sexta-feira, 25 de maio de 2012

Merkel Finalmente Começou A Pensar No Crescimento ...

Alemanha tem um plano de 6 pontos para dinamizar o crescimento dos países mais vulneráveis.

Além da redução de impostos e da liberalização dos mercados de trabalho, os países em maiores dificuldades deverão criar sociedades fiduciárias ou fundos de privatização, para privatizar empresas estatais, segundo o modelo seguido pela Alemanha para privatizar as empresas públicas da Alemanha de Leste após a reunificação, em 1990, revela ainda o «Der Spiegel», na sua edição electrónica. (aqui)

O modelo é antigo, podemos discordar em vários pontos, mas, terem acordado para a urgente necessidade de crescimento para além do rigor das contas dos países vulneráveis, já é alguma coisa. Está aberto o caminho para uma discussão que pode abanar o marasmo e conduzir a um volte-face nesta Europa estilhaçada, ansiosa, que vive com medo do futuro.

Mas, há mais : Merkel left open a potential compromise on debt sharing in the euro area as Italian Prime Minister Mario Monti said he can help bring Germany round to acting in Europe’s “common good.” (aqui)

1 comentário:

Anónimo disse...

O pior é que ninguém encontrou ainda uma saída viável.Muita conversa, muita reunião mas União é outra coisa.Continuam todos a puxar a brasa à sua sardinha - esta é que é a verdade.mfm