segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Só Não Vê Quem Não Quer ...


... Ou é assim, ou podemos dizer adeus ao euro.

Paul De Grauwe, consultor económico de Durão Barroso afirma : é essencial "cortar o abraço mortal entre banca e governos", que provoca a destruição de um deles, quando um entra em crise, e criar "uma instituição europeia com poder de taxação".

Esta união fiscal será a única forma de "proteger as soberanias do poder dos mercados financeiros de provocar o "default" dos países. Se este passos não forem dados "entraremos recorrentemente em crises da dívida" no futuro. A médio prazo é essencial que os países da norte da Europa que conseguiram estabilizar a sua dívida acabem com as "políticas de austeridade", caso contrário entraremos num período de "deflação porque todos os países estão a fazer a mesma coisa".

A curto prazo "só o BCE conseguirá salvar a zona euro" afirmou, acrescentando que "o BCE tem que comprar dívida soberana nos momentos de crise", tal como já começou a fazer. Paul De Grauwe considerou "terrível" a actuação da ‘troika' em Portugal. "O BCE é politicamente independente e estar envolvido em decisões políticas ao dizer que impostos devem ser aumentados e que despesa pública deve ser cortada é terrível".

Fonte: Económico

Sem comentários: