sábado, 25 de fevereiro de 2012

As Pessoas Religiosas Serão Psicologicamente Mais Ajustadas ?


... Eis a questão

As pesquisas psicológicas têm constatado que as pessoas religiosas sentem-se melhor consigo mesmas, com uma tendência a uma auto-estima social mais elevada e um melhor ajustamento psicológico do que os não-crentes.
Mas um novo estudo descobriu que isso só é verdade nas sociedades que dão um valor elevado à religião.
E isso levou-os a uma pesquisa internacional, cobrindo vários países da Europa.

As pessoas que participaram no estudo vivem em 11 países europeus diferentes, que vão desde a Suécia, o país menos religioso do planeta, até a devotamente católica Polónia. [ Polónia ou Polônia? - à brasileira]
Eles utilizaram as respostas das pessoas para descobrir como eram os religiosos dos diferentes países e, fizeram a comparação.

Na média, os crentes só têm os benefícios psicológicos de serem religiosos  quando vivem num país que valoriza a religiosidade.

Em países onde a maioria das pessoas não são religiosas, as pessoas religiosas não têm maior auto-estima do que os não-crentes.
"Nós acreditamos que você só dá palmadinhas nas próprias costas por ser religioso se viver num sistema social que valoriza a religiosidade," diz Jochen Gebauer, da Universidade Humboldt (Alemanha).
Assim, uma pessoa muito religiosa pode ter elevada auto-estima social na religiosa Polónia, mas não na não-religiosa Suécia. (DS)



Sem comentários: