quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Sabe Porque Varia O Horário Do Sono? Sabe O Que Significa Pertencer À Classe B? Ora Leia ...



Ponto 1 : Além de factores genéticos e ambientais, a dificuldade para acordar cedo que algumas pessoas apresentam pode ter outra explicação, pode ser maior ou menor dependendo da posição geográfica em que se vive.


Mário Pedrazzoli, da Universidade de São Paulo (USP). acaba de conseguir provar a sua hipótese, lançada em 2005, de que a latitude seria um dos elementos reguladores do ciclo de sono e vigília.

"Pessoas que moram perto da linha do Equador têm maior tendência à matutinidade, ou seja, preferência por acordar e dormir cedo. À medida que nos aproximamos dos pólos, os indivíduos vão se tornando mais vespertinos".


Para interpretar resultados experimentais, os cientistas basearam-se na teoria de que a alteração entre períodos claros e escuros regula os processos fisiológicos do organismo, como o sono e o apetite. "Segundo essa teoria, quanto mais cedo o indivíduo receber o primeiro sinal luminoso pela manhã, mais cedo ele sentirá sono".

Mas o horário em que o sol nasce em cada cidade não foi o único factor que  influenciou os resultados do estudo.
"Perto do Equador, o dia iluminado dura aproximadamente 12 horas o ano inteiro. Mas, quanto maior a latitude, maior é a variação no período iluminado. Percebemos que essa era a variável que fazia a diferença".

Ponto 2 : E, porque as pessoas não são todas iguais, porque os ritmos são diferentes e porque há países que estão sempre à frente no ser e no estar, foram criados horários para noctívagos (Sociedade B)na Suécia e não só:


A Suécia começa este mês uma nova revolução social, com a introdução da chamada "Sociedade B" --uma sociedade que leva em conta os diferentes ritmos biológicos dos indivíduos e introduz horários alternativos de funcionamento para escolas, locais de trabalho, universidades e organizações.

A primeira instituição sueca a implementar o esquema é uma escola secundária de Gotemburgo, que a partir de setembro vai oferecer turnos opcionais entre 20h e 8h.
"Por que precisamos trabalhar todos no mesmo horário e enfrentar os mesmos engarrafamentos?", pergunta o manifesto do movimento B-Samfundet ("Sociedade B"). "Por que temos de correr ao mesmo tempo para pegar as crianças na escola antes que elas fechem? Por que tudo tem de funcionar nos mesmos ritmos e horários se isso causa problemas gigantescos na infra-estrutura da sociedade?"
O B-Samfundet tem origem na Dinamarca, onde foi criado no ano passado. Ainda neste outono europeu, a Sociedade B será introduzida na Noruega e na Finlândia, e para outubro está previsto o lançamento no Reino Unido.(continuar a ler aqui)

Sem comentários: