terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Sabe Qual A Importância Dos Exoesqueletos No Trabalho E Na Saúde ?

O que o exoesqueleto faz é aumentar a capacidade do operário para transportar pesos. podendo aumentar a duração do trabalho, ou seja, é o exoesqueleto que faz o esforço, ele tem de fazer depois a operação ao nível do pormenor, a carga quem transporta é o exoesqueleto e não o próprio." Garante Jorge Martins, investigador do Instituto Superior Técnico


Ao ajudar o homem a transportar pesos, o exoesqueleto é um perfeito aliado da área militar. Os soldados vestem fatos robóticos especiais que garantem uma maior capacidade de carga, mobilidade e autonomia. Um conjunto de sensores espalhados por este esqueleto externo electromecânico, reveste o corpo e os membros dos soldados tornando-os quase invencíveis.

Na saúde, o exoesqueleto poderá revolucionar determinadas áreas ao conseguir devolver capacidades motoras a pessoas com paralisias. Em Portugal, no Instituto Superior Técnico, estão a ser desenvolvidos exoesqueletos para corrigir e melhorar as funções de um determinado membro do corpo, e de uma forma geral, ajudar doentes com lesões na espinal medula.

Todos estes projectos ainda estão ainda a ser desenvolvidos, mas poderão no futuro tornar, verdadeiramente, o ser humano numa espécie de super-homem. (Fonte: Expresso)

Sem comentários: