quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Aviso: Todas As Redes Complexas São Susceptíveis De Colapso


Tal como acontece com a maioria dos problemas, os riscos foram antecipadas e previstas de uma forma linear. Perigo de incêndio? Equipar os bombeiros. Falha de electricidade possível? Desligue transformadores e geradores de dar hospitais. Risco de inundações? Construir barreiras. Mas em Nova York com os três riscos simultâneos acertar tornou-se mais difícil. Então houve algumas casas queimadas porque os bombeiros não conseguiram chegar até elas ou operar o equipamento. Subestações de energia eléctrica explodiram, e bateu-se o recorde de inundações. Dois hospitais foram evacuados e os geradores de backup falharam.
As coisas não vão voltar ao normal tão cedo. Grande parte das infra-estruturas modernas entre megacidades  a partir de túneis do metro para a distribuição de alimentos e caixas electrónicas, não estão a funcionar. Os impactos irão infiltrar-se globalmente, como um centro financeiro e de transportes fecharam.
Curiosamente, a lição de Sandy é o mesmo que a lição da crise da zona euro e de outros acontecimentos recentes, como a revolução egípcia: sistemas complexos que jogam com as suas próprias regras - não podem ser geridos de uma forma linear. Nós vivemos numa teia de sistemas: se um cai, leva outros atrás.
Nova York vai prosseguir o seu caminho e vai em frente. Mas, com os picos de mudanças climáticas, haverá cada vez mais e maiores tempestades, e outros mega-eventos como a quebra de safra, a instabilidade política e as crises financeiras. Os efeitos de arrastamento vai ser cumulativo. 
Todas as redes complexas são susceptíveis de colapso.
Quantos 'golpes' podem acontecer ainda antes de outros terminarem ? A resiliência pode ser importante, mas como Sandy mostrou esta semana, precisamos de mais, muito mais.
Aqui,ler artigo completo.

Sem comentários: