicas, principalmente da Licenciatura em Engenharia Biofísica leccionada na Universidade de Évora), é extremamente relevante a divulgação das potencialidades da Engenharia Natural, como uma tendência alternativa e inovadora de intervir em quaisquer projectos que tenham o espaço como objecto de trabalho.
A sua raíz multi-interdisciplinar estabelece o território como um sistema, impondo a todos os que nele operam, uma visão oposta ao sectarismo e uma convergência das várias correntes científicas, de modo a solucionar as diferentes questões de uma forma competente e sustentada.
Por estas razões, constituiu-se recentemente a Associação Portuguesa de Engenharia Natural (APENA - www.apena.pt), vocacionada para a partilha do conhecimento nos diferentes domínios de acção e aberta a um diálogo que se pretende activo e evolutivo. ( Fonte: Naturlink)

Acaso, Destino Ou . . .


... Coincidência ?


Podemos muito bem, se for esse o nosso desejo, vaguear sem destino pelo vasto mundo do acaso. Que é como quem diz, sem raízes, exactamente da mesma maneira que a semente alada de certas plantas esvoaça ao sabor da brisa primaveril.
E, contudo, não faltará ao mesmo tempo quem negue a existência daquilo a que se convencionou chamar o destino. O que está feito, feito está, o que tem se ser tem muita força e por aí fora. Por outras palavras, quer queiramos quer não, a nossa existência resume-se a uma sucessão de instantes passageiros aprisionados entre o «tudo» que ficou para trás e o «nada» que temos pela frente. Decididamente, neste mundo não há lugar para as coincidências nem para as probabilidades.



Haruki Murakami

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Hoje 11-11-11 às 11.11 Arrancou O Porgene

...  Projecto nacional de sequenciação e análise do genoma humano pela 1ª vez em Portugal, no Biocant.

O arranque do projecto decorreu hoje, dia 11 de Novembro de 2011, às 11.11 horas, no Biocant. A sequenciação será realizada com o apoio científico-técnico da Critical Software e da Universidade de Coimbra através do Centro de Física Computacional, que gere o maior supercomputador português.

Os benefícios deste projecto, realizado a partir da experiência da Critical Software em sistemas informáticos de segurança crítica, e com os meios científico-tecnológicos do Biocant e da Universidade de Coimbra, serão alargados ao maior número possível de cidadãos nacionais, estando previstas parcerias com unidades de saúde nacionais. A consulta à Base de Dados só poderá ser feita por um clínico devidamente habilitado e com o consentimento informado do indivíduo. O Instituto de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra assegura o devido acompanhamento e enquadramento legal.

Isto É Mesmo Verdade . . .

Portugal "não é amigo da iniciativa privada", "não gosta da propriedade, nem do investimento", afirma António Barreto, que se diz chocado com esta situação já há "muitos anos". Ou melhor, os portugueses gostam da sua propriedade privada, não gostam é da dos outros, assegura.

António Barreto, (continuar a ler)

E isto também :


A UE é hoje uma “fonte inesgotável de frustração, desapontamento e recriminação”. “Permitiu a especulação financeira e os ataques às dívidas soberanas. Não se ocupa da coesão”. A coesão era a “grande prioridade há pouco anos”, mas “falhou”. Não há nem coesão nem solidariedade, há “interesses nacionais”. Os países que estão em crise são, precisamente, os “países da coesão”: Portugal, Espanha, Grécia, Irlanda e Itália. Não existe cidadania europeia, “é uma ficção".
António Barreto,DN


...  Perspectivas, caro Tiago. O certo é que temos liberdade de pensar de divergir de comentar e de dizer o que nos vai na alma. ( Ai, se estivessemos numa ditadura como seria? )

Esta É A Frase

A União Europeia parece hoje uma ópera de Wagner, de onde foram retirados todos os deuses, todas as ninfas, todos os heróis, todos os gigantes, e apenas restaram os anões.

Viriato Soromenho Marques

Problemas, Problemas, E Mais Problemas . . .

«Se o conhecimento pode trazer problemas, não é sendo ignorante que poderemos solucioná-los.»

Issac Assimoy

E agora cá vai mais um problema :

Portugal está em vias de falhar a meta do défice público em 2013, avisou ontem a Comissão Europeia. Para que tal não aconteça, Bruxelas exige mais sacrifícios: 3500 milhões de euros em medidas de austeridade novas nesse ano. Pelo menos um terço terá de vir dos impostos para não quebrar a regra-mestra da consolidação orçamental. Os restantes dois terços devem vir de cortes na despesa, que terão assim de ser mais fundos do que o previsto. (DN,Economia)

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Depois Da Grécia E Da Itália, A França ?

Le Monde na primeira página, dá ênfase ao aumento persistente do prémio de risco francês a 10 anos, que na terça-feira atingiu o recorde de 148 pontos base e agora tem continuado a aumentar para 165, o máximo desde 1997. Em maio passado, os números mantinham-se estáveis à volta dos 35 pontos percentuais, mas tudo mudou de figura, a partir de Setembro e não parou mais de crescer. 






A impressão entre os analistas é que, se a pressão está a crescer sobre a dívida italiana e espanhola, a França entrará rapidamente na linha de fogo, dada a sua alta exposição às dívidas desses países. "Roma tem a maior dívida da zona do euro, o que explica falar de risco sistémico", disse Cyril REGNAT AFP, analista da Natixis. "É também a dívida mais líquida, e os bancos e seguradoras franceses são os mais expostos." Durante a crise, muitos bancos e seguradoras franceses têm vendido títulos de dívida grega, portuguesa e italiana para comprar irlandesa, que parecia muito mais seguro. Só o BNP Paribas tem agora 24.000 .(ler aqui)


Adeus Euro ??

O Risco É Real

«Se a Itália cair, toda a situação é diferente. Toda a União Europeia fica em risco. Pode haver rearranjos mas não se sabe quais. Podem ser esses», reconheceu o eurodeputado, adiantando: «a Europa é uma bicicleta. Se pararmos a um dado momento, ela cai».

Quando P.Rangel fala em 'esses' refere-se ao risco de ser criado um «novo muro de Berlim» para separar duas categorias de Europa [que] tem por trás «a ambição de algumas pessoas de Estados que têm hoje performances económicas razoáveis que querem uma Zona Euro só com aqueles que são capazes de cumprir critérios apertados». (ler aqui artigo completo)

Solidariedade, previsibilidade, liderança responsável não limitada a cada quintal e visão de futuro - é preciso. Isto se querem mesmo resistir aos enormes blocos económicos que estão a progredir e que são constituidos pelos países emergentes.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Demitiram-se No Finalmente . . .

... Do grupo de trabalho para definição do conceito de serviço público : O jornalista Francisco Sarsfield Cabral, o jurista João Amaral e a professora universitária Felisbela Lopes.

Quer conhecer as razões ? - leia aqui
As conclusões serão entregues nos próximos dias ao ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.

Quer saber quem ficou? - António Ribeiro Cristóvão, Eduardo Cintra Torres, José Manuel Fernandes, Manuel José Damásio, Manuel Villaverde Cabral e Manuela Franco.

A conclusão? -  Fica à vontade do freguês ...

Puro Vandalismo : 'Ciclone' De Pedras Dirigidas A Vidraças No Montalvão

Uma dezena de grandes vidros, quer das entradas de prédios, quer de estabelecimentos comerciais, no bairro do Montalvão em Setúbal foram estilhaçados à pedrada este fim-de-semana, em duas madrugadas consecutivas.
Explicação ? -  não há - puro vandalismo. Destruir por destruir, porque em nenhum dos casos há indício dos meliantes terem entrado no interior dos espaços privados.(ler aqui)

Uma Radioterapia que Poderá Eliminar O Cancro

Uma radioterapia que pode eliminar o cancro numa única sessão, mesmo com o tumor já espalhado, estará em breve disponível em Portugal, através de uma máquina quase única no mundo que ficará instalada na Fundação Champalimaud .
O equipamento, que a Fundação receberá ainda este ano, permitirá fazer radioterapia de dose única, tratamento que requer um elevado nível de precisão e que poderá ser feito em poucos minutos e sem qualquer toxicidade para o doente, segundo explicou em entrevista agência Lusa o oncologista Carlo Greco. (continuar a ler)

Esperamos que realmente o resultado seja o previsível e que pelo menos a minimização do sofrimento de muitos doentes oncológicos seja possível. Sejam quais forem os resultados verificáveis, é de louvar mais um passo no caminho da cura de uma doença cada vez mais devastadora e que Portugal seja pioneiro neste caminho.

Asteróide Passou Perto Da Terra


Um asteróide do tamanho de um quarteirão de uma cidade, passou dentro da órbita da lua hoje (08 de Novembro), num sobrevoo raro que marcou a maior aproximação à Terra de uma rocha espacial em 35 anos.
O asteróide 2005 YU55 passou a  201.700 milhas (324600 km) da Terra  a 18:28 EST (2328 GMT) esta terça à noite antes de acelerar de novo para o espaço profundo, a cerca de 29,000 mph (46.700 kph).
A rocha do espaço tem de cerca de 1.300 pés (400 metros) de largura. Um asteróide deste tamanho desde 1976 que não passava tão perto da terra e só voltará a acontecer em 2028.
Apesar disso, nunca houve qualquer perigo do 2005 YU55  chocar com a Terra hoje. (Fonte: Space.com)

terça-feira, 8 de novembro de 2011

E Esta Hein ?

Cada vez mais amarrados ...

Portugal poderá ter de pagar uma multa de 170 milhões de euros por apresentar uma taxa de desemprego superior a 10% se os ministros das Finanças da União Europeia aprovarem os plano de sanções aos países com desequilíbrios macroeconómicos. E não só ... (continuar a ler)

Não Há Alternativas . . .

... Está Dito

Miguel Relvas deu indicações de que o Executivo fecha a porta à principal reivindicação da direcção de António     José Seguro: "Não há alternativas"

É Sábio Olhar Para Trás ...

É sábio olhar para trás, pois é avaliando a tortuosidade das nossas pegadas, que poderemos garantir um caminho recto para o futuro.


(Autor desconhecido)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Faculdade De Medicina Do Porto Vai Iniciar Um Projecto Pioneiro Na Cura Da Dermatite Atópica

A ideia de criar roupa que pudesse ajudar no tratamento da dermatite atópica surgiu em 2007, tendo envolvido numa primeira fase o Serviço e Laboratório de Imunologia da FMUP, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, o Centro de Nanotecnologia e Materiais Inteligentes, o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal e a Faculdade de Farmácia do Porto.
No decurso de desenvolvimento deste projecto inovador foi criado um tecido de algodão orgânico especial, impregnado de quitosano, um componente antimicrobiano e cicratizante utilizado ainda em tratamentos de queimaduras e feridas cirúrgicas.
Os têxteis biofuncionais (matérias que actuam biologicamente na pele humana) são um área inovadora da Medicina. Um 'pijama curativo' a utilizar no estudo foi desenvolvido pela Crispim e Abreu, uma empresa têxtil de Guimarães. A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUO) vai iniciar um projeto pioneiro, intitulado "2nd Dermis" (segunda pele), na cura da dermatite atópica. (pode continuar a ler aqui)

Ainda Andam Por Aí Algumas 'Vacas Sagradas'

É o velho aparelho autárquico cheio de vacas sagradas a ditar a sua vontade e a impor os seus ditames. O país está falido, as pessoas estão mais pobres, mas os senhores que controlam as máquinas partidárias do PSD e do PS continuam firmes na sua luta para gastarem o dinheiro que já não há para matar a fome e a doença a muita gente. A cereja em cima da estrumeira aconteceu quinta-feira. Os dirigentes da poderosa Associação Nacional de Municípios aterraram em S. Bento, depois de terem andado a fazer umas queixinhas em Belém, para uma importante reunião com Passos Coelho, Vítor Gaspar, o duro e austero ministro das Finanças, e Miguel Relvas, o ministro da tutela. O resultado não podia ter sido melhor para os Ruas desta terrinha e o pior possível para um governo que começa a perder autoridade. As câmaras podem manter os actuais níveis de endividamento. A redução para os 62,5 % já era. Porca miséria.
(Fonte:A.Ribeiro Ferreira Ji )


Se já é difícil suportarmos na 'pele' a austeridade que julgávamos necessária para sair do sufoco em que nos envolveram, mais difícil será compreender se começarem por aí a aparecer 'vacas sagradas' que poderão sujar o que estamos a tentar contribuir para limpar.

A Aptidão, O Querer E O Agir ...

No reino da Natureza dominam o movimento e o agir. 
No reino da liberdade dominam a aptidão e o querer. 
O movimento é perpétuo e, sendo favoráveis as circunstâncias, manifesta-se necessariamente nos fenómenos. As aptidões, desenvolvendo-se embora em correspondência com a Natureza, têm contudo que ser postas em exercício por parte da vontade para poderem elevar-se gradualmente. É por isso que nunca temos no exercício livre da vontade a mesma certeza que temos na autonomia do agir natural; este último é qualquer coisa que se produz a si mesma enquanto que o primeiro é produzido.



O exercício da vontade, para ser perfeito e eficaz, tem que se adequar: no plano moral, à consciência - a uma consciência sem erro.


Wolfgang Van Goethe

domingo, 6 de novembro de 2011

Sem Verdade Não Há Credibilidade

Hoje concordei plenamente com a análise do professor Marcelo Rebelo de Sousa. - o que nem sempre acontece. Até na problemática do OE. Das duas uma, ou estavam a pedir-nos sacrifícios desnecessários ou o Governo deverá explicar muito bem explicadinho  caso opte por não suprimir um dos subsídios que diziam ser imprescindível.
É claro, que se isso acontecer, fico contente, porque era uma das atingidas - e muito. No entanto, não compreendo. Porquê ? - porque o Ministro das Finanças dramatizou ao ponto de ameaçar com uma imensidade de despedimentos. É preciso que nos esclareçam, e bem, porque de troca-tintas estamos todos fartos. Sacrifícios sim, os necessários para recuperar o país e para que os mais fragilizados não fiquem sem protecção.  Com uma condição muito importante - Falem Verdade.

Porto É O Quarto Melhor Destino ...

... Do Mundo Para 2012

Elogiando a beleza da cidade e a competitividade dos seus preços, a Lonely Planet elogia a beleza da cidade e a competitividade dos seus preços. Chama-lhe "cidade encantadora", realça a "atmosfera das suas ruas estreitas" e indica "praças estilo vila e edifícios enfeitados de azulejos", dando também destaque ao vinho do Porto.

"Está ligada à maior parte da Europa através de companhias aéreas de baixo custo", acrescenta o trabalho que destaca ainda os alojamento a preços acessíveis com vista para o Douro, visitas de barco à Afurada, viagens de elétrico e a proximidade com o Alto Douro, bem como os cruzeiros até lá.

A lista de 10 destinos inclui ainda o nordeste dos Estados Unidos (Nova Iorque, Boston e Wahington), o Japão, Tadjiquistao, Lesoto, Iquitos (Peru), San Francisco (Estados Unidos), Ohrid (Macedónia), delta do Mekong (Vietname) e Mérida (México)

Lusa/ Destak

sábado, 5 de novembro de 2011

Reflexão

Esta É A Frase

«A UE já teve melhores dias económicos. Financeira e monetariamente, anda, literalmente, aos papéis. Internacionalmente, o seu peso diminui, e, pior do que isso, o seu próprio prestígio declina. Só lhe sobra assim o recurso à legitimação democrática dos seus Estados-membros para se fazer e refazer. Salvaguardar este espaço de liberdade e de democracia é ainda o maior recurso político para o futuro. É o verdadeiro santuário da UE.»

Medeiros Ferreira,CM

A Inveja Será Uma Característica Marcante Dos Portugueses?

"É tão natural destruir o que não se pode possuir, negar o que não se compreende, insultar o que se inveja."
Balzac

Para o filósofo, José Gil, a inveja, que tem imensas estratégias, não é uma relação puramente psicológica, é mais do que isso: trata-se de um sistema que tem autonomia e vive em meios fechados, que cria entraves àqueles que têm ideias, iniciativas e empreendimentos.

Gil admite que "não é uma característica portuguesa, antes um dos sentimentos mais espalhados pelo mundo. Simplesmente acontece que em Portugal a inveja tem uma força tal porque nós somos uma sociedade fechada. E quando as sociedades se fecham, tudo se concentra, tudo se paralisa, tudo se adensa e não respira. Uma universidade é um antro de inveja em qualquer parte do mundo, seja nos Estados Unidos, em França ou na Inglaterra. Mas vimos cá para fora e respiramos ar puro. Em Portugal não, sai-se cá para dentro e não para fora", refere, defendendo, por isso, que a inveja está em toda a parte no País.

Fonte: José Gil na apresentação do seu livro em 2005, "O Medo de Existir"

Veja Aqui As Freguesias Que O Seu Concelho Vai Perder

Setúbal perde três freguesias : Setúbal (Nossa Senhora Da Anunciada) 13.532 Setúbal (Santa Maria Da Graça) 7.600 Setúbal (São Julião) .
Veja aqui as freguesias que o seu concelho vai perder.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Não. Não São Os Trabalhadores Que Trabalham Pouco

Não os trabalhadores portugueses não trabalham pouco, certos governantes é que transformaram o país numa roleta russa. Quanto mais nos endividávamos mais eles desbaratavam. Era a Economia em movimento -diziam, era o optimismo que movia moinhos de vento, era, era, agora é que é  - chegou a conta para pagar. Ou pagamos ou falimos irremediavelmente, sem direito a direitos e só com deveres.

Aqui vai um só exemplo, entre muitos, de alguns dos contributos :
Os 230 Mil contratos públicos celebrados com recurso a ajuste directo, desde Agosto de 2008, soma cerca de sete mil milhões de euros, fora IVA (valor apurado pelo SOL a partir do portal www.base.gov.pt.). Ou seja, foram efectuados 200 por dia, com acordos protegidos pelo segredo de Estado.


Agora o cenário mudou e ... o que está perante nós é muito negro:

Em sete meses, Portugal já recebeu metade da verba dos 78 mil milhões de euros do programa de assistência. Se Portugal passar esta segunda revisão, irá receber a partir de 15 de Dezembro mais 8 mil milhões de euros.
Portugal poderá pagar, entre este ano e 2014, cerca de 7 mil milhões de euros em juros, encargos e comissões pelo empréstimo. De 2015 a 2019, a factura irá continuar.

O Estado somos todos nós é dos nossos bolsos que sairá o que temos de pagar pela irresponsabilidade de uns e pelo laxismo de outros que permitiram que a situação se arrastasse .

Não Se Pode Reduzir Tudo À Razão

Era esposa do mais badalado cientista do país. Certo dia, começou a chorar desconsoladamente e, ao vê -la, o marido disse-lhe:
         - Mulher, pára de chorar. Não sabes que as lágrimas nada mais são que muco, fósforo, água e sal ?
         A mulher olhou para ele com uma expressão entre o irónica e o desencantada, e disse:
         - Ah, as lágrimas são só e apenas isso !

Não se pode reduzir tudo à razão; há muitas coisas inacessíveis ao entendimento lógico. O cientifico é sábio na sua área mas, no seu âmbito, o místico sabe muito mais. Um científico poeta compreenderá os poetas; um científico que não o é, raramente entenderá como a alma do poeta fica angustiada enquanto espera a inspiração sublime que o levará a escrever o poema. A ciência, quando é construtiva e quando posta ao serviço das criaturas, tem um papel muito importante Ma mesmo assim é limitada. Há outra ciência muito mais antiga e mais elevada, que é a do espírito, e que nos traz outro tipo de conforto: o anímico


Ramiro Calle

1ª Página Do Sol

Afinal ele anda por aí ... mas ... não conseguiu o que queria.
O PS vai abster-se na votação do OE

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cooperação Ou Predação?

A China possui reservas internacionais colossais, da ordem de US$ 3,2 triliões. O país já teria, segundo estimativas de economistas, US$ 500 bilhões em títulos da dívida de países europeus, como Grécia, Portugal, Irlanda e Espanha.
Antes de chegar a França, para a reunião do G20, Jin disse esperar "convencer a União Europeia a reconhecer a China como uma economia de mercado", disse o líder chinês na Áustria.
Se a China obtiver esse estatuto junto à Organização Mundial do Comércio, poderá exportar mais facilmente. A União Europeia é o principal importador de produtos chineses e representa 20% do total das vendas externas do país.
A China poderia exigir em contrapartida que a Europa pare de criticar o país por manter sua moeda, o yuan, desvalorizada artificialmente, o que favorece suas exportações.
A ajuda da China à Grécia no ano passado já havia provocado críticas em países europeus, que não viram com bons olhos os chineses comprando activos a preços baixos e se apropriando de sectores de infra-estrutura do país, como o contrato de concessão de 3,3 biliões de euros para explorar o porto de Pireu.

A estratégia da China seria criar uma rede de portos, ferrovias e centros logísticos para distribuir seus produtos em todo o continente.
"Não há uma agenda escondida e o desejo de colonizar a Europa. Antes de tudo, a China vai agir em função de seus próprios interesses", diz a economista Mary-Françoise Renard, do Instituto de Pesquisas sobre a Economia Chinesa (Idrec, na sigla em francês).

Analistas afirmam que há um interesse mútuo entre europeus e chineses para que a zona do euro não desmorone.
A indústria chinesa seria afectada pela redução drástica da demanda europeia e isso teria repercussões sobre o crescimento da China, que já está sofrendo desaceleração, dizem os especialista.

BBC Brasil,O Temor de Colonização às Avessas

Estamos a pagar pelos nossos erros, e continuaremos a pagar a um preço ainda mais elevado a falta de visão desta Zona Euro. Uma Nova Era está a chegar e as perspectivas não são as melhores. Os anjos estão de costas voltadas para esta Europa. Uma coisa é certa - acima de tudo e todos é preciso que sejamos nós próprios a tentar fazer tudo o que possamos para nos voltarmos a erguer. O próximo ano vai ser terrível, muita gente irá precisar de ajuda, muitos outros vão ter de mudar de vida - vai ser preciso muita, mas mesmo muita coragem, porque irá ser uma luta que não sabemos quando terminará.

Novo Fôlego?

O BCE anunciou que a sua principal taxa de juro, que define os custos das principais operações de refinanciamento no Eurosistema, vai descer em 25 pontos base, de 1,5% para 1,25%. A alteração entra em vigor no dia 9 de Novembro.(Público)

A TV britânica BBC dá conta de que Papandreou planeia apresentar a sua renúncia nas próximas horas, devido aos pedidos dos membros de seu partido para que deixe o cargo e permita a criação de um governo de união.

Entretanto os Ministros da UE  dão um ultimato à Grécia: A Grécia deveria aceitar o resgate europeu ou deixar de usar a moeda comum na sua economia.

O tempo urge, resta a esperança de um novo fôlego - a ocorrer, chegará a tempo? 

O Que Está Em 'Jogo' No Sentido De Voto Do PS?

... Credibilidade e Responsabilidade

Tantas dúvidas, porquê? Se a aprovação do Orçamento do Estado para 2012 está garantida pela maioria parlamentar PSD/CDS, porque é que o sentido de voto do PS é importante? (ler aqui)

Como já dizia Montaigne, a integridade é a capacidade de se assumir a responsabilidade pelos actos. E a responsabilidade, por sua vez, é o vínculo que liga a nossa palavra e os nossos actos, bem como as nossas opções e as suas consequências. Sem responsabilidade não há integridade e, sem esta, a credibilidade esfuma-se.