quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sabia Que O Cérebro Da Mulher Grávida Se Altera ?

Steve  Gribben

O corpo e a mente da mulher transformam-se com a gravidez. A principal diferença é o tamanho da barriga que cresce à medida que o bebé também cresce, no entanto depois de dar à luz verifica-se que o cérebro das mamãs aumenta ligeiramente. 

O neurocientista Pilyoung Kim publicou um artigo sobre as alterações anatómicas no cérebro da mulher que deu recentemente à luz e concluiu que as alterações longitudinais verificadas no pós-parto se devem às alterações hormonais após o nascimento do bebé.
A discreta alteração no cérebro da mulher é suficiente para modificar comportamentos e aumentar a motivação. A área favorecida por esse ligeiro incremento abrange o raciocínio, a motivação e as emoções, aspetos relacionados com a necessidade de contribuir para o cuidado e desenvolvimento da criança.

Para chegar à afirmação de que o cérebro da mulher grávida sofre alteração no tamanho, o neurocientista realizou ressonâncias magnéticas em 19 mães: uma nas primeiras semanas após o parto, e a segunda entre o terceiro e quarto mês após o nascimento.

Estes exames revelaram aumento no volume de massa cinzenta em várias partes do cérebro, incluindo o hipotálamo (área associada à motivação e sentimento maternal), o lobo parietal (integração sensorial) e o córtex pré-frontal (raciocínio e julgamento).
Essa pesquisa também é importante para que se estudem estratégias contra a depressão pós-parto, onde, segundo os cientistas, as áreas do cérebro ao invés de aumentarem, sofrem reduções

Sem comentários: