terça-feira, 3 de julho de 2012

Radicalismo Permanece No Séc. XXI

Desde sábado que o grupo islamita armado Ansar Dine, está a destruir património com mais de quinhentos anos em Timbuktu, classificados como património mundial da humanidade pela Unesco, desde 2004.

De acordo com um porta-voz da facção islâmica citado pelo jornal "The Independent", eles não reconhecem a autoridade nem das Nações Unidas nem do Tribunal Internacional, e continuam a destruição.
O único tribunal que reconhecem, dizem eles é o tribunal divino de Shariah (...) "A destruição é uma ordem divina (...) Temos que fazer isto para que as gerações futuras não fiquem confusas e comecem a adorar os santos como se fossem Deus".Fonte: Expresso )

As populações da região estão revoltadas com a situação. E, não é para estar? Todo mundo civilizado reconhece a importância da história e respeita a cultura dos povos. No entanto, as acções de destruição continuam sob a passividade desse mundo dito civilizado e respeitador do património de outras formas de estar e de viver.  Segundo um habitante de Timbuktu, referido pelo jornal inglês, "eles continuam a destruir os túmulos de todos os santos de Timbuktu, e a nossa cidade tem 333 santos"
Todo o radicalismo é destrutivo, seja na religião, política, doutrinal, educação ou mascarada de outra forma qualquer. 

Enquanto o homem não puder ser livre nas suas escolhas, respeitando a comunidade em que vive,( que hoje já não é regional mas sim mundial) não atingirá a dignidade que o seu estatuto de criatura inteligente lhe permitiria.

Sem comentários: